TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Intermediária II

Por:   •  7/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.942 Palavras (12 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE DOM ALBERTO

Curso de Ciências Contábeis

Contabilidade Intermediária II

Taís Luana Frantz

Santa Cruz do Sul, junho de 2016

Taís Luana Frantz

Contabilidade Intermediária II

Trabalho apresentado à disciplina de Contabilidade Intermediária II, sob orientação do professor Diego Saldo, como requisito parcial para aprovação.

Santa Cruz do Sul, junho de 2016

1 – Em relação ao Balanço Patrimonial, disserte sobre o que ele deve representar, de que é composto, como devem ser classificadas as contas.

        Segundo Ludícibus et al (2010), Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade. Conforme o art. 178 da Lei nº 6.404/76, "no balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a analise da situação financeira da companhia". O artigo 176 da Lei 6.404/76, relata que as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior, para fins de comparação.

        Ludícibus et al (2010) ainda relata que o Balanço Patrimonial é constituído pelo:

  • Ativo: compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros. Encontra-se discriminado no lado esquerdo do Balanço Patrimonial e suas contas são classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez dos elementos patrimoniais que representam. Ou seja, de acordo com a rapidez com que podem ser convertidas em dinheiro.
  • Passivo: compreende as exigibilidades e obrigações para com terceiros. Encontra-se discriminado no lado direito do Balanço Patrimonial e suas contas são classificadas em ordem decrescente de exigibilidade. Ou seja, classificam-se em primeiro lugar as contas cuja exigibilidade ocorre antes.
  • Patrimônio Líquido: compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Também está discriminado do lado direito do Balanço Patrimonial, e as contas são originadas de recursos próprios. Quando o saldo do PL aumenta, significa que a empresa ficou mais rica. Quando o saldo do PL diminui, significa que ela ficou mais pobre.

Balanço Patrimonial

ATIVO

PASSIVO

Circulante

Circulante

  Disponibilidades

  Fornecedores

  Créditos

  Obrigações trabalhistas

  Estoques

  Empréstimos e financiamentos (CP)

  Outros créditos

  Obrigações tributárias

  Despesas antecipadas

  Provisões e encargos das provisões

 

  Outras obrigações

Não Circulante

 

  Realizável a longo prazo

Não Circulante

  Investimentos

  Exigível a longo prazo

  Imobilizado

 

  Intangível

Patrimônio Líquido

 

  Capital

 

  Reservas

 

  Ajustes de avaliação patrimonial

 

  Prejuízos acumulados

 

 

TOTAL  ATIVO                        

TOTAL PASSIVO         

        2 – O reconhecimento de elementos das Demonstrações Contábeis é muito importante para que a empresa tenha nas suas demonstrações o resultado correto das suas operações. Em relação ao Ativo, Passivo, Receita e Despesa quando devem ser reconhecidos?

        Conforme Ludícibus et al (2010):

        Um ativo é reconhecido no balanço patrimonial quando for provável que benefícios econômicos futuros dele provenientes fluirão para a entidade e seu custo ou valor puder ser determinado em bases confiáveis.

        Um passivo é reconhecido no balanço patrimonial quando for provável que uma saída de recursos envolvendo benefícios econômicos seja exigida em liquidação de uma obrigação presente e o valor pelo qual essa liquidação se dará possa ser determinado em bases confiáveis.

        A receita é reconhecida na demonstração do resultado quando resulta em um aumento, que possa ser determinado em bases confiáveis, nos benefícios econômicos futuros provenientes do aumento de um ativo ou da diminuição de um passivo. Isso significa, de fato, que o reconhecimento da receita ocorre simultaneamente com o reconhecimento de aumento de ativo ou de diminuição de passivo. Mas isso não significa que todo aumento de ativo ou redução de passivo corresponda a uma receita.

        As despesas são reconhecidas na demonstração do resultado quando surge um decréscimo, que possa ser determinado em bases confiáveis, nos futuros benefícios econômicos provenientes da diminuição de um ativo ou do aumento de um passivo. Isso significa, de fato, que o reconhecimento de despesa ocorre simultaneamente com o reconhecimento do aumento do passivo ou da diminuição do ativo (por exemplo, a provisão para obrigações trabalhistas ou a depreciação de um equipamento).

        3 – Reservas de Lucros são as constituídas pela apropriação de lucros da companhia, como previsto pelo 4° do art. 182 da Lei n° 6.404/76. A Reserva Estatutária pertence ao grupo Reservas de Lucros no Patrimônio Líquido. Disserte sobre as Reservas Estatutárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (267.7 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com