TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Nos Negócios Empresariais

Por:   •  10/4/2023  •  Seminário  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Larissa Antunes de Carvalho¹ Laís Volgado de Carvalho¹ Lucas Antunes de Carvalho¹ Talita Becker.

Flavia Carvalho de Goes²

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é a Importância da Contabilidade nas Empresas e identificar o papel da contabilidade nos negócios empresariais, bem como conhecer as relações jurídicas, sociais e econômicas, a política desta relação, seu campo de atuação, os eventos contábeis no patrimônio líquido e as movimentações com partidas dobradas. Conclui-se que toda empresa necessita da contabilidade para suas tomadas de decisões, o controle de seu patrimônio e a legalidade de suas obrigações jurídicas, sociais e econômicas. Conhecer bem a finalidade da contabilidade significa, que além de examinar, fiscalizar e controlar o patrimônio de uma empresa, ela também deve oferecer aos seus clientes uma atuação plena e um posicionamento claro diante de empecilhos que possam surgir. buscando informações mais complexas e de qualidade, por isso a contabilidade deve estar preparada e cada vez mais focada em atender a todas as necessidades exigidas pelo empresário, destacando-se pela habilidade em oferecer soluções alternativas.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Por meio da ciência da riqueza, o empresário pode conhecer o valor de seus ativos e passivos, ter visibilidade sobre receitas, custos e despesas, conhecer a rentabilidade e a lucratividade do negócio, entender a produtividade da mão de obra. Com esses dados, pode realizar um bom planejamento estratégico e tributário. E uma das formas que a contabilidade mostra e diante de balancetes . Ex:

[pic 2]

“…o Ponto de Equilíbrio é representado pela situação em que a empresa, equilibra suas receitas e gastos, não havendo, portanto, nem lucro, nem prejuízo”.

Portanto, o ponto de equilíbrio pode ser definido como o ponto de produção e vendas em que os custos se igualam às receitas, ou melhor, é a quantidade de unidade que deve ser vendida para que a determinada empresa atinja o equilíbrio.

A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.”

A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.”

Um dos primeiros benefícios que a contabilidade traz para as empresas é que ela pode controlar melhor os custos do seu negócio. Isso porque ela permite rastrear e acompanhar cada gasto da sua empresa para produzir o produto/serviço e garantir que tudo seja contabilizado adequadamente.

A contabilidade permite que você possa entender exatamente quanto custou cada um dos seus produtos ou serviços.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Toda e qualquer atividade requer recursos que viabilize um gerenciamento satisfatório dos recursos existentes para o seu desenvolvimento. Assim sendo, a indispensabilidade de maneiras de controle e determinação torna-se evidente orientando, não somente a forma como a atividade pode ser desenvolvida, mas também a importância de sua continuidade e seu planejamento futuro. A boa gestão financeira constituía grande importância para o sistema empresarial e é indispensável para a econômica da empresa. Sua importante aliada é a contabilidade que aparece inclusa nas organizações como importante instrumento de gestão, proporcionando informações gerenciais que contribuem para a própria atuação do gestor. A Contabilidade, é o instrumento que proporciona diversas informações para dar alicerce as decisões que têm necessidade de serem tomadas dentro da organização. Por se tratar de uma ciência que estuda os fenômenos patrimoniais que acontece em uma entidade, registrando, coletando, identificando e mensurando essas informações em forma de relatórios, permite uma visibilidade ampla dos acontecimentos ocorridos, permitindo julgamentos adequados por parte dos usuários dessas informações. Franco, sobre a função da Contabilidade:

A função é registrar, classificar, demonstrar, auditar e analisar todos os fenômenos que ocorrem no patrimônio das entidades, objetivando fornecer informações, interpretações e orientação sobre a composição e as variações do patrimônio, para a tomada de decisões de seus administradores (FRANCO, 1997, p. 19)

Portanto, a Contabilidade Empresarial permite um melhor controle sobre os elementos que influenciam diretamente na empresa, como contratações, investimentos, as decisões sobre aquisições etc., havendo a possibilidade de controles mais efetivos, além de planejamentos mais consistentes que permitam ao gestor uma visão mais ampla sobre o desenvolvimento de suas ações e o impacto que causam na empresa. Seu objetivo é arcar com um maior número de informações focadas no processo de tomada de decisões, a fim de ajudar com informações pertinentes, adequadas e reais da situação da entidade. A Contabilidade Empresarial pode assim, atender com maior estabilidade às precisões dos gestores por informação, por razão de constituir-se num verdadeiro banco de dados sobre a movimentação econômica e financeira da organização. Com a ajuda de informações da Contabilidade, o administrador passa a ter excelentes condições de analisar o processo e obtenção de seus objetivos, dando importância para possíveis situações que poderão interferir de forma negativa na organização, aumentado a possibilidade de seu êxito.

  1. REFERÊNCIAS

blog.nucont.com/importancia-da-contabilidade/#:~:text=Por%20meio%20da%20ci%C3%AAncia%20da,bom%20planejamento%20estrat%C3%A9gico%20e%20tribut%C3%A1rio.

FRANCO, Hilário. Contabilidade geral. 23. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

jornalcontabil.com.br/a-importancia-da-contabilidade-no-crescimento-das-empresas/

MARION, José Carlos. Contabilidade básica. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

No livro de Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo – CRC/SP (1993, p.48).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (124.4 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com