TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade de Custo

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 6
  1. Introdução

Contabilidade de Custos é a parte da Contabilidade que estuda os gastos feitos para a obtenção de um bem de vendas, ou de consumo que seja um produto, mercadoria ou um serviço.

ETAPA 1

Seja qual for o tipo de negócio de uma empresa, seus custos estão divididos em dois tipos: os diretos e os indiretos.

Na opinião do grupo, custos diretos são aqueles que acontecem no momento da produção de um bem ou de um produto, ou seja, são os que dizem respeito diretamente ao cálculo do produto .A matéria prima, a mão de obra direta e ainda serviços subcontratados são exemplos de custos diretos.

Podemos dizer ainda, que Custos Diretos são aqueles que podem ser calculados imediatamente à sua produção se utilizarmos a técnica da proporção.

Apropriação dos Custos Diretos – Ocorre quando a empresa mantém controle sobre quais materiais foram retirados do almoxarifado.

Já o consumo de mão de obra a empresa deve estabelecer um sistema de apontamento. Verificando quais operários atuam em que período e por quanto tempo. Toda mão de obra, materiais e serviços subcontratados devem ser apontados.

Custos indiretos – os custos indiretos não podem ser calculados no momento da ocorrência da produção. São aqueles pré-determinados e que ocorrem em momentos especiais como a necessidade, por exemplo, de mão de obra indireta que será paga por hora-homem, energia utilizada em hora-máquina e assim pode ser estender com outras necessidades. Outros custos são considerados como indiretos como: mão de obra especializada, supervisores, controle de qualidade, etc.

Materiais indiretos também estão incluídos como custos indiretos, como por exemplo, graxas, lubrificantes e outros.

No setor fabril e de prestação de serviço também notamos custos indiretos como a depreciação, os seguros, a manutenção de equipamentos.

Terminologias empregadas no estudo de Contabilidade de Custos

Insumos de Produção ou Custos de Produção – é a soma de todos os fatores para chegarmos no produto final. Exemplos: matéria prima, embalagens, materiais diversos com fitas, estopa, graxa, mão de obra operacional, energia elétrica, etc.

Custeio – É a somatória dos custos de insumos de produção aos produtos. A contabilidade desenvolvida exerce sua função aí exatamente pra podermos conhecer o custo do produto final.

Critério de Custos – É a forma pela qual a ciência Contábil se apropria dos custos insumos de produção aos produtos.

Perdas e Insumos – Ocorrem por vários motivos.

Exemplos:

- materiais danificados no estoque

- desperdícios de insumos em razão de descuido

- em ocasião de catástrofes, como: enchentes, destelhamentos, explosão, incêndio.

        - perda de material por se tornarem absoletos.

Outras perdas são exemplos como: limalha de ferro nas metalúrgicas, sobras de papel nas gráficas, sobras de cortes de madeiras nas fabricas de móveis, greves, etc.

Custos ou Despesas -  Em geral a indústria é dividida em três partes principais:

- Área de produção

- Área de serviço

- Área administrativa

Assim podemos entender melhor porque toda despesa ocorrida nas áreas de produção ou serviços é naturalmente entendida pela contabilidade como custo.

Gasto e Desembolso

Gasto – é o ato de adquirir bens e serviços independentemente de produzi-lo a vista ou a prazo.

        

Desembolsar – é o ato de pagar efetivamente, e isso pode ocorrer no ato da aquisição do bem e do serviço ou não.

Condição de entrega – são várias, as principais são:

CIF – Custo seguro e frete        

A empresa vendedora entrega a mercadoria nas dependências da empresa compradora com tudo pago. Transporte, seguro.

Esta mercadoria só é considerada expedida quando chegar ao comprador e este assinar o recibo.

FOB – Free On Board

Liberado para o comprador sobre o caminhão.

As duas maneiras significam a mesma coisa.

A empresa vendedora libera a mercadoria sobre o meio de transporte, mas quem paga os custos de transporte é a compradora. Neste caso o recibo é assinado pelo comprador no final do carregamento. Portanto é nesse momento considerado mercadoria expedida pela vendedora.

FAZ – Free Along Side

Liberado para o comprador junto ao costado do navio.

Neste caso a empresa vendedora se responsabiliza pelo transporte e armazenamento no porto e coloca a mercadoria no costado do navio.

Carregar para o navio e transporte deste porto para o outro porto correm por conta do comprador.

Esta mercadoria é considerada expedida pela empresa vendedora quando os documentos de exportação são aceitos peça Receita Federal ocorrendo assim o “cruze” de fronteira.

Custos Fixos e Variáveis

Fixos – Se considerarmos que uma empresa gasta X com aluguel, mais Y com mão de obra, mais Z com supervisores e outros. Significa que tudo isso tenha um custo certo no final no mês. Independente se ela vai produzir 10, 100 ou 1000 peças até o final deste mês.

O gasto obrigatório vai continuar o mesmo.

Variáveis – Aqui neste caso podemos imaginar uma empresa de tecido que necessita de 1 K de fio para tramar 1m2 de tecido e que com certeza serão necessários 10 K de fio para confeccionar 10 m2 e assim por diante. Dependendo da quantidade de produto a ser produzido varia a quantidade de matéria prima.

- Classificar os eventos abaixo, relativos a uma indústria de manufatura, como Investimentos ( I ),  Custo ( C ),  Despesa ( D )  ou  Perda  ( P ), seguindo a  terminologia contábil:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com