TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade de Custos

Por:   •  26/6/2019  •  Artigo  •  18.385 Palavras (74 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 74

Contabilidade de Custos

Introdução

A Contabilidade de Custos surgiu com o objetivo preliminar de controlar o patrimônio. Sua evolução acompanhou o desenvolvimento da economia e consequentemente os anseios dos usuários da informação.

No atual contexto, onde a competitividade acirrada exige novos modelos de negócios, a Contabilidade de Custos deve suprir as organizações com informações que garantam sua perenidade neste mercado. Seu vínculo com a estratégia é essencial para que as organizações logrem êxito, dado que, de uma maneira bastante simples, os preços, neste contexto, dependem do mercado, uma maneira de maximizar as margens de lucros é reduzindo os custos. Observa-se que o lucro é máximo quando o custo é mínimo.

Você irá reconhecer os conceitos de custeamento dos estoques, das terminologias aplicadas na Contabilidade de Custos, dos critérios mais usuais de rateio dos custos indiretos e da apuração do resultado do exercício na visão contábil e gerencial.

  1. Contabilidade de Custos: conceitos e fundamentos

Nesta aula, você irá compreender o surgimento da Contabilidade Custos, a sua configuração como uma importante ferramenta de tomada de decisão, alicerçando o gestor na análise dos gastos organizacionais, por meio de conceitos, funções, objetivos e características aplicadas à Gestão de Custos.

  1. Terminologia aplicada à Contabilidade de Custos

Nesta aula, você irá analisar as diversas terminologias aplicadas à Contabilidade de Custos. Destacaremos as definições dos gastos organizacionais evidenciando a diferença entre os conceitos de Investimentos, Custos Fabris, Despesas Operacionais e Perdas normais e anormais.

  1. Custos para avaliação de Estoques: classificação e comportamento

Nesta aula, você irá compreender as classificações dos diversos elementos de custos quanto à forma de alocação (custos diretos e indiretos) bem como quanto ao seu comportamento face às mudanças de volume de produção (custos fixos e variáveis), buscando a integração dessas diversas classificações no processo de tomada de decisão.

  1. Fluxo dos Custos de Produção: Estoque de materiais, Estoques de Produtos em elaboração e Estoques de produtos acabados

Nesta aula, você irá compreender o fluxograma de apropriação dos custos de produção de bens e serviços, bem como apuração do custo unitário de unidades produzidas e vendidas no exercício social. Para tanto, trataremos dos conceitos de Estoques de Materiais, Estoques de Produtos em Elaboração e Estoques de Produtos Acabados.

  1. Métodos de Custeamento: Custeio por Absorção

Nesta aula, você irá analisar a visão geral da Contabilidade de Custos, introduzindo os tipos de métodos, formas e sistemas de custeio. Destacando o papel do Sistema de Custeio por Absorção, no registro contábil dos custos de fabricação, bem como na apuração dos resultados organizacionais.

  1. Custeio por absorção: CPP, CPA e CPV

Nesta aula, trataremos dos conceitos dos custos de produção do período (CPP), dos custos dos produtos acabados (CPA) e dos custos dos produtos vendidos (CPV) no sistema de custeio por absorção.

  1. Departamentalização

Nesta aula, trataremos dos sistemas abastecedores de dados e informações para apuração do custo dos produtos e serviços, através do uso do conceito de departamentalização ou centros de custos, identificando como elaborar e custear o processo de fabricação dos produtos com o sistema de custeio por absorção.

  1. Esquema completo da Contabilidade de Custos

Nesta aula, abordaremos os diferentes tipos de alocação ou rateio dos custos indiretos nos quais trataremos o seu impacto no custo unitário do produto ou serviço. Para tanto, utilizaremos estudos de casos comparando os resultados obtidos por meio dos diversos critérios de rateio dos custos indiretos de fabricação como uso da departamentalização.

  1. Custeio Baseado em Atividades — ABC

Nesta aula, você irá reconhecer o conceito de atividade com o uso do Custeio Baseado em Atividades (ABC), destacando o impacto deste sistema de informação de custos na Contabilidade Geral, por meio do estudo dos conceitos de direcionadores ou causadores de custos das atividades que adicionam valor ou não aos produtos.

  1. Custeio Variável

Nesta aula, você irá compreender a importância desta metodologia de apuração de custo unitário dos produtos e serviços no processo de avaliação e mensuração dos custos dos recursos, destacando sua aplicabilidade na tomada decisão e propósitos de previsões ao utilizar apenas elementos variáveis e, portanto, com valor unitário para cada unidade de produto perfeitamente definido, pois não usa nenhum conceito de cálculo médio.


1 - Conceitos e fundamentos

Introdução

Olá, a aula irá abordar a evolução histórica da Contabilidade de Custos, destacando sua origem, função e seus objetivos nos papéis exercidos tanto na área financeira como gerencial. Atualmente, a Contabilidade de Custos é essencial em um sistema de gestão, quando, por meio de suas técnicas de custeio e uso dos sistemas de custos, auxiliam com informações úteis aos diversos usuários no planejamento dos gastos e na tomada de decisões mais assertivas.

Objetivos

Reconhecer a história da Contabilidade de Custos;

Diferenciar Contabilidade Financeira de Contabilidade de Custos;

Compreender a importância das informações de custos no processo decisório.

Histórico da Contabilidade de Custos

Se você imagina Contabilidade como um universo de números a serem somados, selecionados e acompanhados, você ficará surpreso!

A moderna Contabilidade de Custos é mais do que números, mas, antes disso, veremos que o advento da Contabilidade de Custos deu-se após a Revolução Industrial, no século XVIII, pois, até esse momento, quase só existia a Contabilidade Financeira (ou Geral), que, por sua vez, desenvolveu-se na Era Mercantilista, a qual estava bem estruturada para servir às empresas comerciais (MARTINS, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (140 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 73 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com