TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade de Custos e vendas

Por:   •  12/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.975 Palavras (8 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE DE TEÉCNOLOGIA E NEGOCIOS CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

CIENCIAS CONTABEIS

Trabalho Interdisciplinar Orientado (TIO)

Contabilidade de Custos e Vendas

ADRIANA DE AMORIM EZEQUIEL – RA: 565022

BARBARA GOMES DA SILVA LEMOS – RA: 554504

GABRIEL ANTONIO DOS SANTOS – RA: 162000758

São Paulo

2017

Sumário

  1.   Introdução
  2.  Fundamentos Teóricos da Contabilidade Geral, Financeira e Custos

       2.1   Contabilidade Geral

       2.2    Contabilidade Financeira

       2.3     Contabilidade Custo

        2.3.1 Conceito de Custos

  1. Aplicabilidade da Contabilidade de Custos

3.1 Desenvolvimento

  1. Custos  Diretos e Indiretos de matéria prima para produção de Hot Dog.

4.1 Custos Direto

4.2 Custo Indireto

  1. Rateio
  2. Resumo Custo de Produção

Considerações Finais

Bibliografia

Web grafia

1. Introdução

O comércio de alimentos em praças, avenidas, ruas a tempos é a fonte de renda de muitas pessoas. O comércio de hot dog em lugares públicos é um fator relevante pois atende necessidades alimentícias e no seu preço é acessível, com isso são fatores que estão ligados a produção e ao consumo.

A produção de cada hot dog vária de acordo com suas vendas e o valor dos ingredientes que muda de acordo com o mercado, assim o consumo de hot dog pode variar com o preço ou demanda de cada produto.

A venda de hot dog pode ser um bom investimento, se bem planejado.

Esse trabalho tem o objetivo a análise dos custos diretos e indiretos nas vendas de hot dog, onde será demonstrado como forma de rateio a quantidade dos produtos e o custo total unitário de cada hot dog, com isso dada a importância da contabilidade de custos para conseguir as informações necessárias e chegarmos a uma melhor decisão.

 

2. Fundamentos Teóricos Contabilidade Financeira, gerencial e Custos

2.1  Contabilidade Geral

A Contabilidade Geral tem objetivo fornecer informações para tomada de decisão. Usando as outras Contabilidade Financeira (Geral), Contabilidade Fiscal e a Contabilidade de Custos.

No começo a Contabilidade de Custos não era usada como meio de informação para tomada de decisão e sim como forma de resolver os problemas de estoques.

No atual momento, com o surgimento da Contabilidade Gerencial, ela passou a ser muito importante entre os administradores, fornecendo informações para tomada de decisão.

" A Contabilidade é uma Ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do Patrimônio da empresa."- Osni Moura Ribeiro, contabilidade, editora Saraiva.

2.2 Contabilidade Financeira

A contabilidade Financeira tratados registros fiscais com a finalidade de atender as imposições legais e requisitos fiscais, ela era desenvolvida para atender as empresas comerciais que apurava os custos das vendas mediante o levantamento físico dos estoques.

Estoque Inicial + Compras – Estoque Finais = Custo das Mercadorias Vendidas. 

Com o surgimento das indústrias a função do Contador que era para fazer levantamento do balanço e apuração do resultado, não tinha mais dos dados para poder dar valor ao estoque. O seu valor de compra na empresa comercial foi substituído por valores pagos pelos fatores de produção utilizados. Para a solução do problema o Contador tenta adaptar a empresa industrial aos mesmos processos utilizados na comercial.

2.3 Contabilidade Custos

 A Contabilidade de Custos é utilizada para colher, organizar, marcar, entender as operações financeiras de uma empresa, no setor de custos com os dados coletados pede se controlar todas as operações de um negócio. A contabilidade de Custos possibilita a administração usar as contas para esclarecer os custos de produção e de distribuição, tanto por unidade ou por total de um ou de todos os produtos fabricados ou serviços prestados e o custo de várias outras funções do negócio com o fim de ter operações eficiente, econômico e lucrativo.

Através financeira que acumula, organiza, analisa e interpreta os custos dos produtos, dos estoques, dos serviços, dos componentes de organização, dos planos operacionais e das atividades de distribuição, para determinar o lucro, para controlar as operações e para auxiliar o administrador no processo de tomada de decisões e de planejamento.

Segundo, George S .G Leone "A Contabilidade de Custos é, uma importante ferramenta para analisar consequências a curto ou longo prazo, sobre medidas a serem tomadas em relação à fabricação, tanto em gastos fixos ou variáveis, diretos ou indiretos, ou ainda administrativos. Seu objetivo principal será determinar o custo de cada produto vendido."

2.3.1 Conceito de Custos

Custo são gastos, que são investimentos, necessários para produzir os produtos da empresa. São gastos por ela efetuados que farão nascer os seus produtos. Portanto, podemos dizer que os custos são gastos relacionados com os produtos, posteriormente ativados quando os produtos objeto desses gastos forem gerados. De modo geral, são gastos ligados à área industrial da empresa.

Entre várias classificações de custos tais como:

Custos Fixos - São os Custos que permanecem constantes na alteração do volume das atividades operacionais. Os custos são fixos de acordo com intervalo de produção ou venda, mas pode várias se os aumentos ou diminuição do volume forem significativos.

Custo Variáveis – Variam de acordo com a proporção direta das atividades. Eles variam em relação a um determinador especifico onde ele acompanha a proporção da atividade com que ele está relacionado.

Custo Direto - São os que podemos usar diretamente aos produtos e variam com a quantidade produzida. Os custos direto são identificados como: matéria prima consumida na produção e mão-de-obra.

Custos Indiretos - São gastos que não podemos identificar diretamente com os produtos e precisamos de rateios para fazer a apropriação. Custos indiretos é todo o custo que não está ligado diretamente ao produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (123.7 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com