TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade e sua verdadeira função

Artigo: A Contabilidade e sua verdadeira função. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2013  •  Artigo  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 2

Com base no artigo de Luiz Alneir Garcez da Silva intitulado “A Contabilidade e sua verdadeira função”, no que se refere à função da contabilidade no seio das empresas, explique de forma clara e objetiva, em um texto de no mínimo uma lauda, sob a ótica do autor, o papel da contabilidade para o sucesso das organizações. (10 pontos)

R: “O papel da Contabilidade para o sucesso das organizações”.

A Contabilidade tem como objeto de estudo o patrimônio de uma empresa. É através dela que se pode controlar as posses, as riquezas materiais, bem como verificar lucro ou prejuízo de uma organização.

Ela oferece informações valiosas que podem garantir a permanência de uma empresa no mercado, pois analisa a situação do empreendimento e oferece estratégias para o sucesso.

A Contabilidade não é somente uma ciência que realiza funções de registros contábeis, de preenchimento de guias de impostos, declarações, não é só uma movimentação financeira mecânica, ela é primordial para o crescimento de uma entidade, sendo que sem ela não seria possível conhecer o passado, o presente, nem fazer previsões para o futuro sobre a vida econômica da organização.

O contador ainda encontra dificuldades de fazer com que os administradores, empresários se dêem conta de que o uso da Contabilidade não deve ser apenas por obrigação, por lei, eles devem ter consciência de que é uma ferramenta indispensável em uma entidade, que auxilia, da alicerce, informações que visam a eficiência.

Entretanto, vale ressaltar que essas dificuldades de enxergar a Contabilidade como a peça fundamental, como o coração de uma empresa, deve-se também ao contador e cabe a ele afastá-las, pois com seu conhecimento e habilidade pode se interar à empresa em todos os ângulos, pode buscar sempre novas informações para se manter atualizado, deixando de ser só um profissional que presta serviços de registros para de tornar um profissional que procura entender toda a organização, dando visibilidade aos empresários e gestores, que devem reconhecê-lo como um profissional que busca o seu aperfeiçoamento e, consequentemente, que busca fazer aplicações contábeis produtivas e com utilidade para todo o negócio bem como para a sociedade.

O contador deve honrar sua profissão e ter em mente que sua atuação esta relacionada aos investimentos que faz, os conhecimentos que buscam, ter a responsabilidade de inovar, conquistando assim estabilidade tanto financeira quanto profissional.

Enfim, a Contabilidade é de suma importância para o sucesso das organizações e a realização de administradores, empresários e contadores, porque além de fornecer o controle, auxilia na tomada de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com