TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade nos Negócios Empresariais

Por:   •  9/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.857 Palavras (12 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 12

A Contabilidade nos Negócios Empresariais

 

 

 

Daiane Martins

Jaqueline Boldt Capellari

Ketlyn Greici de Amorim Tomio

Prof. Orientador Juventino Neres

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso Ciências Contábeis 

RESUMO

Na busca para compreender melhor a função da contabilidade inserida no meio empresarial, a equipe empenhou-se em pesquisar as principais tarefas da contabilidade e a sua real importância, os motivos pelos quais uma empresa contrata um serviço contábil. Através deste trabalho será possível compreender melhor estes questionamentos e também os deveres da contabilidade.

Palavras-chave:  Contabilidade, Negócios Empresariais,  Conceito.

1 INTRODUÇÃO

Nos últimos anos a contabilidade não é apenas uma apresentação de números,  ela vem para auxiliar na tomadas de decisões nas mais diversas áreas, auxiliando na melhora nos processos internos e externos. Diversas empresas investem em fontes de informações estratégicas que possam ajudar os administradores nos processos decisórios. Com esta pesquisa  demonstramos a importância dos dados contábeis para os negócios empresariais, descrevendo os conceitos básicos da contabilidade e as aplicações na contabilidade financeira que visa os negócios empresariais.  

2 . FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 CONCEITO DA CONTABILIDADE

A contabilidade constitui um dos conhecimentos mais antigos da humanidade, e surgiu em função da necessidade que o ser humano tem de controlar suas posses e riquezas, ou seja, o seu patrimônio. É tão antiga quanto à própria humanidade. Há inclusive, hipóteses de que a contabilidade tenha surgido antes mesmo da escrita e até que tenha sido base para o surgimento desta. (Ávila, 2006).

A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatório ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões. De acordo com Marion (2009, p. 25).

Tem por objetivo o estudo das variações quantitativas (observa em que quantidade este elemento aparece, e também o seu valor monetário) e qualitativas (é o nome que qualifica o patrimônio) ocorridas no patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações) das entidades (qualquer pessoa física ou jurídica que possui um patrimônio). A Contabilidade abrange um conjunto de técnicas para controlar o patrimônio das organizações mediante a aplicação do seu grupo de princípios, técnicas, normas e procedimentos próprios, medindo, interpretando e informando os fatos contábeis aos donos das empresas.

É responsável pela escrituração (registro em livros próprios) e apuração dos resultados e é só através dela que há condições para se apurar o lucro ou prejuízo em determinado período. Tem-se por objeto de estudo o patrimônio das entidades/empresas (pessoa jurídica) ou das pessoas (pessoa física). Este patrimônio é administrável e está sempre em constante mudança.

Tem por finalidade registrar, controlar e interpretar os eventos que alteram o patrimônio de uma entidade, com o objetivo de fornecer informações  aos seus usuários, é aplicada às entidades que possuem patrimônio. Essas entidades podem ser pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos, de pequeno ou grande porte. (Luigi, 2013, p.4).

Em resumo a contabilidade pode ser conceituada como a ciência que estuda o patrimônio do ponto de vista econômico e financeiro, bem como os princípios e as técnicas necessárias ao controle, à exposição e à análise dos elementos patrimoniais e de suas modificações.

2.2 RELAÇÕES JURÍDICA, SOCIAL E ECONÔMICA

Utilizamos as Relações Jurídicas, Sociais e Econômicas, para podermos trazer as políticas sociais, econômicas e financeiras para a contabilidade, como se estivéssemos trazendo uma situação para outro meio, no caso, o meio contábil.

A Relação Jurídica, nada mais é do que a Relação Social embasada em um regulamento jurídico, elevando a obrigatoriedade entre as partes de forma legal, determinando os efeitos da lei, segundo Hans Kelsen. A relação jurídica se encaixa muito bem na parte contábil, pois ambas têm em comum o sujeito ativo e o sujeito passivo, o direito e dever. Conforme o artigo 1.179 do Código Civil “Todas as empresas estão obrigadas a manter a contabilidade, levantar anualmente seus balanços patrimoniais e o de resultados.” (BRASIL, 2002).

As Relações sociais, faz com que seja estudado o reflexo da sociedade dentro da contabilidade. Segundo Firth, a análise social é sobre onde a sociedade está inserida, de forma social e cultura, formando uma atividade econômica.

“Além disso, o antropólogo também enfrenta a dificuldade de lidar, por vezes, com sistemas econômicos onde ausente o dinheiro e ausente a qualificação de valores. Para Firth, a maioria das relações sociais revela uma faceta econômica.” (Barcellos, 2017)

A Relação Econômica, ocorre com a Contabilidade, pois ela é responsável por informar periodicamente a situação do Patrimônio (Ativo/Passivo). Conforme afirma NASI (1996 p.60) “As empresas precisam de nossos serviços, os empresários necessitam de nosso assessoramento e a sociedade de nosso respaldo para ter a confiabilidade nas entidades onde coloca suas poupanças, seus investimentos e a garantia de seu futuro.”

2.3 ATIVO, PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO

2.3.1 ATIVO

Ativo é tudo aquilo que coloca dinheiro no seu bolso. Faz parte das contas patrimoniais e compreende o conjunto de bens (são os elementos que podem ser avaliados monetariamente e podem ser destinados para uso, troca ou venda) e Direitos da organização (são os elementos que representam os bens que estão em poder de terceiros.), possuindo valores econômicos e podendo ser convertido em dinheiro. É a parte positiva da posição patrimonial e identifica onde os recursos foram aplicados que representa os benefícios presentes e futuros para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (327.6 Kb)   docx (196.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com