TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade nos Negócios Empresariais

Por:   •  4/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Acadêmicos¹

Tutor Externo²

  1. INTRODUÇÃO

A contabilidade nos negócios empresariais é considerada como uma metodologia que controla o patrimônio e gerencia os negócios da empresa. Sendo assim, o objetivo deste estudo da contabilidade, é o patrimônio. As pesquisas norteiam para o amplo conhecimento da área da pesquisa, no conceito, abrangendo as definições, conhecimentos, a aplicação, a finalidade e a demonstração dos eventos contábeis.

A contabilidade pode ser considerada um sistema de informações imprescindíveis na gestão da empresa, na qual esse sistema de informações cabe ao contador da empresa apresentar esses dados ao administrador que a contabilidade financeira é essencial para o desenvolvimento, tendo uma boa administração e um bom gerenciamento.  A contabilidade analisa, confere, cuida, organiza todo o patrimônio da uma entidade.

Por meio de relatórios a contabilidade consegue informar a saúde financeira da organização, dando isso a um conhecimento profundo da organização, em relação ao patrimônio financeiro. Na qual, esses relatórios podem ser feitos por meio de análise de balanço, auditoria ou demonstração contábil.

As empresas e as pessoas físicas necessitam cada vez mais de um auxílio para o cenário tributário e jurídico atual para que não venha se complicar diante das obrigações impostas e necessárias. Sendo assim, é neste momento em que o contador deve ter seu papel fundamental para a empresa.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
  1. Conceitos de Contabilidade

Conceituando a contabilidade, que deriva do latim computare (contar, calcular). Ao invés do que se imagina para estudar e compreender a contabilidade não se é necessário um conhecimento profundo de matemática, mas o que é essencial é ao menos saber de matemática básica.

Segundo o autor Ricardo J. Ferreira (2010), durante o 1º Congresso de Contabilidade, realizado em 1924, foi definido a contabilidade como “a ciência que estuda e prática as funções de controle, registro e orientação dos atos e fatos da administração econômica”.

Ainda, Marion (2009), afirma que “a contabilidade é um instrumento que fornece o máximo de informações uteis para tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões”.

  1. Princípios de Contabilidade

Os princípios de contabilidade são as normas gerias que determinam como as organizações devem registrar seus fatos contábeis, caso ocorra a ausência destas normas, a organização pode adotar uma forma própria de realizar os seus registros contábeis.

Os princípios são os seguintes:

  1. Princípio da Entidade;
  2. Princípio da Continuidade;
  3. Princípio da Oportunidade;
  4. Princípio do Registro pelo Valor Original;
  5. Princípio da Competência;
  6. Princípio da Prudência.

  1. Objetivos da Contabilidade

O objetivo da contabilidade é oferecer suporte é oferecer suporte as empresas e aos clientes para manter o seu patrimônio e propor melhorias no sistema financeiro, sendo através de análises, demonstrações, diagnósticos e prognósticas. Dessa forma, a contabilidade consegue prever gastos e ganhos realizando um acompanhamento da eficiência dentro do mercado. O objetivo é o patrimônio (bens, direitos e obrigações). A importância da contabilidade é orientar a organização, com a finalidade de manter o negócio, o melhor gerenciamento do negócio, dando uma segurança na tomada de decisão na realização dos seus interesses. Sobre os objetivos da contabilidade podemos dizer que:

é um sistema de informação e avaliação que registra os eventos que alteram o patrimônio

de uma entidade, destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de

natureza patrimonial, econômica e financeira. A Contabilidade possui metodologia

especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar

situações que alteram o patrimônio de entidades. (MARTINI, p.4, 2013)

  1. Finalidades da Contabilidade

A finalidade é controlar todos os eventos ocorridos no patrimônio da empresa e de seus clientes. Para que ocorra esse controle é efetuado registros, análises, interpretações e fatos ocorridos no patrimônio, conduzindo ao conhecimento de seus administradores a necessidade de tomada de decisão. Os relatórios preparados pela contabilidade são gerados pela escrituração, que deve ser feita a partir dos princípios da contabilidade, na qual deve-se constar todas as informações de forma verdadeira e seus registros devem ser feitos no momento da emissão dos documentos, dentro da data prevista para o fato gerador e sempre devendo ser lançado no valor correto.

FIGURA 1 – Como ter uma contabilidade saudável para sua empresa

[pic 2]

FONTE: http://www.br2contabilidade.com.br/como-ter-uma-contabilidade-saudavel-para-seu-empresa/

A contabilidade organiza qualquer empresa para o empresário para crescer economicamente, organizadamente e sem riscos fiscais para que não venha ocorrer problemas financeiros para os empresários. Alguns métodos para que ocorra de maneira saudável são atuar de acordo com as normas legais, ter um controle financeiro, procurar redução dos tributos, ter decisões acertadas e a contabilidade precisa estar organizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (163.5 Kb)   docx (83.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com