TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Controladoria na programação: orçamentos

Pesquisas Acadêmicas: A Controladoria na programação: orçamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.860 Palavras (12 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 12

A Controladoria na programação: orçamentos

OBJETIVOS

Conhecer e compreender o conceito de orçamento, seus objetivos,vantagens, limitações e os tipos de orçamento.

TEXTO

Orçar significa processar todos os dados constantes do sistema de informaçãocontábil de hoje, introduzindo os dados previstos para o próximo exercício, considerando asalterações já definidas para este próximo período.

Conforme Padoveze (2005), a base da Controladoria operacional é oprocesso de planejamento e controle orçamentário, também denominado planejamento econtrole financeiro ou planejamento e controle de resultados. O orçamento é ferramenta decontrole por excelência de todo o processo operacional da empresa, pois envolve todos ossetores da companhia.

Objetivos do orçamento

O orçamento pode e deve reunir diversos objetivos empresariais na buscada expressão do plano e controle de resultados. Desse modo, o ponto fundamental é oprocesso de estabelecer e coordenar objetivos para todas as áreas da empresa, de formatal que todos trabalhem sinergicamente em busca dos planos de lucros.

O orçamento materializa os planos sob a forma de valores. A execução doorçamento contribui para assegurar a eficácia da organização e o comando que vai possibilitara difusão dos planos. Isto serve para coordenar as diversas unidades da empresa, motivandoe avaliando os gestores e empregados. É, ainda, um meio eficaz de efetuar a continuação dosplanos. Ele fornece as medidas para avaliar o desempenho da empresa e permite acompanhar

a estratégia, verificar seu grau de êxito e em caso de necessidade, tomar ação corretiva. De acordo com Boisvert (1997), o orçamento deve permitir:

• identificar os objetivos seguintes da organização;

• elaborar os planos a curto prazo;

• estimar os recursos associados aos planos;

• estabelecer um plano de investimento;

• desenvolver um plano de produção;

• planejar as compras;

• prever a necessidade de mão de obra direta e prepará-la;

• ajustar o planejamento de produção;

• estabelecer os planos financeiros;

• ajustar o planejamento global.

O processo orçamentário também deve:

• assegurar o prosseguimento dos planos;

• mensurar periodicamente em que medida os objetivos estão sendo atingidos;

• analisar a economia, a eficiência e a eficácia dos gestores;

• intervir para ratificar os planos;

• reavaliar os objetivos e a estratégia da organização.

Ciclo orçamentário

O período de orçamento mais comum em empresas brasileiras é de umano. Esse orçamento anual também pode ter ajustes mensais, trimestrais ou semestrais ouacréscimo do mesmo período acabado no futuro.

O período de duração do orçamento não é necessariamente de um ano. Umorçamento pode ser preparado para qualquer período de tempo.

São vários os fatores que influenciam na duração do período orçamentárioque incluem o tipo de orçamento (processo), a natureza da organização, a necessidade deavaliação periódica e as condições do negócio.

O período de orçamento deve ser o tempo necessário para prover uma metaatingível em condições normais. Idealmente, o período de tempo deve minimizar o impactode flutuações sazonais ou cíclicas. Por outro lado, o período de orçamento não deve serlongo demais porque pode inviabilizar estimativas realistas.As empresas bem administradas normalmente têm o seguinte cicloorçamentário:

• planejamento do desempenho da empresa como um todo, assim com as respectivas subunidades. Todos os gestores concordam com o que é esperado deles;

• estabelecimento de um parâmetro de referência, isto é, um conjunto de expectativas específicas com relação às quais os resultados reais possam ser comparados;

• análise das variações dos planos, seguida, se necessário, das respectivas ações corretivas;

• replanejamento, levando em consideração o feedback e a mudança das condições.

Condições para implementação

As condições de implementação vão depender em grande parte do tipo deempresa e principalmente do grau de utilização do próprio processo orçamentário. Lunkes(2007), com base em Zdanowicz (1983), demonstra as condições de implementação doorçamento conforme a figura 1:

Conceitos de orçamento

Não existe uma única maneira de estruturar o orçamento e,consequentemente, de como fazer o processo de avaliação e controle. Padoveze (2005)apresenta os principais conceitos existentes que fundamentam o processo de execução doplano orçamentário:

Orçamento de tendências

Segundo o autor, uma prática orçamentária muito comum tem sido utilizardados passados para projeções de situações futuras. Tal prática tem dado bons resultados,pois, de modo geral os eventos passados são decorrentes de estruturas organizacionais jáexistentes e, portanto, há forte tendência de tais eventos se reproduzirem, considerando aintrodução dos novos elementos componentes do planejamento operacional da empresa.

Na execução do orçamento de tendências sempre existirão eventospassados de conhecimento da empresa que não se repetirão e que, desse modo, nãoserão reproduzidos no orçamento. Da mesa forma, existirão eventos futuros que não terãoum passado onde possam se basear novas estimativas, e que, assim sendo, deverão serorçados de outra maneira.

Orçamento base zero

Essa proposta conceitual de elaboração de orçamento surgiu emcontraposição ao orçamento de tendências. A filosofia do orçamento base zero consisteem romper com o passado, em dizer que ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com