TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIVERSIDADE NO NOSSO CONTEXTO

Tese: A DIVERSIDADE NO NOSSO CONTEXTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Tese  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.

Profs. Bernadete Strang, Fábio Luiz da Silva, Lilian Salete A. M. Lima e Marcia Bastos e Okçana Batini.

Tutora eletrônica: Pâmela Ribeiro Corrêa Dias.

Tutor(a) de sala: Elisete Teixeira Minucelli

Cidade

2013

INTRODUÇÃO

Ao contextualizarmos hoje dentro do processo educacional sobre a “diversidade”, contemplamos sem dúvida por inúmeras circunstâncias que vão de encontro com as diferenças culturais existentes em cada extremo do nosso pais. Mediante todas regiões , é fácil constatar de forma clara o quanto predominam as variedades que estão enraizados nos dialetos, crenças, raças e costumes, porém também encontra-se vinculado nesse entorno uma grande gama de conhecimento, nesse aspecto observar se realmente isso contribuem para o contexto escolar.

A cultura tanto educacional, quanto a social são fatores que podem definir a formação de cada um com sua identidade na sociedade, considerando essa circunstancia de que forma poderíamos dizer que a escola alcançaria o progresso dentro de uma proposta pedagógica e com quais requisitos representariam a aprendizagem, sendo assim temos que estar resignificando todos os valores relacionado a diversidade? considerando que a escola sempre foi um espaço de oferecer oportunidades, precisamos conceituar além dos horizontes e avaliar até aonde isso tem sido ofertado no contexto escolar , tendo em vista as oportunidades proporcionadas sem distinção de cor ou raça, pois a escola só poderia representar valores, se na integra realmente o planejamento pedagógico estiver sendo contemplando essa busca no cognitivos ou será que isso não representa para a qualidade de ensino? indiferente dos níveis sociais existente que há, que sejam estabelecidos conscientemente que são apropriado de competência do saber dentro e fora da escola.

A DIVERSIDADE NO NOSSO CONTEXTO

Ao adentrarmos dentro dos conceitos históricos educacionais, nos reportamos para reflexões da construção do ensino e aprendizagem que ao longo do tempo nos possibilita ver e nos fundamentar em ações ou ainda propostas que fortalecem a proposta de ensino nos dias atuais.

Fonte:http://www.coladaweb.com/educacao-fisica/conceitos

-de-diversidade

A história de certa forma progrediu miscigenando com uma enorme mistura entre os povos e isso acabou de fato também gerando um conjunto de hábitos, valores, costumes, comportamento, crenças e símbolos que associado na definição de cada traços ilustrado na imagem manifesta suas diferenças culturais que se encontra marcado na origem de cada um. Paulo Freire nos afirma que todas as diferenças existente são todas muito importante, pois assim sendo um grande educador mediador de conhecimento, tornará necessário se possa extrair de cada aluno o seu saber de forma que isso esteja associado no cotidiano da escola.

O espaço que se segue, em branco, e para o uso dos alfabetizados. Cabe ao educador, aproveitando a própria maneira como o caderno foi concebido, desafiar os educandos a escrever o que queiram e o que possam com as palavras sugeridas”. (FREIRE, 2006, p.47)

Podemos afirmar de acordo com a citação que a cultura existente faz parte do processo de ensino e aprendizagem, ainda considerar que nossa cultura continue registrando suas tradições para que não atenuem os valores que são indispensáveis na proposta escolar e assim respeitar esses valores que são primordiais para uma ação educativa. É de fácil compreensão que muito dos grupos ao longo do tempo vem resistindo para sua sobrevivência no que diz respeito a cultura histórica, pois as mudanças e adaptações são constantes nesse progresso em nosso entorno, para que isso não se perca é necessário que o educador esteja voltado com uma didática que aprecie todas a inquietações que se formam na comunidade.

Diversidade lingüística

Fonte: http://linkliterario.blogspot.com.br/2011/04/dramatizacao-va

riacao-linguistica.html

De acordo com charge é possível visualizar de forma clara a variedades culturais lingüística correspondendo a um importante letramento contribuindo para uma nova prática, no que diz respeito a nossa linguagem que esta envolvida em todas as classes nos seus usos efetivos, isso nos afirma as variações existente que se reflete dentro da mesma língua, e dentro dessas variações uma diversidade linguística nas regiões do cenário nacional.

É possível realizar uma comunicação de linguagem, sem prejudicar no objetivo da fala, pois sua expressão não se diferencia no sentido do se quer, ou no que se pretende alcançar, assim sendo definido através dos dialetos regionais, sotaques, ou ainda pelo vocabulário que distingui caracterizando daquela origem linguística da comunidade, poderíamos ainda afirmar que segundo Telma Weisz que apresenta uma perspectiva defendendo uma proposta construtivista que diz:

O conhecimento prévio é o conjunto de idéias, representações e informações que servem de sustentação para essa nova aprendizagem, ainda que não tenham, necessariamente, uma relação direta com o conteúdo do que se quer ensinar. (Telma Weisz, 2006, p93).

Diante das circunstâncias na citação supramencionada é possível observar que a interação dos laços culturais existentes são muitos importantes para o crescimento de cada ser humano, as linguagens existente são pilares importante para o ensino e aprendizagem, já que a escola precisa realizar uma troca de conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com