TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ETICA FILOSOFIA

Por:   •  12/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.531 Palavras (11 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 11

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Pró-Reitoria de Graduação

Departamento de Ciências Contábeis

ÉTICA E JUSTIÇA

Goiânia – GO

2014

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Pró-Reitoria de Graduação

Departamento de Ciências Contábeis

ÉTICA E JUSTIÇA

Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia e Ciências Sociais Aplicadas, como parte integrante da nota de N1, do curso de Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sob orientação do Prof. MSC Dumas.

Goiânia – GO

2014

Ética e Justiça

Matheus de Freitas Caetano

Resumo:

A ética é vista de formas diferentes. Betinho responde a uma entrevista em que o tema central é a ética. O autor trás conceitos sobre a ética, cidadania, moral, justiça dentre outros temas que são de grande importância para as relações pessoais. Trazendo o conceito de ética como um conjunto de princípios e valores que regem as relações entre a sociedade e com a sociedade e o meio. Um exemplo citado pelo autor são os dez mandamentos trazidos pela igreja católica, onde os mesmos tentam regular atos humanos por meio de princípios éticos, onde os mesmos devem ser seguidos universalmente. A sociedade (em sua minoria) em meio a vários problemas político-sociais vem se desdobrando de todas as formas para ameniza-los. Surgindo com o decorrer do tempo movimentos que buscam os direitos sociais, como o Movimento Pela Ética na Política (MEP), Movimento Negro Unificado (MNU), e outros demais. Com sua obra Betinho nos possibilita pensar sobre acontecimentos que geram insatisfações, nos despertando um olhar diferente daqueles que são impostos a nos. Sendo a ética de suma importância para alcançarmos uma sociedade com menos desigualdades, nos possibilitando chegar mais perto do que vem a ser democracia.

Palavras-Chave: Ética, política, justiça, democracia.

Ética e Justiça

     Hebert de Souza (Betinho) em seu livro aborda temas a respeito da ética e cidadania, explicando a importância de cada uma e criticando acontecimentos que ocorrem na sociedade em decorrência da falta da mesma, sendo que essa falta impossibilita o direito de cidadania que todos possuímos.

     A ética é mencionada por Betinho como princípios e valores universais que guiam as relações humanas, para que as mesmas sejam as mais harmoniosas possíveis, devendo ser seguidos por todos continuamente.

     O autor explica o que é a ética e a sua importância para a sustentação de uma sociedade. Evidenciamos essa importância já nos primeiros trechos de sua obra, onde o mesmo diz:

A ética é uma espécie de cimento na construção da sociedade: se existe um sentimento ético profundo, a sociedade se mantém bem-estruturada, organizada; e, quando esse sentimento ético se rompe, ela começa a entrar numa crise autodestrutiva. (Hebert de Souza, p. 9).

     Com essas palavras o autor nos possibilita pensar a respeito da ética em dias atuais, identificamos que a sua falta é notória em nosso meio. Casos de corrupções política surge a cada dia, preconceito de todas as formas, crimes contra o direito de igualdade, dentre outros acontecimentos nos rodeiam, mostrando o quão frágil é a nossa sociedade. Sociedade esta que não valoriza o direito a vida, que aos poucos se autodestrói, sendo que as pessoas que deveriam zelar e regular dela, são as responsáveis por ela chegar ao que conhecemos hoje. Uma sociedade “sem lei”, sem princípios ético e familiar, onde os governantes estão dentro da classe mais corrupta e desonesta, brincando com o que pertence a coletividade, usufruindo daquilo que deveria ser de todos e não apenas de poucos.

     Mesmo com todas as dificuldades encontrada na história da sociedade brasileira, ela vem se rebelando em busca de seus direitos, buscando a partir de movimentos como o citado por Betinho, Movimento pela Ética na Política (MEP), ocorrido no impeachment de Collor, onde a sociedade demonstra sua insatisfação com esse governo, obrigando a renuncia do ex-presidente Collor. Esse é um marco histórico na busca pela ética na política, onde a população mostra que ainda há em muitos o sentimento ético e justiça.

     Nos dias atuais, manifestações contra a forma de governo e sobre as decisões do mesmo ainda são frequentes. Presenciamos diversas manifestações que ocorreram no ano de 2013, em decorrência dos bilhões de reais utilizados pra construção de estádios para Copa do Mundo, que será realizada no Brasil neste ano de 2014. Movimentos que reivindicam o uso da verba pública, que tal investimento deveria ser feito a outras áreas que estão debilitadas, como a saúde, educação e segurança, sendo essas três as que estão necessitando com mais urgência de investimento em sua infra-estrutura.

     Podemos observar a precariedade do nosso sistema público de saúde, pessoas morrem nos coredores dos hospitais, por falta de atendimento adequado. A falta de equipamentos e a negligência por parte de trabalhadores e responsáveis pela saúde no Brasil, são assuntos que nos revoltam. Aquelas pessoas que não possuem condições financeiras para um tratamento de uma enfermidade, são esquecidos e deixados a mercê de um milagre. Isso ocorre devido à falta de investimento, juntamente com o desvio de verbas que são destinados para esses fins. Quando aplicado à verba, na construção de um centro de atendimento, leva anos e anos para a execução da obra, além disso, o seu orçamento termina sendo muito acima daquilo que foi previsto, enquanto estádios gigantescos com capacidade para mais de cinquenta mil pessoas foram construídos ou reformados em menos de quatro anos. Essa indignação é crucial para demonstrar aos governantes que a sociedade está a par dos problemas que vem ocorrendo em nosso país, estamos todos observando, e observando não de uma forma totalmente pacífica, não devemos inserir essa última palavra em nosso vocabulário quando o caso é democracia.

     O autor fala sobre o reflexo da mídia na conduta de uma sociedade:

Isso se agravou, a meu ver, quando os meios de comunicação de massa passaram a representar o principal veículo de formação das pessoas. Até o surgimento da televisão, a formação ocorria dentro da família e na sua escola, os valores eram aprendidos nesses locais. Em parte a família, em parte a escola, mas em grande parte é o que eles veem na televisão. A TV oferece uma espécie de curso intensivo, para adultos e crianças, sem nenhum controle social. (Hebert de Souza, p. 13).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (123.2 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com