TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Filosofia E Ética

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Filosofia E Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2013  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  1.056 Visualizações

Página 1 de 3

1-A filosofia é dividida em quatro períodos, tais como: Filosofia antiga, filosofia medieval, filosofia moderna e filosofia contemporânea.

1- Filosofia Antiga: A história da filosofia antiga pode ser dividida em três fases, o período pré-socrático ou cosmológico, o período socrático ou antropológico e o período helenístico ou greco-romano.

a) Período Pré-Socrático: Investiga a origem do mundo e as causas das transformações da natureza, é marcada pela visão fisiocênctrica (natureza como o centro).

b) Período Socrático: Esse período histórico originou o pensamento dos três maiores filósofos da antiguidade, Sócrates, Platão e Aristóteles. O estudo passou a ser o homem, a moral, a vida política e sua capacidade de conhecer as coisas.

c) Período Helenístico: Período caracterizado pela fusão de diferentes culturas, daí passa a ficar estável a supremacia da visão cristã. Neste período começa a ser inserida uma saída individual e deixa-se de acreditar em soluções mais coletivas para a vida humana.

Houve três escolas com doutrinas importantes neste período: Estoicos (ideal de fraternidade universal e capacidade de suportar o sofrimento), epicuristas(defende o valor da vida humana individual, o bem estar) e céticos(tem a dúvida como um dos principais preceitos, acreditam que o ser humano não conhece a realidade de forma objetiva.

2- Filosofia Medieval: Com pensadores europeus, árabes e judeus, que em sua grande maioria, era ligada a um mesmo foco, a religiosidade. Período que predomina a Igreja Católica Romana, as principais questões abordadas pelos filósofos medievais eram: A relação entre a razão e a fé (filosofia e religião), a existência e a natureza de Deus, fronteiras entre o conhecimento e a liberdade humana. Neste período teve um movimento que tinha como interesse entender e explicar a religiosidade cristã por meio das ideias dos filósofos gregos, com a finalidade de provar a existência da alma e de Deus, sendo assim a igreja tem um importante papel neste período. A visão medieval é teocêntrica (Deus está no centro).

3- Filosofia Moderna: Teve início durante o renascimento. Na filosofia, o homem passa a ter uma visão naturalista em que o mesmo é visto como parte da natureza e poderá agir sobre ela (alquimia). Tem como característica o individualismo, onde a centralidade do ser

humano também se torna visível na pintura. Neste período há o racionalismo clássico moderno em que o pensamento passou a ser voltado para si mesmo e o homem começou a pensar nas suas próprias maneiras e entender o mundo, é adotado o iluminismo, que pode ser traduzido como conhecimento, tendo a razão como a capacidade humana de calcular e controlar todas as coisas, período marcado pela visão antropocêntrica (o homem está no centro).

4- Filosofia Contemporânea: Nesse período está inserida a modernidade, o esclarecimento, a saída do homem de sua menoridade, equivale à responsabilidade de responder pelo o que se faz, ser autônomo, criar a sua própria lei e a cumprir, tem a liberdade como responsabilidade.

2- De acordo com o período socrático da era antiga pode-se dizer que muitas pessoas vivem nesta era antiga, pois Sócrates era a figura principal deste período e o mesmo era questionador,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com