TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Por:   •  23/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 5

Acadêmicos¹

Tutor Externo²

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Insira no quadro abaixo, no mínimo cinco parágrafos com a fundamentação teórica, devidamente articulados entre si. Esta escrita constitui parte do seu trabalho.

O presente estudo tem por objetivo analisar o problema do desemprego no Brasil, tendo em vista todo o conjunto de transformações econômicas, sociais e políticas sofridas por esta sociedade ao longo dos últimos anos.

Há um índice de Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que coleta dados mensais, sobre a taxa de desemprego, quantidade de pessoas empregadas e desempregadas, rendimento médio e habitação, entre outros. A última pesquisa feita pelo IBGE mostra que o índice de desemprego no Brasil subiu 13,1% no primeiro trimestre do ano. No último trimestre de 2017, atingiu 11,8%, e em março de 2017 havia sido 13,7%.

Existem vários tipos de desemprego, tais eles o Estrutural ou Tecnológico, intensificado pela Terceira Revolução Industrial, em que a máquina substitui o homem; o Conjuntural, relacionado às crises cíclicas, por exemplo, a mão de obra momentânea que a agricultura requer em colheitas; a Friccional ou natural, em que o indivíduo se desemprega de um trabalho para procurar outro.

Na atualidade o que valoriza o indivíduo é a capacidade de acumulação de bens materiais, e sem dúvida o desemprego se torna um dos maiores medos da população no geral. Afinal, uma pessoa sem um trabalho não tem ‘credito’ perante a sociedade.

A crise econômica é um dos maiores fatores que causam o desemprego. Muitas empresas optam pelo desligamento de colaboradores, já que a demanda de consumo de bens e serviços diminuem consideravelmente, essa é a forma mais comum que procuram de diminuir despesas. A substituição pela máquina também é uma realidade cada vez mais constante, em bancos shoppings, supermercados, a tecnologia está avançando tão rapidamente tomando lugares e tornando os trabalhos robotizados.

Outro ponto importante são as épocas sazonais, onde há muitas contratações temporárias, por exemplo, com a chegada do natal e final de ano, há um aumento muito grande de vendas, e consideravelmente precisa-se de mais mão de obra, porém, por ser temporário logo que acaba aquele período de movimento a maioria são dispensados; mas um ponto positivo nessa situação é que pode haver oportunidades para aqueles mais qualificados, pois, dependendo de seu desenvolvimento pode garantir sua vaga naquela empresa.

Também há situações onde o indivíduo não esta satisfeito com o atual trabalho por questões de salário, carga horária entre outros, e decide se desligar a procura de oportunidades melhores, onde em muitos casos pode não encontrar o emprego desejado.

Portanto, em vez de ficar lamentando pela falta de emprego as pessoas podem investir em conhecimento e qualificação, pois, essas atitudes é um dos principais atributos que um candidato pode ter. Como apontado acima, em épocas do ano onde há muitas contratações temporárias, o que vai definir se o indivíduo vai permanecer na vaga é sua capacitação. Outros casos as pessoas podem tentar o empreendedorismo, muitos tem medo de se arriscar, e mais uma vez entra a questão do conhecimento, procurar cursos de empreendedorismo é uma ótima opção. Existe hoje no Brasil o SEBRAE- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, que objetiva a capacitação e a promoção do desenvolvimento econômico e competitividade de micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo no país. Então, o desemprego não depende ser resolvido apenas pelo governo, é claro que isso não tira sua responsabilidade pelo que esta acontecendo no país, muito pelo contrario, porém, há vários brasileiros que não procuram mudar sua realidade, não tentam algo novo, ter perspectivas procurar alternativas, e simplesmente continuam em sua zona de conforto aguardando pela oportunidade da vida.

No quadro abaixo, insira pelo menos uma citação direta curta devidamente citada com base no material utilizado como leitura (livro, e-book, artigo científico, caderno de estudo da Uniasselvi, entre outros).

“Os resultados são obtidos através da exploração de oportunidades, não pela solução de problemas”.

(Peter Drucker)

No quadro abaixo, insira pelos menos uma citação direta longa devidamente citada com base no material utilizado como leitura.

Insira no quadro abaixo SUA citação indireta utilizando como base o material utilizado para leitura (livro, ebook, página de internet, artigo científico, caderno de estudos da Uniasselvi). Nesta citação, você reescreve, a ideia do autor, com suas palavras.

Insira no quadro abaixo as três citações de livros, escritas de tal forma, que as ideias dos autores se

articulem entre si, ou se complementem.

“Estar desempregado não é estar com o tempo livre para o lazer: os momentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com