TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA INDÚSTRIA

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.604 Palavras (11 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2. A IMPÕRTANCIA DA CONTABILIDADE NA INDÚSTRIA.....................................4
a. CONTABILIDADE NA ATUALIDADE ......................................................................4
b. CONTABILIDADE X INDUSTRIA.............................................................................4
3. CONTABILIDADE DE CUSTOS E CONTABILIDADE INDUSTRIAL.....................5
a. PRINCIPAIS OBJETIVOS DA CONTABILIDADE DE CUSTOS .............................5
b. IMPORTANTES TERMINOLOGIAS UTILIZADAS NA CONTABILIDADE DE CUSTOS .....................................................................................................................6
c. DISCORRA SOBRE A EQUIVALENTE DE PRODUÇÃO NAS EMPRESAS INDUSTRIAIS...............................................................................................................8
4. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ............................................................................10
a. A IMPORTÂNCIA DA INFORMATICA COMO INSTRUMENTO OPERACIONAIS EM CONTABILIDADE................................................................................................10
5. CONTABILIDADE GERENCIAL ..........................................................................11
a. A IMPORTÂNCIA DA INFORMATICA COMO INSTRUMENTO OPERACIONAIS EM CONTABILIDADE................................................................................................116.CONCLUSÃO.........................................................................................................13
7.REFERENCIA BIBLIOGRAFICA ..........................................................................14



INTRODUÇÃO


Assim como é necessário a contabilidade em uma pequena empresa, seja ela comercio ou prestação de serviço, em uma industria não é diferente. Nesse trabalho iremos analisar e aprofundar os conhecimentos contábeis aplicados em uma industria,a formação de preços de cada produto e como a tecnologia contribuiu para o bom desenvolvimento da contabilidade e o uso de sistemas operacionais contábeis na empresa.





2. A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA INDÚSTRIA


Com a evolução econômica a contabilidade empresarial foi tomando rumos diferentes e assim facilitando o entendimento contábil de modo geral. Assim na indústria não é diferente. Sua aplicação ficou indispensável nas indústrias.


Uma excelente ferramenta que oferece apoio aos gestores de uma organização para as tomadas de decisões, coletando dados econômicos, monetários, registrando-os e condensando-os em relatórios específicos que guiarão os gestores na tomada de decisões.






2.1 CONTABILIDADE NA ATUALIDADE






De maneira geral, a contabilidade oferece uma gama de informações aos interessados, que dependendo das necessidades podem ser diferentes.


Na explosão da indústria, ou seja na Revolução Industrial, houve em uma proporção maior a necessidade do contador se adequar a empresas industriais e também a outras necessidade de informação, e não somente as oferecidas pela contabilidade tradicional, e sua função ficou mais complexa, pois dispunha de mais eventos queafetavam o patrimônio,e houve a necessidade de adaptar a contabilidade financeira usada nas empresas comerciais ao uso também nas empresas comerciais ao uso também nas empresas industriais.


Sabemos que uma empresa industrial tem como finalidade a transformação de matéria prima em produtos acabados e esse processo tem como objetivo a obtenção de lucro. Dentro desse processo existem várias funções exercidas e com o auxilio da contabilidade é distribuída nos produtos finalizados pela indústria.






2.2 CONTABILIDADE X INDUSTRIA






Essa relação entre contabilidade x indústria é de grande importância para contabilidade da empresa. A mensuração os bens, direitos e obrigações, através de seus princípios e demonstrações, fará com que o empresário visualizará o desempenho de uma empresa.


A revolução industrial foi um fator muito importante para a contabilidade. Exatamente neste período que se originou contabilidade industrial como um complemento da contabilidade financeira.


No anteceder da Revolução Industrial, a contabilidade mantinha apenas um pequeno registro das relações externas de uma organização em relação a outras organizações comerciais não se preocupando com o processo de comunicação entre ambas. Após a Revolução Industrial, com o aumento dos negócios, houve a necessidade de precificar o valor do processo de conversão da mão-de-obra e dos materiais em novos produtos e de verificar se as organizações estavam tendo resultado em relação aos recursos que consumiam na produção. Com as operações em grande escala, surgiu a necessidade de maior ênfase na contabilidade voltada aos interesses internos das organizações competitivas e aouso de registros contábeis como meio de controle administrativo da organização.


Mesmo a contabilidade industrial, sendo em outros tempos bem simples, vinha a atender às necessidades dos proprietários, e esses iniciavam o contato mais restrito com o profissional responsável pela orientação contábil. Com isso nasceu a contabilidade gerencial, devido à necessidade de dar valor ao processo de conversão da mão-de-obra.






3. CONTABILIDADE DE CUSTOS E CONTABILIDADE INDUSTRIAL




Com a contabilidade de custos ficou mais fácil e pratico a mensuração dos produtos principalmente na área industrial. Pois promove informações financeiras e não financeiras relacionadas ao custo de aquisição ou a utilização dos recursos de uma organização.




3.1 PRINCIPAIS OBJETIVOS DA CONTABILIDADE DE CUSTOS





Os principais objetivos da contabilidade de custos está ligado Alo desempenho efetivo da empresa, pois permite a avaliação dos estoques, para atendimento das legislações comercial e fiscal, podendo apurar o custo dos produtos/serviços vendidos, dar suporte a tomada de decisões gerenciais, atende a necessidade de controle de informações especificas embasando orçamentos e projeções financeiras.


Na industria a contabilidade de custos determinará o custo dos produtos vendidos, o estoque de produtos em elaboração, produtos acabados e insumos. No comercio determina o custo da mercadoria vendida, estoque de mercadorias alem do estoque de bens não destinados á revenda.


Os objetivos específicos, era determinar os custos da matéria-prima, o custo de cada setor que compõe uma organização, conhecendo esses dois primeiros custos conseguira redução desses custos, controlar as operações e atividades, auxiliar na administração para tomar decisão e resolver problemas especiais, reduzir o desperdício, reduzir o tempo de fabricação, elaborar melhor seus orçamentos, definir os produtos que serão produzidos e comercializados, fixar preços de vendas e outros.






3.2. IMPORTANTES TERMINOLOGIAS UTILIZADAS PELA CONTABILIDADE


As principais terminologias da contabilidade de custos são as seguintes:


Gasto — Compra de um produto ou serviço qualquer, que gera custo financeiro para a entidade, custo esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos. Conceito extremamente amplo e que se aplica a todos os bens e serviços adquiridos; assim, temos Gastos com á compra de matérias-primas, Gastos com mão-de-obra, tanto na produção como na distribuição, Gastos com honorários da diretoria, Gastos na compra de um imobilizado etc. Só existe gasto no ato da passagem para a propriedade da empresa do bem ou serviço, ou seja, no momento em que existe o reconhecimento contábil da dívida assumida ou da redução do ativo dado em pagamento. O gasto implica desembolso, mas são conceitos distintos.


Desembolso — Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço. Pode ocorrer antes, durante ou após a entrada da utilidade comprada, portanto defasada ou não do momento do gasto.


Investimento — Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro(s) período(s). Todos os custos ocorridos na aquisição de bens ou serviços (gastos) que são “estocados” nos Ativos da empresa para baixa ou amortização quando de sua venda, de seu consumo, de seu desaparecimento ou de suadesvalorização são especificamente chamados de investimentos. Podem ser de diversas naturezas e de períodos de ativação variados: a matéria-prima é um gasto contabilizado temporariamente como investimento circulante; a máquina é um gasto que se transforma num investimento permanente; as ações adquiridas de outras empresas são gastos classificados como investimentos circulantes ou permanentes, dependendo da intenção que levou a sociedade à aquisição.


Custo — Gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. O Custo é também um gasto, só que reconhecido como tal, isto é, como custo, no momento da utilização dos fatores de produção (bens e serviços), para a fabricação de um produto ou execução de um serviço. Exemplos: a matéria-prima foi um gasto em sua aquisição que imediatamente se tomou investimento, e assim ficou durante o tempo de sua Estocagem; no momento de sua utilização na fabricação de um bem, surge o Custo da matéria-prima como parte integrante do bem elaborado. Este, por sua vez, é de novo um investimento, já que fica ativado até sua venda. A energia elétrica é um gasto, no ato da aquisição, que passa imediatamente para custo sem transitar pela fase de investimento. A máquina provocou um gasto em sua entrada, tomado investimento e parceladamente transformado em custo, via Depreciação, à medida que é utilizada no processo de produção de utilidades.


Despesa — Bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas. A comissão do vendedor, por exemplo, é um gasto que se torna imediatamente uma despesa. O equipamento usado na produção, que fora gasto transformado em investimento e posteriormente considerado parcialmente como custo,toma-se, na venda do produto feito, uma despesa. O microcomputador da secretária do diretor financeiro, que fora transformado em investimento, tem uma parcela reconhecida como despesa, sem transitar por custo.


As despesas são itens que reduzem o Patrimônio Líquido e que têm essa característica de representar sacrifícios no processo de obtenção de receitas. Todo produto vendido e todo serviço ou utilidade transferidos provocam despesa. Costumamos chamá-lo Custo do Produto Vendido e assim fazemo-lo aparecer na Demonstração de Resultados; o significado mais correto seria: Despesa que é o somatório dos itens que compuseram o custo de fabricação do produto ora vendido. Cada componente que fora custo no processo de produção agora, na baixa, toma-se despesa. A mercadoria adquirida pela loja comercial provoca um gasto , um investimento, que se transforma numa despesa no momento do reconhecimento da receita trazida pela venda, sem passar pela fase de custo. Logo, o nome Custo das Mercadorias Vendidas não é, em termos técnicos, rigorosa- mente correto.


Perda — Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária. Não se confunde com a despesa (muito menos com o custo), exatamente por sua característica de anormalidade e involuntariedade; não é um sacrifício feito com intenção de obtenção de receita. Exemplos comuns: perdas com incêndios, obsoletismo de estoques etc. São itens que vão diretamente à conta de Resultado, assim como as despesas, mas não representam sacrifícios normais ou derivados de forma voluntária das atividades destinadas à obtenção da receita. O gasto com mão-de-obra durante um período de greve, por exemplo, é uma perda, não um custo de produção. O material deteriorado por umdefeito anormal e raro de um equipamento provoca uma perda, e não um custo; aliás, não haveria mesmo lógica em apropriar-se como custo essas anormalidades e, portanto, acabar por ativar um valor dessa natureza.


Os termos utilizados na contabilidade de custos são simples, portanto um profissional que não seja da área contábil, pode facilmente confundi-los. Os custos e as despesas são diferentes, cada termo tem um sentido diferente.






3.3 EQUIVALENTE DE PRODUÇÃO NAS EMPRESAS INDUSTRIAIS


Equivalente de Produção – significa o número de unidades que seriam totalmente iniciadas e acabadas se todo um custo fosse aplicado só a elas, ao invés de ter sido usado para começar e terminar umas e apenas elaborar parcialmente outras.


Temos então que uma empresa possua custos diretos e indiretos no período no total de R$ 100.000,00. No período foram iniciados e finalizados 40.000 un. e outros 20.000un. Estão em processo de fabricação (50%).


Portanto:


Produtos acabados: 40.000


Produtos em elaboração 20.000 x 50% = 10.000


Equivalente de produção do período... 50.000,00


Para achar o preço médio por unidade acabada;


100.000 / 50.000 = R$2,00 por unidade


Atribuindo os custos


Produção acabadas: 40.000 x 2,00 = 80.000,00


Produção em elaboração: 20.000 x 2,00 x 50 % = 20.000


Total. 100.000,00






Os custos diretos são de fácil alocação, pois, verificamos o quanto cada produto consumiu de matéria-prima ou de mão-de-obra, e temos custos indiretos de fabricação, que não podemos saber precisamente oquanto se gastou em cada produto, mas que necessitam serem alocados, senão traz prejuízo a empresa, por isso precisamos a adotar alguns critérios de rateio. No qual distribui os custos indiretos entre os estoques finais de produtos em elaboração, produtos acabados e o custo do produto vendido.





4.SISTEMA DA INFORMAÇÃO






Os sistemas de informação atualmente é fundamental em todos os segmentos da sociedade. Por outro lado, a contabilidade é um segmento que não vive sem ajuda dos computadores e, hoje percebe-se um investimento crescente nas organizações em softwares e hardwares ligados à área contábil. As grandes empresas e os escritórios de contabilidade adotam fortemente a informática como ferramenta de trabalho.






4.1 A IMPORTÃNCIADA INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO OPERACIONAL EM CONTABILIDADE


A informática proporciona à contabilidade inúmeras facilidades, que vão desde o lançamento e processamento das informações até a geração dos relatórios que podem ser produzidos pelo sistema. No mundo moderno, as empresas estão percebendo a necessidade de serem cada vez mais abertas no que tange ao uso das informações. O sistema de informação é de suma importância para a Ciência Contábil. Os contadores trabalham com informações e essas devem ter como características principais, a velocidade e a segurança, tendo em vista que além de o mundo ser dinâmico, o que exige que as decisões sejam tomadas a cada instante, as organizações, assim como as pessoas, necessitam estarem bem informadas, em tempo real.

As empresas que adotaram a contabilidade informatizada tiveram bons resultados e procuram cada vez mais melhorar esse processo.
Vejam-se algumas vantagensda contabilidade informatizada:


 Aumento da produtividade;
 Melhoria da qualidade dos serviços;
 Mais estimulo para os profissionais da área;
 Facilidade para a leitura prévia de relatórios;
 Facilidade de acesso às informações da empresa;
 Maior segurança das informações.

Esses são alguns dos aspectos positivos que justificam o uso da informática pelas empresas, tanto na contabilidade quanto em outras áreas, levando-se sempre em conta as necessidades operacionais e organizacionais. As empresas necessitam, além de um bom sistema de informações, devem ter uma melhor organização e estruturação de seus processos e suas atividades devem ser realizadas com eficiência.





5. CONTABILIDADE GERENCIAL






Toda contabilidade é gerencia. Por isso podemos dizer que não existe especificamente contabilidade com essa denominação de Contabilidade Gerencial. Esta, assim como as chamadas de contabilidade fiscal, tributária, financeira, societária e ainda a contabilidade de custos, estas estão contidas na Contabilidade Geral e em suas ramificações de conformidade com a característica predominante do objeto social de cada entidade.






5.1 VARIAVEIS ENVOLVIDAS DA RELAÇÃO DE CUSTO X VOLUME X LUCRO E SUA APLICAÇÃO NA POLITICA DE PREÇOS



A analise custo x volume x lucro é uma ferramenta importante para o planejamento do curto prazo a diferença entre o planejamento de longo ou curto prazo é o tipo de planejamento a ser feito. O planejamento de curto prazo é elaborado quando queremos realizar uma adaptação ás mudanças e o planejamento de longo prazo é elaborado quando se quer fazer mudanças. Esse tipo de análise envolve quatro variáveis:custo, receita, volume de saídas e lucro.
O planejamento do lucro se faz através desta análise, pois permite relacionar o custo e o volume de saídas para o estabelecimento da estratégia de preços, seleção de um melhor mix de vendas, quando uma empresa produz vários produtos, aceitação de encomendas especiais e estratégias de como penetrar em um mercado novo.
A análise do custo permite que se tome uma decisão certa e para isso é preciso que haja uma separação entre custos fixos e variáveis.
Quando aumentamos o volume de produção diminuímos o valor unitário dos custos fixos e assim aumentamos a lucratividade. Outro conceito importante a ser analisado é da margem de contribuição que aumenta cada vez que aumenta o nível de produção.
Outro ponto importante é o conceito de ponto de equilíbrio ou ponto de ruptura "BREAK-EVER-POINT" em inglês, ou seja, é o ponto em que o lucro da empresa é zero e a partir deste ponto a empresa entra na área da lucratividade tem como premissas:
a) Determinação dos custos e receitas;
b) Classificação dos custos em fixos e variáveis e
c) Permanência de todos os outros fatores (preço, métodos de produção, e eficiência da produtividade) envolvidos na analise permaneçam constantes.
A análise do Ponto de Equilíbrio é fundamental nas decisões referente a investimentos, nos planejamentos de controle do lucro, no lançamento ou corte de produtos e para análise das alterações do preço de venda conforme o comportamento do mercado. Para o calculo do ponto de equilíbrio existem três métodos que auxiliam a analise são eles: o método da equação, método da margem de contribuição e o método gráfico.
Devemos ter em menteque a análise do ponto de equilíbrio é apenas um guia para o planejamento das operações da empresa devendo ser calculado sempre que precisamos tomar uma decisão que envolva a busca da competitividade quando o assunto é definição de preço.
 















6. CONCLUSÃO





O trabalhão foi de fundamental importância para o aprofundamento nas informações da contabilidade e ainda entender o mecanismo da informática na contabilidade atual como instrumento operacional, levantamento de preço de produtos de produção e mercadorias para revenda, gerenciamento de empresas observando os critérios contábeis.





















































REFERÊNCIAS





Contabilidade de custos: ciências contábeis/São Paulo:Pearson Education do Brasil, 2009.


CARIOCA, Marcelo. Sistemas de informação: ciências contábeis/Marcelo Carioca. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.


Contabilidade industrial: ciências contábeis/são Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.


Contabilidade gerencial: ciências contábeis/São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

-----------------------
katiesse alves fortunato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (159.3 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com