TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA ANTE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Por:   •  7/5/2015  •  Artigo  •  2.668 Palavras (11 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 11

A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA ANTE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

RESUMO:

O Artigo apresenta o trabalho de pesquisa relacionado à Educação Infantil e práticas matemáticas pedagógicas.

O estudo visa além dos primeiros desenvolvimentos da criança, a possibilidade de trabalhar com a mesma, de forma integrada, o raciocínio lógico aos conteúdos da matemática e demais áreas do saber.

O objetivo desse artigo é abranger questões relacionadas à Educação Matemática na infância, elucidando que a partir de estudos, trocas de experiência e de informações, processos avaliativos progressivos e contínuos, é possível construir práticas pedagógicas mais harmônicas, quebrando tabus relacionados e trazidos pelo tradicionalismo.

A matemática, por sua vez, está ligada diretamente à Educação Infantil desde sua primeira instância, onde a criança começa a desenvolver sua noção de espaço, forma, dentre outros fatores importantes.

É válido salientar que a educação matemática, sistematizada no Ensino Médio, originou-se a partir de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas no Ensino Infantil, onde a criança exercitou seu raciocínio lógico por meio de tais recursos.

PALAVRA CHAVE: Educação Infantil, Educação Matemática e Raciocínio Lógico.

ABSTRACT:

The article presents the research work related to Early Childhood Education and teaching mathematical practices.

The study aims beyond the early development of the child, the possibility of working with it, in an integrated, logical reasoning to the contents of mathematics and other fields of knowledge.

The aim was to cover issues related to mathematics education in childhood, explaining that from studies, exchanges of experience and information, continuous and progressive evaluation processes, it is possible to construct more harmonious teaching practices, breaking taboos and brought by traditionalism.

Mathematics, in turn, is linked directly to the Early Childhood Education since its first instance where the child begins to develop his notion of space, form, among other important factors.

It's worth noting that mathematics education, systematized in high school, originated from games, games and fun activities at the Children's School, where the child exercised his logical reasoning through such resources.

KEYWORDS: Childhood Education, Mathematics Education and Logical Reasoning.

INTRODUÇÃO

A maneira como a Matemática foi e ainda é trabalhada ao longo desses anos, vem sendo discutida por vários profissionais especialistas na área da Educação, que questionam a eficácia do tradicionalismo ainda mantido na maioria das instituições.

Tal método por sua vez, considerado mecânico e “desinteressante”, possui seus pontos positivos quando relacionado ao trabalho de memorização.

A partir de tais questões, surge através de propostas Pedagógicas, o construtivismo e o sociointeracionismo relacionados a essa disciplina.

Ambas as práticas estabelecem situações que se desenvolvam por meio da relação de interação, ou seja, propõe interação do aluno à matemática através de novos métodos interdisciplinares.

O artigo a seguir, realizado por meio de pesquisa, foi elaborado no intuito de esclarecer e evidenciar a importância do estudo matemático atrelado às práticas pedagógicas.

Compreender-se-á, por meio deste, qual o objetivo da Pedagogia em estimular na criança seu raciocínio prático e lógico.

JUSTIFICATIVA DO TRABALHO

É importante estimular na criança o gosto pela matemática, visto que, desde sempre ela se encontra presente no dia a dia de cada indivíduo. Para que isto ocorra, no entanto, é fundamental que se prepare o âmbito escolar de maneira específica e qualitativa, dispondo de materiais lúdicos, jogos, cores dentre outros atrativos que estimulem o aluno no que diz respeito à Educação Matemática.

O desenvolvimento dessa pesquisa abrangerá as razões pelas quais a matemática ainda é vista como uma vilã dentro da Matriz Curricular Escolar e quais métodos podem ser aplicados para que este paradigma seja modificado.

“O professor pode criar situações na sala de aula que encorajem os

alunos a compreenderem e se familiarizarem mais com a linguagem

matemática, estabelecendo ligações cognitivas entre a linguagem

materna, conceitos da vida real e a linguagem matemática formal,

dando oportunidades para eles escreverem e falarem sobre o

vocabulário matemático, além de desenvolverem habilidades de

formulação e resolução de problemas, enquanto desenvolvem noções

e conceitos matemáticos.” (apud, SMOLE, 2000, p. 69)

A MATEMÁTICA ATRELADA À INFÂNCIA

Em primeira instância, concebe-se o desenvolvimento matemático da criança como secundário, que acontecerá no decorrer de sua peregrinação escolar. Tal conceito, no entanto, é descaracterizado ao notarmos que o mesmo desenvolvimento se faz presente ainda precocemente.

Os primeiros resquícios de raciocínio lógico acontecem ainda no período neonatal, quando o bebê começa a perceber a presença de uma ou mais pessoas ou objetos à sua volta.

Nas primeiras fases escolares, a criança se relacionará com o mundo da matemática através de brincadeiras, observando o número de alunos, carteiras e cadeiras que compõem sua sala de aula, bem como o espaço delimitado que cada um ocupa.

É importante, dentro dessa mesma fase, que o professor responsável pela classe se utilize de métodos e recursos atrativos que sejam condizentes com a faixa etária de seus alunos; através de tais meios, desenvolver-se-á o lado intelectual e cognitivo da criança respeitando suas limitações e tempo de aprendizagem.

Atividades como esta estimulam o raciocínio e a socialização por meio deste, pois caberá a cada criança interagir umas com as outras, respeitando regras, limites, coordenadas e opiniões alheias.

“Segundo Piaget (apud BOCK, PURTADO, TEIXEIRA, 2002, p.101), “cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessa faixa etária”.

Contudo, a realidade é que o tradicionalismo que envolve a Matemática faz com que as concepções acerca do assunto sejam quase que imparciais: A maioria dos estudantes não aprecia tal matéria; acham-na sistemática e repetitiva, pois não a compreendem na íntegra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (219.7 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com