TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Matemática Financeira Na Gestão Empresarial

Por:   •  17/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 5

Aline Sangali Giaretta

Deividi Pereira Braga

Fabiano Peres dos Santos

Micheli Caroline dos Santos Tessari

Taize Zanin Martello

Cesar Eli Vaz²

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de mostrar a importância da matemática financeira na gestão empresarial, pois o mundo está cada vez mais competitivo, o capital é escasso, as taxas de juros são altas e o poder de compra é relativamente baixo. O dinheiro é mais fácil de sair do que de receber e, sem um controle rígido sobre os recursos, as organizações muitas vezes vão à falência. Possuir capital é perspectiva de novas aquisições, expansões, por isso a gestão financeira torna-se imprescindível para o sucesso empresarial.

A Matemática Financeira é uma ferramenta essencial e de grande valor na ajuda de redução de custos e melhorando a lucratividade da empresa. A matemática financeira é um item fundamental nas tomadas de decisões.

Em um mercado complexo o conhecimento da matemática é o elemento fundamental para o profissional que esteja a frente das operações de qualquer empresa, seja ela, pequena ou de grande porte, nacional ou do exterior. O uso da matemática se estende por toda a empresa seja a atividade simples como as mais complexas.

A matemática vem sendo utilizada por estratégias, inclusive, quando a utilizam para ter vantagens em negócios quase que imperceptíveis para outra parte, porém com grande resultado no final o conhecimento sobre esta área é importante até mesmo para aqueles que não desejam trabalhar no mercado desta área.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A matemática financeira é um dos vários ramos da matemática e é aplicada particularmente com o objetivo de estudar dados financeiros utilizando um conjunto de conceitos como por exemplo: as taxas de juros, empréstimos, inflação, capital, lucro, patrimônio líquido, investimento, fluxo de caixa, ou seja, sua função é analisar a movimentação de valores.

É imprescindível que o gestor de uma empresa tenha domínio e vasto conhecimento sobre a matemática financeira, com a finalidade de conduzir o seu empreendimento de forma a obter lucro e sucesso no mercado.

Edson T. Alvares Junior (2019), “a gestão empresarial é um processo fundamentado em planejamento e estratégias que visam alcançar melhores resultados para o negócio. Para isso, são realizadas ações para mensurar problemas, evitar falhas, corrigir erros e medir números.”

Segundo Braga (1992, p. 230), “o planejamento financeiro compreende a programação avançada de todos os planos da administração financeira e a integração e coordenação desses planos com os planos operacionais de todas as áreas da empresa”.

Figura 1 – Gráfico sobre motivo de falência das empresas no Brasil

Fonte: Disponível em: https://celero.com.br/blog/empresa-em-dificuldades-financeiras/ Acesso em 10 jun. 23.

A Figura 1 apresenta que a falta de cuidado com as finanças é o principal motivo de falência de 85% das empresas brasileiras, segundo os dados do Sebrae. A simples atitude de análise de um relatório semanal ou mensal sobre os resultados, auxiliaria na saúde financeira da empresa pois demonstraria o lucro o prejuízo e auxiliaria na tomada de decisão estratégica e assertiva da empresa.

Gitman (1997, p. 588) menciona que:

O planejamento financeiro é um dos aspectos importantes para funcionamento e sustentação de uma empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos. Dois aspectos-chave do planejamento financeiro são o planejamento de caixa e de lucros. O primeiro envolve o planejamento do orçamento de caixa da empresa; por sua vez, o planejamento de lucros é normalmente realizado por meio de demonstrativos financeiros projetados, os quais são úteis para fins de planejamento financeiro interno, como também comumente exigidos pelos credores atuais e futuros.

A matemática financeira está muito presente no nosso cotidiano e nada mais é do que saber como organizar seu dinheiro, seja no cuidado das contas pessoais, em um investimento, na compra de um imóvel ou até um automóvel, na contratação de um serviço de telefonia ou até mesmo nas compras do supermercado. Utilizando a matemática financeira saberemos como alcançar um objetivo da melhor forma possível, com as melhores condições e sempre visando o bem-estar da saúde financeira.

FIGURA 2- UTILIZAÇÃO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA

FONTE: Disponível em: <https://blog.faculdadepm.edu.br/wp-content/uploads/2020/07/post_thumbnail-4845b1bdefb185a9672dfd70340ace6e.jpeg

Passamos por muitas situações cotidianas nas quais existe a necessidade da utilização da matemática financeira, pois quando aplicada com precisão pode ajudar na redução de custos e a potencializar a lucratividade, o que é o objetivo não apenas de gestores empresariais, mas de qualquer pessoa que tem responsabilidades econômicas.

Para Castanheira (2010), a matemática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com