TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Contabilidade

Tese: A Importância da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Tese  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

1.1 A Importância da Contabilidade

A Contabilidade é a alma da empresa, nela ficam registrados todos os atos e fatos. Se os atos do administrador são corretos: documentação adequada, transações negociais dentro do objeto da empresa, o reflexo é imediato: a Contabilidade é transparente. Caso contrário pode ser utilizada para incriminar a empresa, sócios, administradores e contador que foram relapsos e desleixados.

Muitas são as formas em que as empresas, seus sócios e administradores podem ser condenados por leis comerciais, civis e penais pelo fato de não manter em ordem sua Contabilidade.

Seja pelo motivo de não levar a sério a documentação relativa à transação operacional, fazer negócios fora do objeto social, misturar ou confundir bens particulares do sócio e da empresa, cometer desvios, ou até mesmo, efetuar contratação de um profissional despreparado.

1.2 Conceitos e Objetivos da Contabilidade

A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa.

A contabilidade pelo seu conjunto de princípios, normas e procedimentos próprios é uma ciência com objetivo de conhecer a situação patrimonial das pessoas e as suas mutações.

“É a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades mediante o registro, a demonstração Expositiva e a interpretação dos fatos nele ocorridos, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial"

( Hilário Franco)

“É a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativo aos fatos da administração econômica".

(1º Congresso Brasileiro de Contabilidade - 1924)

O objetivo da contabilidade é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômicos - administrativas.

1.3 Generalidades que estuda a Contabilidade

A Contabilidade é uma ciência essencialmente utilitária, no sentido de que responde, por mecanismos próprios, a estímulos dos vários setores de economia. Portanto, entender a evolução das sociedades, em seus aspectos econômicos, dos usuários da informação contábil, em suas necessidades informativas, é a melhor forma de entender e definir os objetivos da Contabilidade.

1.4 Contabilidade Como Instrumento de decisão para:

Proprietários da Empresa- Importantíssima, pois é através da contabilidade que eles podem saber se suas empresas então tendo lucro ou prejuízo. Saber também onde está gastando dinheiro, e assim saber se pode investir mais.

Administradores- Os administradores, precisam da contabilidade pois precisam passar isso para os sócios, e também para alguns investimentos e tomadas de decisão.

Os Fornecedores – É necessário para os fornecedores pois os mesmos precisam saber aonde estão colocando seus produtos ou serviços, para que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com