TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Contabilidade nas Organizações

Por:   •  5/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

a) Qual é o objetivo da Contabilidade?

A Contabilidade tem como objetivo estudar o que acontece no patrimônio, seja ele físico ou jurídico. Ajuda também no controle e planejamento na hora de tomar decisões importantes.

b) Quais seriam os principais usuários (internos e externos) da Contabilidade? Que tipos de informações podem ser demandadas por eles?

Principais usuários externos:

- Fornecedores: precisam de informações referente ao financeiro, necessitando saber se terão dinheiro para pagar as duplicatas parceladas derivadas das operações comerciais;

- Governo: realização de auditoria fiscal, com objetivo de analisar possíveis fraudes em sonegação de impostos;

- Bancos: aprovação de empréstimo (vendo se a pessoa ou empresa é bom pagador ou não);

Principais usuários internos:

- Funcionários: para saber se seus empregos estão seguros ou será necessário um corte de gastos devido a situação da empresa;

- Investidores: para avaliar se seu investimento está ou não rendendo lucro financeiro;

c) Muitas pessoas acreditam que o principal papel da contabilidade em uma organização seja apurar o valor dos tributos a pagar e atender às exigências fiscais. Você concorda? Por quê?

Não podemos vincular a Contabilidade somente como uma organização que apura os atributos a pagar e atender às exigências fiscais, ela vai muito além do que somente isso, ela abrange muitas outras áreas, como por exemplo a Auditoria, que tem como objetivo estudar a forma como os recursos da empresa são utilizados.

d) As informações geradas pela Contabilidade podem embasar as decisões tomadas pelos gestores da empresa? De que forma? Cite exemplos.

Sim, as informações geradas pela Contabilidade podem embasar as decisões tomadas pelos gestores da empresa. Se a empresa estiver dando lucro, não existem motivos para mexer nas operações da mesma, porém se não estiver obtendo lucro, terá que mudar suas operações e a tática que esta sendo usada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com