TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Margem de Contribuição e CVL no Negócio

Por:   •  23/10/2019  •  Resenha  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

A importância de conhecer a margem de contribuição e a análise de CVL em um negócio

A margem de contribuição é uma ferramenta de grande importância nas tomadas de decisão pois demonstra se a receita de vendas é suficiente para arcar com os custos e despesas e ainda gerar lucro à empresa.

Desta forma, podemos identificar com maior precisão se a empresá terá lucro ou prejuízo sem grandes incongruências nos cálculos referentes a lucratividade da empresa. Devido aos grandes desafios econômicos, todo e qualquer detalhe que diz respeito ao funcionamento da empresa é de grande valia, tanto para maximizar os lucros quanto para desenvolver um preço competitivo para o mercado.

Embora o mercado seja um fator decisivo para definição dos preços de venda dos produtos, é necessário que os custos e despesas não ultrapassem o valor da venda, gerando assim uma margem de contribuição negativa.

Ademais, as análises apresentadas também contribuem para identificar quais os produtos mais vantajosos e que devem ter um incentivo maior de vendas ou que diante de uma necessidade de corte de produção traga um impacto menor nos resultados.

Diante de todos os pontos expostos, o Controller e os demais responsáveis pelas tomadas de decisões devem não apenas conhecer a margem de contribuição como colocá-la em prática, tendo em vista que é uma ferramente de fácil entendimento e aplicabilidade e pode garantir a razoabilidade dos resultados.

Em contrapartida, não podemos deixar de destacar a importância do CVL (Custo-Volume-Lucro), que está diretamente ligado a todo esse processo, pois controla as três principais variáveis que devem ser controladas pela organização e que podem afetar diretamente a lucratividade da empresa.

Para que essa análise seja realizada, é necessário obter informações sobre preço de produtos, volume, custos fixos e variados e gama de produtos vendidos. Desta forma, após coletar todos os dados necessários a análise poderá ser realizada, e então conseguir mensurar o impacto nas mudanças sobre o desempenho operacional e então definir as melhores estratégias e decisões a serem tomadas com o objetivo de maximização de lucros, potenciais investimentos e redução de custos/despesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (25.8 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com