TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da auditoria interna na gestão administrativa nas instituições financeiras e como ela pode identificar e evitar fraudes e possíveis erros

Por:   •  22/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 4

UNESPAR – CAMPUS PARANAVAI

AUDITORIA INTERNA NAS INSTITUIÇÕES FINENCEIRA

PARANAVAÍ, 2015.

TEMA

Qual é a importância da auditoria interna na gestão administrativa nas instituições financeiras e como ela pode indentificar e evitar fraudes e possíveis erros.

OBJETIVOS

Objetivo geral

  • Analisar como as Instituições Financeiras utilizam a auditoria interna.

Objetivos específicos

  • Analisar qual a importância da auditoria interna para as Instituições Financeiras;
  • Descrever como a auditoria interna pode ajudar na gestão administrativa das Instituições Financeiras;
  • Apontar como a auditoria interna ajuda no combate de fraudes e identificação de erros.

JUSTIFICATIVA

A escolha desse tema foi porque percebemos que a auditoria interna tem ganhado cada vez mais relevância nos últimos anos, pois ela proporciona maior segurança e clareza em relação do patrimônio das organizações.

A auditoria interna assume um papel cada vez mais relevante no mundo globalizado. Porque além de importante a auditoria se tornou necessária, esta focada na melhoria de processos e controles também sendo uma aliada na verificação e fiscalização destes processos. Com a ajuda da auditoria interna o gestor tem tomado decisões mais seguras.

No Brasil, o desenvolvimento da auditoria surgiu quando o BACEN (Banco Central) criou normas oficiais de auditoria em 1972, para o controle do sistema financeiro. A obrigatoriedade da aplicação da auditoria teve inicio na Bolsa de Valores por meio da Lei 6.385/76, após a regulamentação da Lei 6.404/76, Lei das SA´s (Sociedades Anônimas).

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

A auditoria Interna para Crepaldi (2007, p. 25) “Constitui o conjunto de procedimentos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficiência dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da entidade”.

Portanto, a auditoria interna deve avaliar os registros contábeis, a fim de comprovar a veracidade desses registros e a eficácia dos controles internos.

O Comitê de Procedimentos de Auditoria do Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados - AICPA afirma: “O controle interno compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotadas pela empresa, para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a adesão à política traçada pela administração”. (2009)

Também vamos fundamentar nosso trabalho no Conselho Federal de Contabilidade - CFC, baseado no Decreto Lei n° 9.295/46 e no art. 76 da Lei n° 12.249 de 11.06.2010. A Resolução CFC N° 1.203 de 03.12.2009, aprova a NBC TA 200 – Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com as Normas de Auditoria e pela Resolução CFC N° 821 de 17.12.97, aprovou as Normas Profissionais de Auditor Independente e no Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) publica comunicados e interpretações técnicas, doutrinando e esclarecendo pontos polêmicos da auditoria.

E por fim mais não menos importante usaremos o livro Princípios Fundamentais e Normas Brasileiras de Contabilidade do Conselho Nacional de Contabilidade de Brasília. Podendo ao decorrer do trabalho ser acrescentados vários outros autores e suas obras para que haja maior riqueza de informações.

METODOLOGIA

Em relação à metodologia de trabalho, os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica. De acordo com Vergara (2009, p. 43), “Pesquisa bibliográfica é o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com