TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da contabilidade nas organizações

Por:   •  7/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

A Contabilidade é considerada um instrumento de organização e controle de informações de grande importância às empresas.

Através deste, o profissional contábil consegue ter um controle econômico, operacional e patrimonial atualizado das organizações podendo assim prever possíveis imprevistos como falência e quebra das empresas.

Com base nos balanços periódicos, é possível o contador avaliar juntamente com o empresário novos investimentos e melhorias necessárias para o crescimento da organização como um todo.

É com a ajuda da contabilidade, que a empresa consegue também ter um controle fiscal e tributário a fim de cumprir com suas obrigações governamentais, responsabilidades fiscais e contábeis.

Com a Globalização e o desenvolvimento de novas tecnológicas, as constantes mudanças na economia e a alta carga tributária estão fazendo com que os profissionais contábeis busquem aperfeiçoar-se e atualizar-se a fim de melhorar seu desempenho e suprir as necessidades de seus usuários.

Vale ressaltar que com o aumento de empresas estrangeiras no país e vice-versa, serão indispensáveis estas atualizações, visto que em um futuro próximo a contabilidade deverá sofrer padronizações mundial a fim de globalizar suas normas e preceitos contábeis.

Esta Globalização é importante para o desenvolvimento econômico do país e com isso cresce também a necessidade de profissionais contábeis competentes e comprometidos com o crescimento da empresa. Em função de constantes mudanças tecnológicas, o contador necessita estar sempre atualizado e muito bem informado, pois com as redes sociais em pleno desenvolvimento as informações chegam aos usuários instantaneamente.

Vantagens de uma Contabilidade adequada:

- Balanço patrimonial;

- Controle financeiro e econômico;

- Demonstração de resultados e exercício;

- Demonstração de lucro e prejuízo acumulados;

- Dentre outras...

É através destes balanços e controles que os empresários tomam ciência da verdadeira situação econômica e patrimonial da empresa, podendo assim tomar decisões mais concretas sobre mudanças e melhorias.

No entanto, sem o auxílio da contabilidade, estas informações precisas se tornariam impossíveis. Sem o controle de despesas e receitas os gestores não teriam ideia do andamento econômico da empresa e consequentemente as levariam à falência.

PARECER SODREOS ARTIGOS PRESENTES NA ATIVIDADE

Os artigos presentes na atividade foram de muita importância no desenvolvimento deste trabalho e complementares ao estudo do conteúdo de contabilidade. São 2 artigos distintos que detalham com sabedoria a importância da contabilidade, o impacto da globalização, as necessidades de atualização dos profissionais contábeis e suas tendências. Espero que até o final do curso, consiga chegar ao nível destes artigos.

CONCLUSÃO

No decorrer do trabalho, podemos concluir que contabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com