TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da informatização na contabilidade

Por:   •  16/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.306 Palavras (6 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 6

Descrição da atividade

Fundamentado nos estudos realizados até o momento, responda às questões a seguir:

1) Qual é a importância da informatização na contabilidade? Justifique a sua resposta.

É importante porque a informatização influencia diretamente de várias formas a profissão do contado, como também a maneira como ele fornece informações. Ou seja, hoje em dia não é possível gerar apenas informações para fins fiscais (em obriga-toriedade da legislação tributária), já que os gestores precisam do apoio dos profissionais da Contabilidade na geração e na análise de in¬formações para a tomada de decisões e para fins de planejamento e controle. Através da informatização é possível tomar decisões melhores e ter mais controle sobre as movimentações da empresa.

2) Qual é a melhor definição para sistema de informação? Justifique a sua resposta.

O sistema de informações é um conjunto de recurdos humanos, materiais e tecnológicos e financeiros agregados, que seguem uma sequência lógica para o processamento de dados e tradução de informações, para com o seu produto, permitindo às organizações o cumprimento de seus objetivos principais. O sistema de informação tem por função processar os dados emitidos, classificando, organizando e calculando de maneira que se tornem informações contábeis úteis para o processo de tomada de decisão da empresa em geral.

3) Qual a diferença entre sistema aberto e fechado? Apresente algum exemplo.

Os sistemas fechados são aqueles que não necessitam de interação entre as partes já os sistemas abertos são aqueles que necessitam de intera¬ção entre as partes, existindo uma relação de interdepen¬dência.

Exemplos de sistemas fechados: máquinas, equipamen¬tos, relógio.

Exemplos de sistemas abertos: o homem, a organização, a sociedade.

4) Cite exemplos de interação da empresa com o ambiente "próximo" e "remoto".

Exemplo de interação da empresa com o ambiente próximo é quando ela mantém relação direta com os fornecedores; se relaciona com os acionistas, consegue perceber as necessidades dos clientes e quando mantêm uma boa relação com o sindicato.

Já em relação à interação da empresa com o ambiente remoto, vai depender muito dos recursos naturais, devendo ela sentir os impactos da legislação vigente, das mudanças do governo e da política, acom¬panhar a concorrência etc. A empresa sofre impactos internos e externos ao seu am¬biente e, para continuar existindo, precisa se ajustar constante¬mente a essas mudanças.

5) Qual é a relação existente entre a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial?

A contabilidade financeira é referente aos relatórios de entrada e saída, DRE, balanço patrimonial, etc. Apresentando assim informações exatas. A contabilidade gerencial irá utilizar as informações apresentadas pela contabilidades financeira para planejamentos futuros e uma análise da saúde da empresa.

6) Qual a diferença entre "Planejamento", "Tomada de decisões" e "Controle".

O planejamento consiste em planejar hoje como a empresa estará no futuro em termos de vendas, custos, capacidade de produção, investimentos em imobilizados, expansão da empresa, participação de mercado, lançamento de novos produtos, fluxo de caixa, endividamento, capacidade de pagamento, liquidez, renta¬bilidade, margem de lucro, EBITDA, geração de dividendos etc. A tomada de decisões por sua envolve somente as estratégias necessárias para a empresa conseguir atingir aquilo que foi planejado ou propor mudanças necessárias quanto ao curso ou estratégias, como por exemplo, adiar investimentos, rever projeções, percepções atuais do mercado etc. Já o controle ocorrerá somente por meio do acompanhamento do pla¬nejamento em relação à realização. Como por exemplo: nível de ven¬das (planejado versus realizado) custos e despesas (planejado versus realizado), participação no mercado, controle de custos e análise dos investimentos.

7) Em relação ao sistema de informações contábeis, apresente a diferença entre "dados" e "informação".

Os dados são nada mais que os fatos brutos sobre eventos que não têm nenhuma organização ou significado, porém podem ser organizados, tornando-se informações que terão utilidade e significado para as pessoas. As informações geralmente são usadas com fins de con¬trole, como, por exemplo, as atividades comerciais realizadas, que são registradas e processadas para serem comparadas com as pre¬vistas no planejamento orçamentário, através do resultado dessa comparação, algumas decisões de correção das diretrizes são tomadas.

8) Quais são os principais documentos fontes de um ciclo contábil? Comente um pouco sobre eles.

As principais fontes são:

Diários: as transações são lançadas em um diário que registra crono¬logicamente os eventos por conta contábeis.

Razão: os lançamentos do diário mostram todos os aspectos de de¬terminada transação. Cada lançamento mostra valores debitados e creditados, a data da transação, as contas afetadas e uma rápida descrição do evento.

Balancetes de verificação: uma vez feitos os lançamentos no diário e no razão geral, o SIC gera um balancete de verificação. Esse balancete é uma lis¬tagem dos saldos credores e devedores de todas as contas. Uma diferença entre os valores dos débitos e dos créditos indica um erro de lançamento.

Declarações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com