TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância das Informações Contábeis Íntegras e Tempestivas

Por:   •  18/10/2017  •  Resenha  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 2

A Importância das Informações Contábeis Íntegras e Tempestivas

A contabilidade possui vários princípios nos quais se fundamenta, que representam a essência e o núcleo das doutrinas e teorias relativas às ciência contábil.

Esses princípios não são apenas conceitos básicos e sim normas de conduta que devem ser seguidas pelos contadores e são válidas para todos os patrimônios, independentemente da entidade.

Para certificar a qualidade das informações contábeis é necessário observar os princípios contábeis, que são: da Entidade, da Continuidade, da Oportunidade, do Registro pelo Valor Original, da Competência e da Prudência. Dentre esses princípios, salientamos o da Oportunidade, que se refere ao momento em que devem ser registrados as variações no patrimônio das entidades e é através dele que se busca a agilidade ou tempestividade das informações contábeis. Desse modo, os registros devem ser feitos imediatamente após as causas que o originaram, mesmo na hipótese de alguma certeza. Por outro lado este mesmo princípio também destaca a integridade das informações, sendo assim, todos os registros contábeis devem ser reconhecidos em sua totalidade, sem qualquer falta ou excesso.

A falta de integridade e tempestividade na produção e divulgação da informação pode ocasionar a perda de sua relevância para seus usuários, sendo eles externos, no caso os bancos, fornecedores, governos, sindicatos, etc., ou internos, sócios, acionistas, investidores, funcionários, administradores ou outros responsáveis pelas decisões. Por tais aspectos se faz necessário equilibrar a relação entre oportunidade e a confiabilidade da Informação Contábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com