TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Cont Intermediaria Etapas 1 E 2

Monografias: Atps Cont Intermediaria Etapas 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  4.213 Palavras (17 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 17

ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

ESTRUTURA DO ATIVO

O ativo representa os bens e direitos que a empresa possui. Na legislação brasileira, o Ativo é dividido em dois grandes grupos de contas: Ativo Circulante e Ativo não Circulante.

Ativo circulante: representa os grupos de contas que possuem o maior grau de liquidez de todo o ativo. As contas pertencentes ao ativo circulante caracterizam –se por se realizar dentro do exercício financeiro.

Ativo não circulante: conta introduzida pela nova legislação, tem por finalidade evidenciar os grupos de contas que representam todos os bens e direitos de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade ou adquiridos para este fim.

Realizável a longo prazo: as contas pertencentes a esse grupo são caracterizadas por se realizarem depois de findo o exercício financeiro.

Investimentos: neste subgrupo são escriturados todos os bens e direitos adquiridos pela empresa, com a intenção de obter algum tipo de rentabilidade, mas fora de sua atividade normal.

Imobilizado: é constituído por bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da empresa ou exercidos com essa finalidade.

Intangível: nesse subgrupo serão classificados os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade.

-Bens ou Direitos- Aplicações de Recursos

O ativo representa as aplicações ou usos dos recursos. Normalmente, temos ativos quando se aplica recursos na sua compra ou aquisição.

O Balanço mostra qual é o volume de recursos que a empresa utilizou para manter ou aumentar seus ativos. O Balanço também mostra como os recursos serão distribuídos dentro do Ativo e, de forma muito genérica, em quanto tempo tais recursos irão ser recuperados ou novamente transformados em dinheiro.

ESTRUTURA DO PASSIVO

O Passivo representa as dividas e obrigações que a empresa possui. O Passivo é também divido em dois grandes grupos: Passivo Circulante e Passivo não Circulante.

Passivo Circulante: dívidas que a empresa deve pagar no prazo máximo de 1 anos a partir da data do Balanço.

Passivo não Circulante: nesse grupo de contas, são classificadas as obrigações com terceiros que deverão ser liquidadas após o exercício financeiro.

Exigível a longo prazo: representa um subgrupo de contas que tem como foco os vencimentos de dividas de terceiros que terão seus vencimentos fixados após o exercício financeiro subseqüente.

Patrimônio Líquido: Recursos que são de propriedade dos sócios e que permanecem com a empresa para seu uso próprio.

Dívidas e Obrigações- Fontes de Recurso

O passivo representa as fontes ou origens dos recursos.Todos os recursos que a empresa têm em seus ativos são financiados por recursos do Passivo. Por esta razão o Ativo é sempre igual ao Passivo. A relação entre Recursos de Terceiros e Recursos Próprios é que vai definir quanto a empresa depende de terceiros. Recursos de terceiros são fontes que provêm de empresas ou pessoas que não têm vínculo societário com a empresa.

ESTRUTURA DA DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS

Diferentemente do Ativo e Passivo, que mostram os saldos de cada conta, a Demonstração de Resultados mostra a soma dos valores do período (no caso de Balanços, o período é anual). A Demonstração de Resultados é feita com o objetivo de mostra os resultados, isto é, lucro ou prejuízo. Para isto, somam-se as receitas e diminuem-se as despesas ou custos, obtendo assim os resultados.

CONCEITOS BÁSICOS DE ANÁLISE

Capital de Giro

É o Ativo Circulante. O capital de giro é um fluxo constante de recursos utilizado para aquisição de estoques, financiamento de vendas aos clientes (duplicatas a receber) e, em caso de sobras, utilizado em aplicações financeiras temporárias.

Capital de terceiros

Recursos de terceiros são as dívidas de curto e longo prazos mostradas no Passivo.

Liquidez

É a rapidez ou o tempo com que os ativos se transformam em dinheiro.

Quanto mais rápido, maior é a liquidez daquele ativo. Diz-se que um ativo têm elevado grau de liquidez quando ele se transforma em dinheiro rapidamente.

Capital Próprio

É representado pelo Patrimônio Líquido. São recursos que pertencem aos sócios e que estão sendo utilizados na empresa. O Patrimônio Líquido representa apenas o registro dos recursos. Este recursos, em verdade, estão sendo utilizados no ATIVO. Os recursos são fornecidos pelos sócios (capital social) mas nem todo o valor do capital é necessariamente recursos que os sócios integralizam.

Estrutura de Capital

Entende-se por estrutura de capital a relação entre os volumes de fontes e aplicações de recursos.

ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL

Uma ferramenta útil para detectar tendências são as análises vertical e horizontal. Apresentamos estes recursos a seguir.

Análise Vertical

Tem por objetivo determinar a relevância de cada conta em relação a um valor total. No Balanço Patrimonial calcula-se a participação relativa das contas, tomando-se como base o seu capital total. Já na Demonstração de Resultados, o referêncial passa a ser o valor da Receita Operacional Líquida.

A análise vertical é a técnica mais simples e também a mais completa para análise de Balanço. Ela mede proporções entre valores, ajudando-nos a determinar quais as contas de maior importância e relevância para a análise.

Análise Horizontal

Tem por objeto demonstrar o crescimento ou queda ocorrida em itens que constituem as demonstrações contábeis em períodos consecutivos. A análise horizontal compara percentuais ao longo de períodos, ao passo que a análise vertical compara-os dentro de um período. Esta comparação é feita olhando-se horizontalmente através dos anos nas demonstrações financeiras e nos indicadores. É importante salientar, neste caso, a necessidade de que os valores comparados estejam expressos em moeda de poder aquisitivo constante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com