TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Relatório e Parecer dos Auditores

Por:   •  22/10/2016  •  Ensaio  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 4

A Importância do Relatório e Parecer dos Auditores

Francy James Oliveira Ramalho

Breve resumo

Este trabalho se trata de um resumo elaborado a partir do artigo produzido pelo professor Claudio Marcelo com o assunto: A importância do relatório e do parecer de auditoria para o auditor e para a organização auditada.

Introdução

O relatório emitido pelo auditor é a última etapa do processo a ser cumprida, este documento é importante pois ela trará resultados que será avaliada pelos gestores da entidade para efetuar correções e/ou melhorias, por este motivo, o trabalho deve ser elaborado com o máximo de clareza para que até um leigo possa entender a situação citada no relatório.

Finalidade do Relatório Emitido pela Auditoria

        O relatório tem por finalidade reunir todos os dados coletados no decorrer do trabalho fazer observações sobre elas e apresentar sugestões para melhoras se for o caso.

        Este documento deve ser elaborado com o máximo de clareza possível tendo em vista que quem irá ler o relatório talvez não conheça os termos técnicos da auditoria.

Requisitos básicos para elaborar o Relatório

        Os relatórios elaborados não tem exatamente um padrão, porém, deve ser levado em conta alguns requisitos básicos para que se tenha um trabalho feito com perfeição. Estes requisitos são:

Clareza

        Deve ser evitado termos técnicos e de difícil entendimento, pois, ela será destinada para o gestor, responsável pelo setor auditado e/ou acionistas que devem tomar um posicionamento sobre o que foi evidenciado.

Objetividade

        Os relatórios precisam ser elaborados sem rodeios evitando excesso de informações que não será útil para o usuário da informação.

Imparcialidade

        O auditor deve se manter imparcial em todo o processo do trabalho para que possa transmitir segurança ao usuário da informação mantendo a sua dignidade evitando vínculos pessoais.

Precisão

        Na redação do relatório não deve existir frases que gerem dúvidas que possam, de alguma forma, fazer com que o leitor entenda de outra forma o que está sendo transmitido

Cautela

Por se tratar de um documento que torna evidente fraudes e/ou erros, o auditor deve está munido de documentos comprobatórios para que não haja contestações na hora de levantar acusações, delatar ou criticar. Deve se evitar comentários pessoais sem que possa comprovar por meios de documentos.

Oportunidade

O relatório precisa ser elaborado em um determinado tempo tendo em vista que se atrasar poderá se tornar inútil para o gestor pois já estará defasado. Para que isto não ocorra, em certos caso, se faz necessário a emissão de relatórios intermediários para que possa ser utilizado para uma correção eficiente.

Finalidade do parecer

        O parecer é um documento obrigatório e tem por finalidade expressar a opinião do auditor sobre as demonstrações contábeis auditadas, sendo ela de forma simples e objetiva.

Tipos de pareceres

Existem quatro tipos pareceres que podem ser transmitido pelo auditor para o usuário da informação de acordo com a resolução nº 820, NBC T11, são elas:

Parecer sem ressalva

        O parecer sem ressalva se faz presente quando a entidade está elaborando corretamente de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade as demonstrações contábeis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com