TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Margem de Contribuição

Por:   •  21/8/2018  •  Resenha  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

Margem de Contribuição.

A Margem de contribuição é a diferença entre o preço de venda e a soma das despesas e custos variáveis de um produto ou serviço. Em linhas gerais, a margem de contribuição é o ganho que a empresa obtém em cada produto, deduzidos aqueles gastos inerentes a cada um. Essa lucratividade de cada produto é que vai formar o resultado total da empresa. A margem de contribuição é uma das mais importantes ferramentas gerenciais para decisões estratégicas, tais como: quais produtos ou serviços mais contribuem para o resultado da empresa, ou seja, quais são mais lucrativos; os produtos cujas vendas devem ser incrementadas; a possibilidade de cortar algum produto para aumentar a rentabilidade do negócio; os descontos que podem ser concedidos ao preço de cada produto; quais os departamentos ineficientes e que devem ser observados mais atentamente; a quantidade mínima que se deve produzir e vender para não se ter prejuízo; formulação do preço de venda mais adequado para cobrir os custos e atingir a margem de lucro desejada.

O cálculo da margem de contribuição por produto, ou margem de contribuição unitária, é feito com a adoção da seguinte fórmula:

MC = PV – CV – DV

Onde: MC = margem de contribuição unitária

PV = preço de venda unitário

CV = soma dos custos variáveis por produto

DV = soma das despesas variáveis por produto

MCtotal = MC X QUANTIDADE

MC% = MC / PV

Muitas empresas também se utilizam do cálculo da margem de contribuição para avaliar a eficiência dos seus departamentos, divisões ou linhas de produção, fazendo análises comparativas entre eles. Também é o caso para uma análise entre filiais, comparando aquelas que melhor contribuem para o cumprimento dos gastos fixos comuns a empresa como um todo.

Além disso, visando uma maior lucratividade, empresas que trabalham com variados tipos de produtos, podem melhorar seu desempenho encontrando o melhor mix de produção, ou seja, determinando o conjunto de produtos para produção e venda que permitirá a obtenção do lucro máximo.

Definir o melhor mix de produção da empresa é uma tarefa que parte da análise que se faz da margem de contribuição de cada produto, mercadoria ou serviço.

Contudo nesse caso, pode haver restrições que limitem a produção e que devem ser levadas em consideração no momento de se estabelecer o melhor mix. Não é suficiente a análise pura e simples da margem de contribuição de todo o produto. É preciso analisar a chamada margem de contribuição por fator limitativo da produção quando houver qualquer restrição dos fatores produtivos.

Ou seja, diante de restrição na produção, que pode ser provocada pelo limite de horas-máquina, por exemplo, é interessante calcular a margem de contribuição por hora gerada por cada produto fabricado. Divide-se então a margem de contribuição unitária pelo número de horas necessárias para a produção de cada unidade de produto produzido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com