TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO DA CONTABILIDADE COM O DIREITO, ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E OUTRAS CIÊNCIAS

Projeto de pesquisa: A RELAÇÃO DA CONTABILIDADE COM O DIREITO, ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E OUTRAS CIÊNCIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  4.140 Palavras (17 Páginas)  •  3.580 Visualizações

Página 1 de 17

A RELAÇÃO DA CONTABILIDADE COM O DIREITO, ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E OUTRAS CIÊNCIAS – UM ESTUDO SOBRE OS DIVERSOS RAMOS DO CONHECIMENTO QUE SÃO NECESSÁRIOS PARA UM CONTABILISTA.

1. INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas no Brasil devem cumprir uma serie de obrigações constantes que deverão ser cumpridas a partir de sua abertura. Com isso os empresários precisarão de ferramentas e auxilio para estar sempre cumprindo estas obrigações, é nesta hora que o Profissional Contábil deverá estar presente na empresa, pois é através dele que será feito a abertura da empresa, será emitido os relatórios contábeis, e através destes relatórios emitidos que muitas empresas efetuam mudanças, seja no seu quadro de funcionários ou até mesmo no mercado de trabalho em que atua.

Por este motivo o profissional da área contábil deverá estar sempre atualizado e também conhecer diversas áreas atuantes.

A pesquisa foi constituída de revisão da matéria, métodos on-line e literaturas.

2. RESUMO

Durante muito tempo, a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributárias, mas hoje em dia, com um mercado altamente competitivo, ela é vista também como um instrumento gerencial que auxilia os empresários na tomada de decisão, e no processo de gestão, planejamento, execução e controle. A partir da constatação dessa importância, se pensou em realizar esta pesquisa, para verificar se, na realidade, existe mesmo essa valorização da Contabilidade. O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar quais os controles, as ferramentas, os acessos às informações que os pequenos e médios empresários utilizam em suas empresas. Para isso, foram consultados 15 (quinze) Contadores no município de Guarulhos/SP, que responderam a um questionário relacionado ao tema. A pesquisa foi exploratória com características de pesquisa descritiva, pois envolveu entrevistas com pessoas, em forma de questionários, visando conhecer um pouco das empresas. A Contabilidade pode contribuir positivamente para o sucesso da pequena e micro empresa, desde que o empresário esteja disposto a passar as informações reais para que o seu contador possa auxiliá-lo na melhor tomada de decisão.

3. ABSTRACT

For a long time the accountancy had been seen just like a tributary information system, but nowadays, with a high competitive market, it also has been seen as a management instrument which helps the businessmen to make decisions, and to the administration process, planning, execution and control. Starting from notice this importance appeared the idea to achieve this search, to verify if it really exists on this accountancy valuation. The present work has as the objective to identify and to analyze which controls, tools and the accesses of the information that the small and average businessmen use in their companies. For that, fifteen businessmen were interviewed in Guarulhos city in São Paulo, who answered a questionnaire about that. The search was exploratory of the descriptive search characteristics, because it involved an interview with a questionnaire which was aim to know a little bit the companies. The management accountancy can contribute positively for the success of small and micro company, since the businessmen may be willing to give real information in order to his accountant can help him to make the best decision.

4. JUSTIFICATIVA

Esta pesquisa foi elabora com fundamento na interdisciplinaridade do profissional contábil, tomando por base as matérias estudadas no semestre corrente, e tem por finalidade mostrar que os profissionais atuantes atualmente na área contábil devem conhecer diversos ramos para conseguir desempenhar suas funções nos dias atuais.

5. OBJETIVO

5.1 Objetivo Geral

O real objetivo da interdisciplinaridade é garantir a integridade das informações passadas para a empresa pelo contador, por esse motivo o contador deverá conhecer o desenvolvimento e funcionamento de diversas áreas de atuação e também o funcionamento da empresa, para que assim consiga ajudar a empresa a organizar melhor o desenrolar de suas atividades.

5.2 Objetivo Específico

Mostrar que os profissionais atuantes na área contábil deverão estar em constante atualização e devem também conhecer diversas áreas de atuação para que consiga auxiliar o empresário.

6. CONTABILIDADE

Contabilidade é a ciência que envolve todos o registros da empresa, ela demonstra todo o patrimônio. Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, a contabilidade é uma ciência social. a função econômica da Contabilidade é apurar o resultado econômico, qual seja este lucro ou prejuízo.

Em nosso país, os profissionais da contabilidade dividem-se em dois tipos, há aqueles que realizaram o curso técnico que são chamados contabilistas e os Contadores são aqueles formados em nível superior. Já em alguns países como por exemplo, em Portugal, até a metade da década de 70, o profissional de nível técnico era chamado de guarda-livros.

O CFC que é o Conselho Federal de Contabilidade apurou em setembro de 2005 que no Brasil existem 383.644 contabilistas e 64.960 organizações contábeis.

7. HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

O fundador da contabilidade foi Luca Pacioli , este divulgou o método das partidas dobradas, tão utilizado hoje por nós. Durante um longo período de tempo muitos confundiram a contabilidade com os registros patrimoniais das Organizações econômicas.

A parte científica da contabilidade ao final da década de 60 foi classificado como Economia Aziendel, que foi proposto pelos estudiosos de economia italianos e europeus, nomeando assim a parte prática de contabilidade aplicada.

Partindo do princípio da contabilidade aplicada, foram classificadas “dimensões contábeis”, que os contabilistas notaram se ressaltar na parte prática:

• Dimensão Jurídica

• Dimensão Administrativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com