TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia E Direito

Ensaios: Economia E Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 3

ECONOMIA

Segundo Mankiw (2005), não há nada de misterioso sobre o que é uma economia. Derivada do grego e tendo como sentido original “administração da casa”, Economia é a ciência social que estuda como a sociedade administra recursos produtivos escassos. Em síntese podemos dizer que ela estuda a maneira como se administram os recursos escassos com o objetivo de produzir bens e serviços, e como distribuí-los para seu consumo entre os membros da sociedade.

A Ciência Econômica tem como base vários conceitos importantes, que são: Ciência social, escolha, escassez, necessidades, recursos, produção e distribuição.

Os recursos produtivos ou fatores de produção (mão de obra, terra, capital, matérias-primas, entre outros) são limitados para a sociedade. Por outro lado, as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam por vários aspectos. Neste caso a economia lidaria com o comportamento humano enquanto condicionado pela escassez dos recursos: a economia trata da relação entre fins e meios (escassos) disponíveis para atingi-los. Deste modo, o foco da ciência econômica consistiria em estudar os fluxos e meios da alocação de recursos para atingir determinado fim, qualquer que seja a natureza deste último. Segundo os economistas austríacos, especialmente Mises, a economia seria a ciência da ação humana proposital para a obtenção de certos fins em um mundo condicionado pela escassez. E em função da mesma, toda sociedade tem de escolher entre alternativas de produção e de distribuição, tornando a alocação dos recursos produtivos limitados, de forma a atender ao máximo às necessidades humanas, a questão central do estudo da Economia.

OS PRINCIPAIS PROBLEMAS ECONÔMICOS

Os problemas econômicos fundamentais que são: o que produzir, quando, quanto e como produzir, originam principalmente da falta de recursos ou de fatores de produção, associada às ilimitadas necessidades do homem.

Quando temos escassez de recursos de produção, a sociedade terá que escolher o que, quanto produzir e qual a quantidade a ser produzida. Ela terá de escolher ainda, quais recursos de produção serão utilizados e qual a concorrência entre os diferentes produtos, para então decidir como serão produzidos os bens e serviços. E escolherão então, os produtos que tiverem o menor custo de produção possível.

OS PRINCIPAIS SISTEMAS ECONÔMICOS

Os sistemas econômicos podem se classificar em:

Sistema Capitalista ou economia de mercado. É um tipo de economia onde a maioria dos preços dos bens, serviços e salários são determinados predominantemente pelo mecanismo de preços, atuando por meio da oferta e da demanda.

Sistema socialista ou economia centralizada. Nesse sistema, as questões preços dos bens, serviços, salários entre outros, são decididos por um órgão central de planejamento, que faz um levantamento das necessidades do país e dos recursos de produção.

Ao final dos anos 80, mesmo as economias guiadas por governos comunistas, como Rússia e China, tem aderido cada vez mais, a iniciativa privada, onde apesar adotarem o regime comunista, caracterizam uma economia de mercado. Ficando assim apenas Cuba e Coreia do Norte, como únicos remanescentes de uma economia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com