TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REPRESENTAÇÃO DAS PALAVRAS: CONTABILIDADE, CUSTOS E INVESTIMENTOS PARA OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE NEGÓCIOS

Por:   •  7/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

É considerado muito importante que os profissionais da área de contabilidade e as demais áreas entendam os termos usados na área contabil, como uma ferramenta complementar do cargo do profissional. Por isso esta pesquisa teve como objetivo ver a visão dos mesmos e entendimento por eles dos termos contabilidade, custos e investimento.

A expectativa teórico-metodologica, desta pesquisa, é a Teoria das Representações Sociais, podendo ser corretamente entendidas por causa do senso comum que se criam na coletividade nas interações sociais, no entendimento pessoal e de grupo social em que vivem para dar conta da realidade. Cada acadêmico do 1˚ano de administração da Universidade Estadual de Matogrosso do Sul da unidade de Ponta Porã coletou um depoimento de um gestor da área.

INTRODUÇÃO

É muito importante que os profissionais da área da contabilidade e as demais tenham conhecimento do significado teórico das palavras empregadas na área contábil como uma das ferramentas para o seu desempenho profissional, na função econômica financeira, porem muitas delas geram diferentes interpretações por aqueles que usam essas informações. Existem situações, por exemplo, em que o conhecimento dessas informações é considerado de extrema importância, como é o caso da tomada de decisões, mas também podem ser mal interpretadas por aquele que as utiliza causando equívocos. Por causa da existência de problemas na comunicação sobre as informações contábeis, vários autores sugerem que se empreguem conceitos da teoria da comunicação para ajudar na compreensão de suas causas. Girard (1990) empregou vários modelos para apresentar o processo de comunicação contábil e avaliar a relação existente entre os fatores que influenciam o entendimento das informações, assim como a termologia e a experiência profissional.

Para Horngren (1974) a contabilidade é uma palavra que tem vocabulário voltado de maneira especial para a história financeira das empresas, sendo assim ela precisa ser sempre ajustada às necessidades das pessoas que as utiliza.

Ludicíbus (1997) comenta que se deve usar uma linguagem clara e relativamente simples.

Bedford e Beladouni (1962) dizem que a comunicação da contabilidade pode ter prejuízos na etapa de produção, acaso o contador interprete e codifique mal os acontecimentos econômicos que deseja informar.

Segundo Berlo (1999), a lealdade da comunicação é influenciada pelas desenvolturas comunicativas da fonte, de maneira que influenciam a competência individual de avaliar seus próprios objetivos e finalidades e de codificar a mensagem de modo a expressar o que se espera. Outro fator importante nesse assunto é o nível de conhecimento que o emitente possui, não só do assunto como também do processo de comunicação.

Diante dessa verificação vivenciada pelos autores, desejou-se verificar a visão dos profissionais da área de negócios e as representações que faziam das palavras contabilidade, custos e investimentos para se conhecer, então como entendem a base conceitual do seu mundo profissional.

OBJETIVO

Este trabalho tem por objetivo pesquisar a interpretação que profissionais da área de negócios fazem em relação às palavras ligadas a contabilidade.

DESENVOLVIMENTO

Quando nos comunicamos acorre a interação com as pessoas através da fala. Durante essa interação nos elaboramos nosso conhecimento e formamos nossas opiniões e valores que acabam circulando em sociedade, nesse processo nos acabamos adquirimos novos conhecimentos ao mesmo tempo em que interagimos com ele. Acontece uma troca de e modificação das informações anteriores por outra cada vez mais, melhor formada, até que todas as pessoas entrem num consenso. Esse procedimento acontece durante o ensino e aprendizagem.

A linguagem é a maior ferramenta que o ser humano possui e que surgiu por causa da necessidade das pessoas se comunicarem, por isso ela influencia bastante nas áreas profissionais, já que do mesmo modo que ela serve como desenvolvimento, sua interpretação errada pode causar equívocos relevantes na organização, causando falhas no processo decisório, um prejuízo irreparável se não for levado a sério.

Por isso é considerado muito importante que universitários saibam corretamente a real representação dos termos utilizados em contabilidade, pois

Disso dependerá o futuro da empresa e o sucesso do profissional da área. Foi então realizada uma pesquisa a Universidade Estadual de Matogrosso do Sul na unidade de Ponta Porã, que vem buscando uma maneira que possa aprimorar as ferramentas à disposição da sociedade, com o objetivo de melhorar o processo de desenvolvimento econômico social e ambiental. Sendo assim e entendendo que a contabilidade representa um instrumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com