TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação do Profissional com a Informação tendo em vista sua subutilização

Por:   •  6/12/2018  •  Artigo  •  2.488 Palavras (10 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE IESM

BACHARELADO EM CIENCIAS CONTABEIS

MARIA JOSE DOS SANTOS SILVA

A RELAÇÃO DO PROFISSIONAL CONTABIL COM A INFORMAÇÃO TENDO EM VISTA SUA SUBUTILIZAÇÃO

TIMON

2018

MARIA JOSE DOS SANTOS SILVA

A RELAÇÃO DO PROFISSIONAL CONTABIL COM A INFORMAÇÃO TENDO EM VISTA SUA SUBUTILIZAÇÃO

TIMON

2018

MARIA JOSE DOS SANTOS SILVA

A RELAÇÃO DO PROFISSIONAL CONTABILCOMA INFORMAÇÃO TENDO EM VISTA SUA SUBUTILIZAÇÃO

Trabalho   de conclusão  de  curso  de  curso  I   apresentando como requisito parcial para obtenção do titulo de Bacharel em Ciências Contábeis, pelo curso de ciências Contábeis da Faculdade IESM. Professor Orientador:

Valdomir Marques de Sousa

Timon

2018

A RELAÇÃO DO PROFISSIONAL CONTABIL COM A INFORMAÇÃO TENDO EM VISTA SUA SUBUTILIZAÇÃO

1 RESUMO

 

A Assessoria contábil é uma ferramenta muito importante no auxilio ao crescimento e  continuidade das organizações, desde a análise de  mercado  como a influência na busca pela constante evolução e expansão empresarial, atrelada ao suporte da Contabilidade gerencial. Nas empresas de micro e pequeno porte, a assessoria contábil tem papel restrito, tendo em vista a sua realidade organizacional, o que limita sua evolução no mercado financeiro por não implantar aspectos de gestão básico, ou mesmo por não buscar acompanhamento especializado para conseguir concorrer com as grandes empresas. Diante desse contexto, este trabalho possui o objetivo de evidenciar o distanciamento das pequenas e micro empresas de vários setores da Assessoria contábil dificultando essas empresas de atuarem de forma competitiva e  terem sua continuidade garantida através do lucro evidente. A metodologia utilizada para desenvolver a pesquisa será de abordagem quantitativa e qualitativa realizada através de estudos bibliográficos e análise de dados coletados relacionando a relação das micro e pequenas empresas com a assessoria contábil.

Palavras- Chave: Assessoria contábil, Relação, Informação.

2 JUSTIFICATIVA

Com o mundo informatizado e numa evolução de informações tecnológicas, atualizações constantes das leis, legislações, decretos, o profissional contábil é uma ferreamente essencial para o crescimento eficiente e eficaz de qualquer empreendimento financeiro, não eximindo os gestores das organizações de acompanhar esta evolução se não de perto mas em parceria constante com a assessoria contábil.

 A gestão de um negócio é o ato de gerir, controlar de forma eficiente e eficaz com o objetivo de alcançar resultados positivos, mesmo passando por contra tempo, esse modelo de gestão o autor aborda  Massayui Nakagava (2013), essa parceria, deve ser organizada de forma que venha facilitar o formato de comunicação entre gestor e contador,  Auster Moreira Nascimento ; Lucieane Geginato (2013), Franco 1996, . Lucas, Lucas e Faria (2011), Iudícibus (2010 ), outros autores que abordam essa relação In: Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, UNEB, Salvador, v. 1, n. 1, p. 72-85, jan./dez., 2011. [On-line].http://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/33.Acesso em 29 nov. 2014.

Infelizmente o profissional contábil do ponto de vista do empresário é apenas o detentor de gerar despesas e desburocratizar processos internos e externos, gerando taxas de constituição, de formalização, contribuições, obrigações trabalhistas, previdenciárias dentre outras.  O profissional contábil com seu capital intelectual é parte fundamental desde a constituição da empresa ate sua infinita ascensão no mercado financeiro, assegurador de seguir os princípios fundamentais da Contabilidade, princípios esses que fundamentam e sustentam a contabilidade como ciência e parte fundamental em da, a continuidade, entidade, oportunidade, prudência, o registro pelo valor original, competência.   Princípios instituídos na Resolução do CFC Nº 1282/10, de 28 de maio de 2010.

Com esse estudo evidenciarei que existem divergências, bloqueios e dificuldades nas interpretações geradas pela assessoria contábil, e a dificuldade de vê o profissional contábil é uma das ferramentas de principal importância na  tomada de decisões pelos gestores.

Esse estudo será desenvolvido através de pesquisa de campo, com respostas de questionamentos que serão respondidas pelos gestores das instituições pesquisadas enfatizando a grau de afinidade e envolvimento das partes (empresa e contabilidade) nas principais tomadas de decisões para o crescimento administrativo e financeiro.

Esse estudo há exequibilidade devida á existência de varias empresas na cidade de Teresina que se demostraram interessadas em participar e contribuir com essa pesquisa, com o intuito de estreitar sua relação com a assessoria contábil melhorando ou implementando setores do seu empreendimento.  

3 OBJETIVOS

GERAL: Pesquisar a relação do profissional contábil com a informação tendo em vista sua subutilização.

ESPECIFICOS:

  • Identificar a relação do profissional contábil com a informação tendo em vista sua subutilização.
  • Caracterizar a relação do profissional contábil com a informação tendo em vista sua subutilização.
  • Compreender a relação do profissional contábil com a informação tendo em vista sua subutilização.
  • Refletir a relação do profissional contábil com a informação tendo em vista sua subutilização.

4 PROBLEMA DE ESTUDO

Como ocorre a relação do profissional contábil com a informação tendo em vista sua subutilização?

5 HIPOTESE

A dificuldade de aproximação da assessoria contábil e a gestão da empresa justificando a existência da contabilidade somente para a desburocratização das obrigações exigidas pelo fisco.

 

6 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

A correlação entre contador e empresa é essência na facilitação nas tomadas de decisões evitando risco e incertezas, destaca Lucas, Lucas e faria.

‘’A relação contador e empresa é abordado através de diferentes pontos de vista enfatizando a necessidade de uma tomada de decisões mais rápidas, com mais produtividade e mais chances de assertividade, por isso o profissional contábil é essencial no processo de comunicação. (LUCAS, LUCAS E FARIAS. 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com