TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo é Um gênero Da Esfera Acadêmica Que é Amplamente Usado Como Ferramenta De Compreensão De Texto. Tendo Em Vista O Conceito Apresentado, Analise Os Itens Abaixo:

Dissertações: O Resumo é Um gênero Da Esfera Acadêmica Que é Amplamente Usado Como Ferramenta De Compreensão De Texto. Tendo Em Vista O Conceito Apresentado, Analise Os Itens Abaixo:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 5

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

A administração é uma das mais importantes áreas da atividade humana, e o homem e seu esforço cooperativo é parte fundamental, é a base da sociedade.

A administração deve saber fazer com que as pessoas trabalhem de maneira eficiente e eficaz. Em qualquer área, em qualquer ramo, a pessoa tem papel fundamental, pois elas trabalham em conjunto para atingir os objetivos traçados pela empresa.

Os avanços nos conhecimentos humano e tecnológico são importantes, mas serão insuficientes se o administrador não souber a melhor maneira de colocá-los em prática, se esses conhecimentos não forem transmitidos às pessoas, enfim, se os recursos não forem bem aplicados.

A execução das atividades das pessoas dentro das empresas deve ser feita por meio da cooperação para que seja possível serem alcançados os objetivos traçados pela administração, e ela é parte fundamental para definir a melhor forma como essas atividades são feitas.

Conforme o tamanho e complexidade das empresas e suas atividades, surgiu a necessidade de uma teoria da administração, que oferecesse modelos e estratégias para a solução dos problemas empresariais.

CONTEÚDO E OBJETO DE ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO

Em seu sentido literal a palavra administração significa: “aquele que presta um serviço a outro”. Contudo, atualmente esse sentido foi modificado ou ampliado para o de transformar os objetivos propostos em ações por meio do planejamento, organização, direção e controle dos esforços realizados em todas as áreas e níveis da organização para alcançar os objetivos da melhor maneira possível, de modo que garanta a competitividade e consistência no atual mundo dos negócios.

O conteúdo e significado da administração sofreram grandes alterações, que variam conforme o autor e escola que são analisadas. As escolas e os enfoques que elas dão (tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade) não podem ser desprezados e podem ser aplicados até hoje, conforme as necessidades das empresas.

O ESTADO ATUAL DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

As teorias administrativas e seus enfoques, cada um deles surgiu e resolveu os problemas das empresas em determinados momentos na história. Esses enfoques ainda podem ser aplicados e cabe ao administrador conhecer cada um deles para sempre tomar as melhores decisões conforme as necessidades da empresa.

Cada enfoque não deve ser analisado separadamente, eles se relacionam e são influenciados uns pelos outros. O ideal é integrar cada um deles dentro da organização.

Cada nova situação faz com que as teorias da administração busquem aperfeiçoamento, devendo ser sempre levado em conta que essas teorias sempre se expandem e se ampliam.

A ADMINISTRAÇÃO NA SOCIEDADE MODERNA

Cada empresa tem seus objetivos, e o administrador não pode cometer erros, deve saber se relacionar com as pessoas que estão acima e abaixo dele, deve ter consciência do que já aconteceu na empresa, do que ainda pode ocorrer e evidentemente do que acontece atualmente. Deve estar atento aos fatos externos e internos, precisa “enxergar longe”. Deve ter consciência de que é um agente de condução e mudanças, quando elas forem necessárias. Deve ser orientador, educador, para modificar a atitude das pessoas. O administrador influencia interna e externamente.

PERSPECTIVAS FUTURAS DA ADMINISTRAÇÃO

A organização burocrática, no futuro terá seu fim decretado e isso deverá ocorrer por três motivos:

1- Mudanças no mundo dos negócios, impondo crescentes necessidades que hoje as organizações não tem como atender.

2- Crescimento e expansão das organizações que se tornam complexas e globalizadas.

3- Atividades que exigem pessoas com conhecimentos diversos e que sejam especializadas envolvendo problemas de coordenação a atualização, devido as rápidas mudanças.

O administrador terá que resolver problemas cada vez maiores em quantidade e complexidade. Ele deverá estar atento, pois receberá informações de dentro e fora da organização, informações contraditórias que dificultarão sua tomada de decisões para resolução dos problemas. Terá que estar cada vez mais atento as necessidades dos clientes, fornecedores, visualizar os concorrentes, atender as expectativas da alta administração.

As empresas também deverão sofrer grandes mudanças, tais como:

- Crescimento das organizações: as grandes empresas tendem a crescer e ampliar suas atividades, recursos, expansão de mercado e volume de operações.

- Concorrência mais aguda: Os melhores produtos serão os procurados. O desenvolvimento de produtos ou serviços exigirá grandes investimentos e pesquisas no sentido do desenvolvimento e aperfeiçoamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com