TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revisão De Conteúdos – Geografia – 1º Trimestre

Por:   •  26/4/2023  •  Bibliografia  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 4

REVISÃO DE CONTEÚDOS – GEOGRAFIA – 1º TRIMESTRE

INF1AN   E  INF1BN

CARTOGRAFIA:

A Cartografia é a área do conhecimento que se preocupa em produzir, analisar e interpretar as diversas formas de se representar a superfície, como os mapas, cartas, as plantas, os croquis, as maquetes e outras composições. Diferenças conceituais à parte, a produção de mapas e desenhos para a representação do espaço é muito antiga. O mapa mais antigo que se tem notícia data de 2.500a.C., confeccionado na Babilônia sobre uma placa de argila para representar a localização de um rio que, segundo especialistas, trata-se do Eufrates. De lá pra cá, muita coisa mudou, a tecnologia transformou as ciências e as sociedades e a Cartografia moderna se constituiu com o aprimoramento na medição e relação entre distâncias e medidas. Ao longo do século XVI, a produção de mapa conheceu um de seus maiores saltos qualitativos, quando a demanda por cartas náuticas se elevou em função das expansões ultramarinas europeias, muito recorrentes em uma época que ficou conhecida como o período das Grandes Navegações. Tempos depois, os avanços tecnológicos permitiram um aprimoramento das técnicas cartográficas, sobretudo na produção de imagens a partir de fotografias aéreas, procedimento denominado aerofotogrametria. O desenvolvimento dos satélites e do Geoprocessamento foram (e ainda são) fundamentais para o aperfeiçoamento dos mapas e a função de representar o espaço geográfico. Podemos afirmar que, por serem representações  planificadas da Terra, todos os mapas apresentam alguma alteração em relação à forma rela da Terra, no entanto são muito apropriados para representar  a Terra em partes e no formato de Planisfério ( onde se pode ver toda a superfície terrestre em uma só tomada de visão e traçar caminhos com maior agilidade do que no Globo Terrestre) .

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/cartografia.htm

COORDENADAS GEOGRÁFICAS

As latitudes e as longitudes constituem o sistema de coordenadas geográficas, que permite a localização, com elevada precisão, de qualquer ponto na superfície terrestre.  São um conjunto de linhas imaginárias traçadas no globo terrestre e que são importantes para a localização de uma pessoa, um objeto ou um lugar na superfície do planeta. Essas linhas imaginárias recebem o nome de paralelos e meridianos, e é sobre elas que são identificadas as medidas de latitudes e longitudes, respectivamente. As coordenadas geográficas são obtidas por meio do ponto formado pelo cruzamento entre um paralelo e um meridiano. As Latitudes sempre são referenciadas pelos pontos cardeais Norte ou Sul , já as Longitudes sempre são referenciadas pelos pontos cardeais Leste ou Oeste.

[pic 1]

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/coordenadas-geograficas.htm

MAPAS TEMÁTICOS

Praticamente todas as características Da Terra  podem ser representadas em um mapa, no entanto, tais características não podem ser colocadas em um único mapa, pois sua compreensão fica confusa e comprometida. Diante disso, os cartógrafos criaram mapas que abordam temas específicos, dando origem aos mapas temáticos. Eles podem ser dos tipos :  Político ( que marcam fronteiras, países, estados/províncias, regiões) , Físico (representam características voltadas aos aspectos naturais: relevo, vegetação, clima, hidrografia, etc.), Econômico  ( que representam aspectos como cultivo agrícola, indústrias, portos, aeroportos, etc.), Histórico ( que marcam acontecimentos referentes ao passado e eventos da história dos lugares representados) e Demográfico (que representam aspectos da População como localização de grupos por etnia, faixas etárias, quantidade de habitantes , etc) .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (415.8 Kb)   docx (368.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com