TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SUSTENTABILIDADE E ÉTICA

Por:   •  27/4/2020  •  Relatório de pesquisa  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Ética e Sustentabilidade

Aluna: Simone Santos

“Plano de Sustentabilidade utilizado pela empresa onde trabalho”

Trabalho na empresa OMS Tendas, à 12 anos. A Empresa que tem por atividade locação de tendas para eventos em geral, tais como, shows, aniversários, casamentos, feiras, competições esportivas, entre outros.

Temos por princípio, mitigar os impactos ambientais e sustentáveis no planeta, visando proporcionar proteção para o evento de forma que não seja necessário, a construção em alvenaria.

Tem estrutura metálica e a cobertura é feita com lona modelada, com proteção antitérmica, ótimas para proteger contra sol, chuva, ventos e calor. Analisando pelo ponto de vista da sustentabilidade, são uma excelente opção em face das construções em alvenaria, o investimento para fabricação é muito mais barato e o custo de manutenção também.

Das estruturas metálicas:

  • A estrutura das tendas é em aço, que é um material mais resistente, suas fontes não são renováveis e o processo de mineração da material prima causa desmatamento e geralmente não são recuperadas como deveriam.
  • A indústria que produz o aço, gera resíduos tóxicos e podem causar danos ambientais incalculáveis, se seus efluentes gerados em sua lavagem com soda cáustica da matéria prima triturada, não fosse devidamente tratado e destinado a descarte correto.
  • As ferragens são reutilizadas em outros eventos e quando sofrem algum tipo de avaria, são recuperadas ou descartadas em locais para reciclagem.

Das lonas de cobertura em material vinílico:

  • As lonas vinílicas derivada de PVC (policloreto de vinila), é muito utilizado em diversos produtos por se tratar de material plástico resistente, impermeável, tem isolamento térmico, não propaga fogo, retém luz externa, pode ser maleável e tem um longo período de duração.
  • Porém também é proveniente de fontes não renováveis e se sua fabricação e  utilização não for adequada, pode trazer riscos ao meio ambiente e à saúde das pessoas, porque gera subprodutos organoclorados e  estes têm efeitos tóxicos muito graves, são resistentes e alguns produtos químicos utilizados na sua produção ainda não foram testados para saber até que ponto são prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana.

Para a manutenção das lonas, que precisam ser lavadas após cada evento, utilizávamos sabão em pó, e outro produtos químicos, à aproximadamente 10 anos, passamos por uma adequação, onde mudamos para a utilização de sabão que é feito à partir de óleo de cozinha usado, o maquinário também foi trocado, pois antes o trabalho era operacionalizado com mangueira de jardim para retirar o sabão, e trocamos para máquina de jato de pressão, onde reduzimos substancialmente o gasto com água.

Não descartamos nada no lixo comum ou em terrenos abandonas, pois temos consciência, que esse tipo de material é muito agressivo ao planeta, pois demora centenas de anos para se decompor. As lonas que vão ficando velhas e/ou rasgadas, são reaproveitadas para fazer eventuais remendos, e depois são levadas para empresas de reciclagem, que moem e são transformados em mangueiras, entre outras coisas.

Referências:

SEBRAE. Como inserir a ética e a sustentabilidade no ambiente empresarial? 2017. Disponível em http://blog.sebrae-sc.com.br/como-e-por-que-inserir-etica-e-sustentabilidade-no -ambiente-empresarial/. Acesso em 06 mar.2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com