TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade

Por:   •  28/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.962 Palavras (8 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 8

Foram criadas duas associações, com o intuito de auxiliar as empresas em relação ao meio ambiente.

O GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas) é uma associação que reúne empresas e fundações que praticam o investimento social privado que repassam os recursos para fins públicos. Sua grande missão e obter lucros, bens, pagar impostos que gera a necessidade da iniciativa privada com o governo reduzindo as desigualdades, da proteção ao meio ambiente e melhoria de vida social

O ETHOS (Instituto de Empresas e Responsabilidade Social) é uma organização não governamental sua missão é sensibilizar e ajudar as empresas a gerir de forma responsável ajudando a sociedade a crescer de forma sustentável e justa. As mais de 1271 trocam experiencia para desenvolvimento para a responsabilidades social.

O GIFE e o ETHOS são parceiros e referencias internacionais importante para o desenvolvimento da responsabilidade social.

Para tudo isso dar certo é preciso ter ética nas organizações, que são atitudes coerentes para o bem geral, são discussões que serão boas tanto para o indivíduo quanto para a sociedade. Dentro das empresas e organizações permite ter procedimentos padronizado

A inclusão da cultura ética nas organizações é um processo que cada indivíduo deve desenvolver.

Por 20 anos existe uma convenção que pede ajuda para sociedade para preservar os recursos naturais que existe na terra, a relação crescente da população que faz com que esses recursos diminuam. Com os problemas com a natureza aumentando movimentos e organizações como a ONU se manifestam em busca de alternativas para retomar o equilíbrio.

Em 1972 foi criado o The Limits To Growth (Limites do Crescimento), que trazia a discussão dos recursos naturais com o aumento econômico. E em 1972 aconteceu no Rio de Janeiro as conferencias mais importantes sobre o meio ambiente, seu objetivo é criar sociedades sustentáveis em todo o planeta.

Mostrando os países com os maiores índices de poluição e se comprometendo a reduzir a emissão de poluentes, pelo tratado eles comprometiam reduzindo a emissão de dióxido de carbono CO2.

O efeito da poluição reflete no aumento da temperatura da terra, consequentemente o efeito estufa.

Foi criado à convenção das nações unidas sobre a mudança climáticas (CQNUMC), no Rio de Janeiro, no ano de 1992.

É um tratado internacional da conferência das nações unidas informalmente conhecida como cúpula da terra. O tratado foi firmado por quase todos os países do mundo. O objetivo principal é a estabilização da concentração de gases do efeito estufa, para evitar a interferência no sistema climático.

Foi um instrumento de revelação que permite participação no mercado financeiro dos países em desenvolvimento, através do crédito de carbono.

O credito de carbono é um dos modos de reduzir a emissão de gases de efeito estufa é deixa claro que ele possui um custo para quem emiti, é chamado de precificação de carbono, assim fazendo com que a emissão de GEE diminua.

Como tem se visto vários casos em jornais, revista, internet sobre os desastres ambientais e climáticos. Com isso tem tentado mobilizar as empresas fazendo com as que tenham consciência sobre o que elas possuem fazendo. As empresas têm adotados mudanças sociais e ambientais, investindo no meio ambiente e na sociedade.

Savitz e Weber apresenta o conceito de tríplice de John Elkington em que diz que as empresas não podem avaliar o sucesso só como base no desempenho financeiro, mas ver seu real impacto sobre à economia mais ampla, sobre o meio ambiente e sobre a sociedade que vive.

A tríplice é sobre as três dimensões. Primeira é a economia, segunda ética e social, a terceira é ambiental. Savitz e weber, diz que formação dos três conceitos é uma aliança que se torna uma tendência sustentável. Para eles as empresas têm que se aprisionar no círculo vicioso de marketing fazendo assim a sustentabilidade se torne uma doutrina e que seja rigoroso a apresentação de relatórios das más ação pela empresa.

Almeida rebate essa ideia dizendo que é necessário divulgar os resultados para que a empresa alcance visibilidade e credibilidade.

O pacto global foi anunciado no ano de 2000. É um acordo internacional que reúne as empresas organizações da sociedade civil, setores públicos e ONU, o objetivo é implantar princípios da declaração dos direitos humanos, direito no trabalho, declaração do Rio sobre o meio ambiente e desenvolvimento e na convenção das nações unidas contra a corrupção, são formados 10 princípios.

O OCDE (organização para a cooperação e o desenvolvimento econômico), é um código de conduta global que tem como objetivo promover uma política que visem o desenvolvimento econômico e bem-estar social de todos.

As normas A1000, e SA 4000, ISO 14000 foram criadas para comprovar os relatórios gerados pelas empresas para apresentar ao público.

Em 1999, foi criado o índice de sustentabilidade onde avalia desempenho das principais empresas mundiais. Sobre atividades sustentável e que se tornou uma forma de negócio. Colocar na bolsa de valores a relação entre a ação e desempenho em sustentabilidade.

A lei de Sarbanes oxly passou a ser vigorada em 2002, no Estados Unidos da América. A lei estipula regras para a governança corporativa relativa á divulgação e a emissão relatórios financeiros. Para Almeida ela oferece segurança para aqueles que investem em empresas que possuem suas ações negociadas na bolsa de valores. Mas para Savitz e Weber diz que destaca que a sustentabilidade e o envolvimento de Stckeholders são elementos importantes para liderança das empresas.

As empresas reclamam que a lei impõem condições exageradas e que possui um custo elevadíssimo, podendo chegar entre 12 a 15 milhões de dólares.

O balanço social é um conjunto de informações e demonstrações de atividade de entidade privada com a sociedade. Tendo como objetivo de divulgar sua gestão econômica-social e mostrando seu relacionamento com a comunidade.

A vantagem competitiva nas organizações são quando as empresas se destacam por ser diferenciadas no mercado, elas possuem vantagens, podem criar novas formas de contabilizar os resultados e a inovação positiva gera maior visibilidade e faz com que o cliente se torne fiel.

Para se ter vantagens competitiva precisa ter seis benefícios assim diz Rotschild, são eles uma visão diferente, fatores de sucesso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com