TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DA CONTABILIDADE

Por:   •  7/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.025 Palavras (9 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 9

Nathália Salgado

QUESTÕES REVISÃO – Prof Marcelo Rabelo Henrique  

Disciplina: TEORIA DA CONTABILIDADE  

1) A história tem mostrado que, conforme ocorre o desenvolvimento econômico, a  Contabilidade se torna cada vez mais importante. Em relação às escolas ou doutrinas  na história da Contabilidade e sua evolução, observa-se que:  

I. A primeira literatura contábil relevante elaborada pelo Frei Luca Pacioli, em 1494,  consolida o método das partidas dobradas. II. A Contabilidade é uma Ciência Social  Aplicada, pois é a ação humana que gera e modifica o fenômeno patrimonial. III. Antes  da criação do método das partidas dobradas, a Contabilidade, na sua forma  rudimentar, não era capaz de avaliar bens, direitos e obrigações. IV. No início do  século XX, houve uma queda da Escola Europeia e a ascensão da Escola Norte

Americana. V. Hatfield escreveu três volumes entre 1909-1910, em que conceituou a  contabilidade como a “Ciência Econômica das Entidades”. Estão corretas apenas as  afirmativas:  

a) I, III e V.  

b) I, II e IV.  

c) I, II, III e V.  

d) III e IV.  

e) I e II  

2) Acerca da escrituração dos fatos contábeis pelo método das partidas dobradas,  assinale a alternativa correta:  

a) Não é compatível com um regime de contabilização em que a entrada ou a  saída dos recursos financeiros pode ocorrer em exercício financeiro distinto daquele  em que aconteceu o fato gerador.  

b) Trata-se de método de escrituração recente, ainda não amplamente adotado,  visto apresentar inconsistências que podem levar a uma avaliação imprecisa da  situação financeira da entidade.  

c) Tem base no princípio de que, para todo débito, há um, e somente um, crédito  correspondente.  

d) Permite o controle simultâneo de todos os elementos patrimoniais e de  resultado, visto que, de acordo com esse método, não há débito sem crédito.  

e) Determina que todo fato contábil e (ou) ato administrativo deve ser registrado  em pelos menos dois livros de escrituração, sendo um deles, obrigatoriamente, o livro  Diário.  

3) O benefício econômico futuro incorporado a um ativo é o seu potencial em  contribuir, direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa ou equivalentes de caixa para  a entidade. Tal potencial pode ser produtivo quando o recurso for parte integrante das  atividades operacionais da entidade. Os benefícios econômicos futuros incorporados a  um ativo podem fluir para a entidade de diversas maneiras. NÃO representa um  exemplo de como um ativo pode gerar benefícios econômicos para uma entidade  quando:  

a) Manifesta intenção de aquisição de estoques.  

b) Usado isoladamente ou em conjunto com outros ativos na produção de bens ou na  prestação de serviços a serem vendidos pela entidade.  

c) Trocado por outros ativos.  

d) Usado para liquidar um passivo.

e) Distribuído aos proprietários da entidade.  

4) A teoria ……………….. atribui às pessoas a responsabilidade para cada conta,  de forma que o responsável pelo caixa deva à empresa o equivalente:  

a) materialista.  

b) econômica.  

c) personalista.  

d) positiva.  

e) americana.  

5) Época atribuída à solidificação da Teoria Geral da Contabilidade. O principal  marco nessa Era, em que a economia passou a ser movida pela maquinofatura como  fator propulsor da produção e ficou patente a separação entre produtor e consumidor  (Mercado). O texto acima se refere a qual aspecto da formação contábil?  

a) Era Industrial.  

b) Era das Trevas.  

c) Era do Conhecimento.  

d) Era Agrícola.  

e) Era feudal.  

6) No texto abaixo identifique: “A Contabilidade deveria apresentar-se como justa  e não enviesada para todos os interessados. Deveria repousar nas noções de verdade  e fairness. Ao mesmo tempo em que todos concordam que a Contabilidade deveria  ser “verdadeira”, “justa” e “não enviesada”, é muito difícil, como afirma Hendriksen,  definir, objetivamente, o que vem ser “justo”, “verdadeiro” ou “não enviesado”.” Qual é  a abordagem apresentada?:  

a) Macroeconômica  

b) Sistêmica  

c) Sociológica  

d) Comportamental  

e) Ética.  

7) Se pudermos localizar relacionamentos recorrentes, poderemos realizar  generalizações e formular princípios. Entretanto, algum tipo de raciocínio  ____________________sempre está implícito no raciocínio _________________;  pelo menos no que se refere à escolha do que observar, esta evidenciando noções  previamente concebidas do que é ou não relevante. Complete adequadamente os  espaços em ordem respectiva:  

a) Dedutivo / Indutivo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com