TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DA CONTABILIDADE

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 5

Contabilidade é a ciência que estuda e registra os fenômenos que atingir o patrimônio de uma entidade. Ela contém a finalidade através de registrar e análise de todos os fatos relacionados com a movimentação, a formação, e as variações do patrimônio administrativo, vinculado à entidade, como o objetivo de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias à ação administrativa, bem como a seus titulares e demais pessoas com ele relacionadas, as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcançar os seus fins.

 A contabilidade gerencial num sentido mais estável está voltada única e exclusivamente para a administração da empresa, procurando compor informações que se juntem de maneira válida e efetiva no modelo decisório do administrador. Considera-se que esse modelo leva em conta cursos de agir futuras; informes sobre postura passadas ou presentes só são utilizados se apresentar  algum elemento que possa reger as ações futuras, como modelos comparativos, por exemplo. De maneira geral, portanto, afirma-se que todo procedimento, técnica, informação ou relatório contábil feito “sob medida” para que o gerenciamento os utilize na tomada de decisões entre alternativas conflitantes, ou na consideração de desempenho, recai na Contabilidade Gerencial.

Um conceito cientifica, em contabilidade precisa ser razoável, despido de subjetividade e imune de resultados de mero consenso grupal ou regional; tudo isso impõe e exigência de uma ordem ou organização lógica que exija que lhe garantam objetividade de precisão. Sem conceitos que contenham o significado verdadeiro da essência do que os mesmos buscam traspassar, muitos erros podem desdroba-se, em razão da desorganização mental que pode vir a ser estabelecida pelos defeitos de expressão. Assim, por exemplo, não adiantam regras sobre a avaliação é a atribuição de valor ao fenômeno patrimonial, é preciso que tenhamos firmes princípios sobre o que é fenômeno no patrimonial.

Os princípios básicos ou superiores vão construindo os inferiores e, assim, toda uma dificuldade de decorrência, mas todos devem ser fiéis á expressão objetiva e substâncial das ideias, estes como produtos dos esforços dispensados pela inteligência humana no sentido do entendimento. Diversas naturezas de conceitos ocorrem em contabilidade, tanto de ordem tecnológica quanto cientifica e filosófica.

As palavras ou termos que traduzem conceitos abrangem desde os fatos singularem até os coletivos, desde os isolados até os sistemáticos, desde os coletivos até os distributivos, pois deveres numerosos é nossa termologia e ela encerra milhares de expressões, como evidencio em meu dicionário de contabilidade e como outros autores e instituições compuseram os seus.

Manifestações utilizadas em direito, administração, economia matemática sociologia, técnica comercial técnica industrial física etc. também se incorporam ao vocabulário contábil, mas ao sabor de seus efeitos perante a riqueza azienda, assumindo, pois uma forma própria.

“A existência de diferentes usuários com diferentes necessidades e preferências é um problema do qual a contabilidade, em sua função de bem informar, não pode fugir, entretanto, em sua incapacidade de atender às especificações de cada tipo de usuário, acaba por optar pelo fornecimento de um conjunto básico de informações, que pressupõe ser útil para a maioria dos usuários. Diante disso, a contabilidade tradicional, executada apenas para cumprir exigências”

A contabilidade tem o direito de cumprir com suas exigências pois a cada dia que passa as normas mudam e com isso o contador tem o direito de ficar sempre se informando nas novas regras que mudam mediante dias anos meses .

A contabilidade é mantida e pode ser feita de pessoa física e pessoa jurídica, considera-se pessoa física o que é natural  todo ser humano e todo individuo (sem qualquer exceção) considera-se termino da pessoa física a morte.Já a pessoa jurídica é a união de indivíduos que através de um contrato reconhecido por lei, formam uma nova pessoa, com personalidade da de seus membros. As pessoas jurídicas podem ter fins lucrativos (empresas indústrias, comercias etc.) ou não (cooperativas associações culturais, religiosas etc.). Normalmente, as pessoas jurídicas denominam-se empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com