TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Contabilidade

Por:   •  11/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        01

2. EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE        02

3. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE        03

4. PRINCÍPIOS E NORMAS DE CONTABILIDADE SEGUNDO O CFC E O CPC        04

5. CONCLUSÃO        06

6. REFERÊNCIAS        07

1. INTRODUÇÃO

Veremos á seguir á contabilidade na qualidade de sua metodologia, especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais e financeiras, tanto pessoa física e/ou jurídica.

São através da Contabilidade que se evidenciam os aspectos qualitativo e quantitativo de seu patrimônio.

A contabilidade inicia se com á pratica pelo homem primitivo, onde foram encontrados os primeiros registros patrimoniais, livros contábeis, e as primeiras bases de trocas monetárias.

Onde teve grande contribuição, por parte do Frade Franciscano Luca Pacioli, com o método de partidas dobradas.

A revolução com a chegada da família real ao Brasil, onde inicio se o ensino de contabilidade, e anos depois o primeiro congresso de contabilidade.

O presidente que reconheceu a profissão de contador, os primeiros instrumentos contábeis, como máquina auxiliadora de cálculo e máquina precursora.

A importância da contabilidade no ano de seu surgimento até dias atuais, e o primeiro livro contábil obrigatório por lei.

Relata também quais são e suas finalidades sobre os princípios fundamentais da contabilidade, e como são divididos, Postulados Ambientais e Postulados Contábeis da Continuidade. As três metodologias como alicerce, parede e telhados e suas convenções.

A importância do Comitê de Pronunciamento Contábil, seus pressupostos básicos, como Regime de Competências e Regime da Continuidade, suas características qualitativas para tornar as demonstrações contábeis uteis aos seus usuários.

ETAPA 1 - Passo 3

2. A contabilidade rudimentar foi praticada pelo homem primitivo, quando contava seus instrumentos de caça, peça e seus rebanhos. Os primeiros registros patrimoniais foram encontrados na Mesopotâmia, região situada entre os rios Tigre e Eufrates e os primeiros livros contábeis registrados pelos escribas, foram encontrados nas planícies onde floresciam os papiros.

Os primeiros a desenvolverem as bases de trocas monetárias foram os Fenicios, onde ocorreu uma grande mudança significativa na qual se simplificavam os registros por símbolos.

Com o decorrer dos acontecimentos foi disseminado o sistema jurídico de contabilidade, que se expandiu com o reinado do Império Romano. Tempos depois Luca Pacioli um Frade Franciscano sistematizou a contabilidade, com o método de partidas dobradas, onde se enfatizou a teoria contábil do débito e do crédito que correspondia à troca dos números positivos e negativos, onde contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.

Em 1500 em território brasileiro chegaram os provedores da fazenda - Governo Geral, que acumularam este cargo com o de contador, com o passar dos anos e com a chegada da família real em 1810, iniciou-se o ensino de contabilidade e a instituição contábil mais antiga foi a Associação dos Guardas da Corte, fundada de 18/04/1869 no Rio de Janeiro, onde também foi realizado o primeiro congresso de contabilidade no ano de 1924.

Eurico Gaspar Dutra foi o presidente que sancionou a lei 9295/46 onde reconheceu a profissão de contador, contribuindo assim com a evolução da atividade contábil.

O primeiro instrumento conhecido foi o Ábaco que surgiu cerca de 3500 anos atrás, o primeiro modelo foi composto por varetas e pequenas bolas, sendo que a versão chinesa desenvolvida por volta de 2600 anos a.c tornou-se a mais conhecida, onde tinha como função facilitar os cálculos.

Em 1642 surgiu à primeira máquina auxiliadora de cálculo, desenvolvida pelo francês Blaise Pascal, no ano de 1901, Halcon Ellis desenvolveu a máquina Ellis precursora da contabilidade e em 1714 foi desenvolvida pelo engenheiro inglês Henry Mill, a máquina de escrever mecanógrafo.

A contabilidade ficou conhecida como a ciência social que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro dos dados, com a finalidade de oferecer informações sobre sua composição e suas variações, promovendo aos usuários informações para a tomada de decisões.

A importância da contabilidade no ano do seu surgimento teve como característica avaliar a riqueza do homem para controlar a evolução do seu patrimônio, em 1969 foi desenvolvido os livros diários, de porte obrigatório pela legislação em todas as empresas, no mesmo são registrados fatos contábeis em partidas dobradas na ordem rigorosamente cronológica do dia, mês e ano. Nos dias atuais a contabilidade faz-se saber a situação financeira tanto de pessoa física quanto de pessoa jurídica, para a tomada de decisões cautelosas e planejada.

ETAPA 2 - Passo 3

3. Os Princípios Fundamentais da Contabilidade são essenciais para chegar aos seus objetivos e servem para nortear e guiar a profissão. Esses princípios servem como direção, deixando sempre em evidências as suas características sendo elas úteis, objetivas e praticáveis.

Contabilidade é considerada como Postulados Ambientais, que são como dogmas ou premissas, que não precisam ser provadas ou comprovadas, porém que tenha aceitação geral.

Esses postulados são divididos em Postulados Contábeis da Entidade e Postulados Contábeis da Continuidade, onde juntos formam a base da contabilidade.

Entidade é um lugar físico que ira operar por um longo período de tempo, até que provas jurídicas ou econômicas mostrem ao contrário, seguindo de algo que está em andamento, no qual chamamos de continuidade.

No geral temos como metodologia três partes alicerce, paredes e telhados onde ambos precisam um do outro, portanto não temos como formar uma entidade contábil sem custo histórico e objetividade entre outros nos quais iremos citar abaixo. Dentro dos princípios temos as convenções, elas são as que restringem ou limitam a contabilidade.

Alguns exemplos mais específicos esclarecem tais princípios;

Paredes são os custos históricos referindo ao valor original de nota fiscal;

Denominador Comum Monetários é a avaliação da moeda correndo do país;

Realização da Receita e Confrontação das Despesas, ambas deve ser apresentada e seus resultados referem se dentro do período consumido;

Essência sobre a Forma são informações apresentadas de acordo com a substância e sua realidade econômica e não na sua forma legal;

Temos como convenções contábeis objetividade, consistência, materialidade e conservadorismo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com