TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Contabilidade

Por:   •  27/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Ciências Contábeis

                   

Disciplina:

   

Teoria da Contabilidade

Tutor:

Mateus Colabone Neto

RA:

8088668

Aluno(a):  

 

Jéssica Castro de Oliveira

Turma:

3° ano

Unidade:

Barretos

Descrição da atividade

Descrição da atividade Com base nas leituras propostas e, também, nas pesquisas complementares realizadas na internet e/ou biblioteca virtual, responda às questões a seguir:

  1. Quais as principais Teorias da Contabilidade?

R:  - Teoria das Partidas Dobradas: No qual todo débito sempre há um crédito, pois não existe devedor sem credor e vice – versa.

- Teoria das contas: classificar as contas segundo as relações que os fatos administrativos as fazem surgir (mercadorias, contas a pagar, contas a receber, lucros e perdas).

- Teoria Personalista: refere- se basicamente os direitos e obrigações do devedor e credor.

- Teoria Materialista: se define como tudo aquilo que aumenta o valor é um débito e tudo aquilo que reduz seu valor é um credito das espécies em materiais.

- Teoria Matemática: evidencia o valor de uma coisa e as variações ocorridas.

- Teoria Patrimonialista: sua finalidade é o controle do patrimônio e a apuração dos resultados contendo suas informações.

- Teoria Neopatrimonialista: organizada logicamente as relações que são responsáveis pelas causas dos fatos em relações logicas dos seus tipos (essenciais, dimensionais e ambientais). Mas ela ainda deve ser muito estudada e divulgada para admitir tal formação.

  1. Quais os motivos que contribuíram com a ascensão da Escola Contábil Americana?

R: Um principal motivo foi após o período da grande depressão econômica, ocorrendo um desenvolvimento grande da contabilidade no surgimento de grandes corporações e o crescimento do mercado de capitais, forçando o desenvolvimento do raciocínio contábil como a importância ao usuário contábil sendo útil na tomada de decisões e atendimento aos usuários, na contabilidade aplicada em ênfase na contabilidade gerencial, demonstrando que a contabilidade se trata de uma ciência. Nos investimentos, em pesquisas contábeis e qualidade nas universidades como pesquisas de campo e professores dedicados mantendo estudantes mais tempo nas universidades, avanço das práticas contábeis e a Auditoria como transparência para os relatórios contábeis.

  1. Aponte e comente os principais fatos que contribuíram para com o desenvolvimento contábil a partir da década de 60/70 no Brasil e no mundo.

R: Os fatos que contribuíram para o desenvolvimento foram:

- A criação do CVM (Comissão dos Valores Mobiliários) sendo uma entidade autárquica que organiza e disciplina o mercado financeiro e concilia os interesses.

- A Lei 6.404/76 que é a lei que rege as sociedades anônimas dos Brasil que acompanha em seu art. 1º A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.

-  Fundação do IBRACOM que é Instituto dos Auditores Independentes do Brasil criada em 13 de dezembro de 1971.

REFERENCIAS:

CHAGAS, M. F. Teoria da Contabilidade. Batatais: Claretiano, 2010. Unidades 1, 2 e 3.

       https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/a-evolucao-contabilidade-no-brasil.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com