TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Contabilidade

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]FIBRA- Faculdade  do Instituto Brasil

Instituto Brasil de Ciência e Tecnologia Ltda- I.B.C.T.

Docente: Maria Regina

Disciplina: Teoria da Contabilidade

Curso: Ciências Contábeis   5°  Período

Cleuber Marques Pereira

Anapolis, 02 de março de 2015

Introdução

Quando se ouve falar em contabilidade logo se vem à cabeça, muitos números e cálculos, porem a contabilidade ou a pratica contábil vai muito alem do que se pensa. Se pararmos para nos perguntar onde e quando surgiu a contabilidade. Devemos nos transportar até pré historia onde se tem os primeiros relatos da pratica contábil quando o homem primitivo se questiona: “Quanto será que meu rebanho cresceu desde o ultimo frio até hoje. Vendo a necessidade de controlar seu rebanho e ver quando ele havia aumentado surgiram a primeiros atos contábeis.

        A contabilidade  tem um grande avanço  em  1494 com a publicação da obra SUMMA DE ARITHMETICA, GEOMETRIA, PROPORTIONI ET PROPORTIONALITA  do FREI LUCA BARTOLOMEO DE  PACIOLI  onde o frei cita o método das partidas dobradas , passando a historia como “ o pai dos escritores contábeis” e dando inicio a Escola contábil Italiana ou Européia.

        No século XVI a contabilidade atinge sua maturidade, com as grandes navegações e a exploração das riquezas americanas. Com o desenvolvimento extraordinário dos Estados Unidos no século XX a contabilidade que sempre acompanhou o desenvolvimento econômico, passou a ser centro das atenções naquele pais, surgindo o que passou a ser conhecida como ESCOLA CONTABIL NORTE AMERICANA,  que se desenvolveu rapidamente no período a crise 1929.

A primeira escola de Contabilidade brasileira foi a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, em São Paulo, que em 1902, desenvolveu a filosofia da Escola Européia de Contabilidade no Brasil. Nessa escola formaram-se, entre outros, Francisco D’Auria e Frederico Herrmann Junior, considerados dois dos mais importantes professores brasileiros de contabilidade em todos os tempos.

A historia da contabilidade vai alem dos importantes fatos citados, o que jamais pode esquecer que para que o desenvolvimento contábil chegasse ao que e hoje  a contabilidade necessita de uma boa base, dentro deste contexto, estuda-se a teoria da contabilidade com a finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil.

A finalidade da teoria, no ensino da contabilidade, é estudar, sob a orientação de um método próprio, a natureza do patrimônio, a função do organismo de uma empresa, controle do movimento, a criação de uma terminologia própria e adequada, a elaboração de um plano de contas, de forma que da sua aplicação a qualquer momento se possa analisar a evolução do patrimônio.

A teoria da contabilidade tem sido definida como um conjunto coerente de princípios lógicos que, oferecem uma compreensão melhor das práticas existentes a contadores, investidores, administradores, estudantes, enfim, a todos os usuários da contabilidade. Oferecendo também um referencial conceitual para avaliação de práticas contábeis existentes e orientando no desenvolvimento de novas práticas e novos procedimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (127.2 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com