TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Contabilidade

Por:   •  7/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO DO CAPITULO

Tomada de Decisão

Tomamos decisões todos os dias em nossas vidas particular e dentro de uma organização não é diferente, os administradores estão sempre decidindo algo para o sucesso e desenvolvimento da empresa. Decidem desde alugar um equipamento até grandes acordos. O administrador tem que ter uma visão ampla pensando a longo e curto prazo, pois a necessidade do momento irar determinar qual é a melhor decisão.

A contabilidade é um instrumento muito importante que auxilia o administrador a tomar decisões. Ela quem cole os dados econômicos, mensurando-o monetariamente transformando assim em relatórios ou comunicados que ajudam a tomar uma decisão. A falta dessas informações, analisadas, estudadas faz com que muitas quebrem, abrem falência. Vimos muitas empresas fecharem as portas, principalmente as pequenas. Essas empresas criticam a carga tributária, os encargos sociais, falta de recursos entre outros. Esses fatores realmente contribuem para o insucesso de uma organização, porem analisando minuciosamente vemos que os maiores problemas não estão baseados em cima dessas críticas, mas sim na má gerencia, nas decisões tomadas sem dados confiáveis.

Os relatórios feitos pela contabilidade não auxiliam apenas os administradores ou gerentes, dentro de seus limites auxilia investidores, fornecedores de bens e serviços a credito, bancos, sindicatos e entre outros interessados.

Um usuário de contabilidade é toda pessoa (física ou jurídica) que queira conhecer os dados normalmente fornecidos pela contabilidade de uma entidade, seja ela um órgão público de uma pessoa ou de um grupo de pessoas, exemplo família. Este usuário pode ser interno (gerentes, administradores, diretores, funcionários...) ou externo  (acionista, instituições financeiras, governo, fornecedores e sindicatos).

Função do Contador

A função do contador é produzir informações uteis ao usuário de contabilidade. Essas informações vão auxilia-lo a tomar decisões. Ressaltamos que em nossa pais (infelizmente) a função do contador é visto apenas para suprir as exigências do fisco, deixando assim um instrumento indispensável para tomada de decisões. O contador coleta dados, pode registrá-los e processá-los,  faz relatório e auxilia o usuário a tomada decisão.

Objetivo da contabilidade

O objetivo da contabilidade é permitir uma avaliação dos usuários sobre os dados econômicos e financeiros da entidade, podendo assim analisar  as tendências futuras para a organização. Essas informações econômicas e financeiras como patrimônio, ao capital, receita, custo, fluxo de caixa, etc, estarão em relatórios contábeis.

Contabilidade como Profissão

O curso de contabilidade nos fornece um leque de áreas que podemos atuar, são elas:

. Contador: lida com o patrimônio das empresas, bem como suas respectivas áreas financeira e econômica. O contador pode trabalhar na Contabilidade Financeira, na Contabilidade de Custo ou Gerencial conhecida como Controller.

. Auditor: é o profissional que faz exame e verificação dos procedimentos contábeis, ele pode ser um auditor independente, aquele que não tem vínculo com a entidade ou pode ser um auditor interno, que é funcionário de uma entidade ele fara exame dos procedimentos contábeis e cuidara dos contratos internos.

. Analista Financeiro: analisa a situação econômica- financeira da empresa por meios dos relatórios contábeis. A análise pode ter diversos fins: medida de desempenho, concessão de crédito, entre outros.

. Perito Contábil: é um contador ou auditor habilitado para fazer a verificação exatidão ou inexatidão de registros contábeis, contrato pela justiça para realizar essa tarefa. Esse cargo tem o nome de Perito Contábil.

. Consultor Contábil: o profissional não se restringe apenas a parte contábil e financeira, ele pode também fazer consultoria fiscal (Imposto de renda- IR, Imposto sobre o produto industrializado-IPI, entre outros), e consultoria na área de informática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com