TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da contabilidade: Evolução ou Tendências

Por:   •  13/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Teoria da Contabilidade

Questões do artigo

 Teoria da contabilidade: Evolução ou Tendências

1° Período do curso de Ciências Contábeis.

Professora: Me. Millena Cordeiro da Silva.

Aluno: Leandro Max Correa de Barros.

Matricula:  81.105.097

Questões e Respostas

  1. Quais são as críticas do autor sobre os pensadores teóricos atuais?

Resposta: Para o autor hoje os pensadores contábeis atuais (com exceções) não fazem uma análise crítica das normas. E são omissos ao ficarem em silencio em relação a qualidade das normas.

  1. Qual o “sentido figurado” utilizado pelo autor quando busca vincular a pesquisa e a teoria na área contábil?

Resposta: Para o autor uma pesquisa deve ser feita respeitando uma teoria, já que uma ou várias pesquisas não formam necessariamente uma teoria. Na contabilidade atual apenas seus objetivos estão claramente definidos. Como um sistema de informação a contabilidade é um sucesso, como linguagem universal dos negócios tende a ser um sucesso se dominar essa linguagem. Como ciência, temos muito ainda a caminhar.

  1. Qual o entendimento do autor quando à existência de uma única teoria da contabilidade? Compartilha da ideia defendida por Belkaoui?

Resposta: Para Belkaoui não existe uma única teoria da contabilidade. Segundo o autor, do artigo, apesar de existir várias publicações chamas de “teoria da probabilidade” eles sabem que na verdade estão apresentando uma visão parcial ou subjetiva do que seja teoria.

  1. Quem eram os “denominados” teóricos da contabilidade e qual a opinião dos praticantes (leia-se práticos) sobre esses teóricos?

Resposta: Para o autor algumas das mais notáveis obras da teoria da contabilidade surgiram no período pré - FASB e IASB como Paciolli(1494), Besta (1891) e Mattessich (1964). Hoje parte do trabalho dos teóricos praticantes, consta de interpretações de traduções das normas do IASB.

  1. O autor afirma que existem centenas de pesquisas empíricas. O autor entende que com isso criam uma teoria?

Resposta: Não. Para o autor uma pesquisa ou centenas de pesquisas empíricas não formam ou criam necessariamente uma teoria. Seria melhor que as pesquisas fossem baseadas em uma teoria.

  1. Qual o entendimento do autor sobre a discussão “normativo x positivismo” e o que essa discussão contribui para a teoria da contabilidade?

Resposta: Para o autor não existe o dilema Positivismo versus Normativismo. A teoria da contabilidade é ou será sempre uma só, com um conjunto de articulações de postulados, princípios e restrições (Normas). As pesquisas, de qualquer tipo, irão enriquecendo esse conjunto com evidencias das provas.

  1. O autor cita outras linhas de pesquisas que poderiam contribuir para o fortalecimento da teoria da contabilidade. Quais são elas?

Resposta: Outras linhas de pesquisas que contribui para o fortalecimento da teoria da contabilidade são elas: epistemológica e ciência é o estudo crítico dos princípios; Inovação e do subjetivismo responsável; Pesquisa sobre a teoria da agencia e seus efeitos na governança corporativa; como inserir a contabilidade gerencial no campo da teoria da contabilidade; pesquisa sobre adequação, oportunidade e relação custo/benefício da total internacionalização da contabilidade brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com