TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria do Conhecimento

Por:   •  24/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

  Avaliação a Distância

   

Unidade de Aprendizagem: Teoria do Conhecimento

Curso: Ciências Contábeis

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (3,0 pontos)

Baseado na leitura dos tópicos de estudo da unidade de aprendizagem “Teoria do conhecimento”, responda resumidamente:

a) Forneça um conceito para o termo “conhecimento”, ou seja, o que é conhecimento?

O termo “conhecimento” possui vários significados, dependendo do contexto em que está sendo usado. Segundo o Dicionário Aurélio “conhecimento” significa: “1.Ato ou efeito de conhecer; 2.Idéia, noção; 3.Informação, notícia, ciência.; 4.Prática da vida; experiência; 5.Discernimento, critério, apreciação; 6.Consciência de si mesmo;” (Holanda, 2004).

Outro conceito diz: “[...] é o ato, o processo pelo qual o sujeito se coloca no mundo e, com ele, estabelece uma ligação. Por outro lado, o mundo é o que torna possível o conhecimento ao se oferecer a um sujeito apto a conhecê-lo”. (ARANHA & MARTINS, 1999).

O conhecimento não pode ser entendido como um acumular de dados e informações, um simples repositório. Deve ser olhado como algo que surge através da interpretação e análise das informações e experiências, e que se transforma em algo útil.

b) Diferencie o conhecimento humano daquele pertencente a outras espécies de seres vivos.

O ser humano tem a capacidade de pensar e refletir, antes de agir. Ele consegue idealizar e antever as soluções para as situações, e de agir baseado em sua compreensão de mundo.

Os outros seres vivos agem somente por instinto, agindo de forma reativa, ou seja, só possuem um comportamento instintivo.

c) Explique pelo menos um aspecto que se relacione à importância do estudo da teoria do conhecimento para o estudante universitário.

O estudo da teoria do conhecimento tem grande importância para o estudante universitário, pois o prepara para a compreensão das outras disciplinas do curso, sendo base para a sua formação.

Através desse estudo, o aluno será capaz de ter uma visão mais completa do campo de aplicação da área que escolheu, com seus desafios e problemas, e a inserção no mundo em que vive. É capaz de produzir ideias, propor soluções e tomar decisões. Essas qualidades são fundamentais para uma vida profissional e acadêmica de sucesso.

Questão 2 (3,5 pontos)

O conhecimento filosófico e científico são geradores, dos mais importantes, de progresso humano. Inicialmente, os gregos filósofos forneceram muitos conceitos racionais na tentativa de explicar os fenômenos que os cercavam. Com o passar do tempo, o conhecimento filosófico precisou ser complementado pelo científico para “dar conta da vida real”. Portanto, a vida do homem moderno precisou de um conhecimento aplicável e eficiente na invenção de tecnologias de produção, para o domínio e exploração da natureza, urbanização, entre outros. CITE e EXPLIQUE pelo menos dois aspectos relacionados ao conhecimento filosófico e/ou científico que ilustram o contexto mencionado. Em outras palavras, por que o mundo moderno não seria possível se fosse baseado somente em filosofia?

A evolução da civilização moderna foi possível devido a várias invenções e tecnologias, que foram desenvolvidas ao longo do tempo com estudo do mundo real e experimentações.

Essas invenções não seriam possíveis baseadas somente no conhecimento filosófico, que era basicamente contemplativo e teórico. O conhecimento filosófico “constrói uma forma especulativa de ver o mundo. Especulação, de especulum que significa espelho, é um saber elaborado, a partir do exercício do pensamento, sem uso de qualquer objeto que não o próprio pensamento”. (RAUEN, 1999).

Desse modo, para o desenvolvimento tecnológico exigido pelo mundo real era necessário deixar o pensamento meramente filosófico, e partir para o científico, que “[...] é real – no sentido que se prende aos fatos – contigente - porque se pauta, além da racionalidade, pela experiência e pela verificabilidade [das coisas]”. (RAUEN, 1999)

Alguns exemplos: Como seria possível desenvolver as vacinas para doenças, sem experiências (tentativa e erro), somente com o pensamento filosófico? E o desenvolvimento da informática? E a genética usada nas sementes agrícolas? Em suma, para mudar o mundo real é necessário interagir com o mundo real, e não apenas decifrá-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (365.9 Kb)   docx (75.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com