TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria do Conhecimento

Por:   •  21/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]                                                                        [pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

       [pic 3]

  1. Avaliação a Distância

Disciplina: Teoria do Conhecimento

Curso: Ciências Contábeis

Professor: Carlos Euclides Marques

Nome do aluno: Guilherme da Rosa Nascimento

Data: 22/10/2017

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Esta atividade deve ser realizada em três etapas:

  1. ETAPA 1: PARTINDO DAS MINHAS PRÓPRIAS INQUIETAÇÕES

Nesta etapa você deve escolher e descrever uma dúvida, uma inquietação que você tem ligada à área de conhecimento do seu curso e transformá-la numa pergunta de pesquisa. De preferência, essa dúvida deve estar ligada aos motivos que o levaram a escolher o seu curso. Por exemplo: “Sempre tive curiosidade em saber por que a maioria dos pequenos negócios que a minha família já abriu não duraram muito, e isso me levou a querer estudar Administração”. “Sempre quis entender por que há tantas leis que não são nem cumpridas nem fiscalizadas no Brasil, e isso me levou a querer estudar Direito”. “Sempre quis saber como se faz um jogo para computador, e isso me levou a querer estudar Multimídia Digital”.

Para ter uma ideia de como formular de forma mais adequada uma pergunta ou problema de pesquisa veja alguns dos vídeos abaixo:

  1. Elaborando Problema e Hipótese, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=CR3Z2SHvM18 ; Como delimitar o tema e o problema do TCC, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ksGBjEZv8Mo ;

  2. Minha Pesquisa, Meu Problema! (Problema de Pesquisa), disponível em

  3. https://www.youtube.com/watch?v=WJONb93o4uM ;

  4. Metodologia Científica - Aula 3 - Definindo o Problema de Pesquisa e o Planejamento do Projeto, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=qb-GWBrZ0XA .

Elabore e explique uma inquietação sua, fornecendo o máximo de detalhes possível. Sua resposta deve ter entre 8 e 20 linhas. (2 pontos)

Resposta:

O motivo que me fez escolher fazer o curso de ciências contábeis foi para descobrir  como que as empresas organizam suas finanças, como que os direitos e obrigações que os balanços e as demonstrações contábeis influenciam dentro de uma entidade. Atualmente com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas trabalham arduamente para se sobressair sobre os concorrentes, com isso, é quase impossível tomar decisões sem a contabilidade para lhe fornecer informações. A contabilidade pode influenciar no futuro do seu negócio? A contabilidade é fundamental para a organização, gerenciamento e evolução de uma empresa?

  1. ETAPA 2: QUE CAMINHO EU VOU SEGUIR PARA RESOLVER A MINHA INQUIETAÇÃO?

Nesta segunda etapa, você deve propor um “caminho”, uma abordagem científica, para resolver a sua inquietação. Durante esta unidade, você teve oportunidade de conhecer abordagens como o racionalismo, o empirismo, o criticismo, o falsificabilismo, entre outras. Agora, você deve assumir uma dessas abordagens e explicar como você, a partir dela, vai abordar o seu problema. Por exemplo: “Sempre tive curiosidade em saber por que a maioria dos pequenos negócios que a minha família já abriu não duraram muito, e isso me levou a querer estuar Administração. Para entender por que isso aconteceu, vou estudar esse problema a partir de uma abordagem empirista: vou levantar o histórico de todos os pequenos negócios que minha família já teve, vou verificar em que momento eles começam a falir, e vou ver se consigo encontrar algum padrão entre as causas de falência.” Ou ainda: “Sempre tive curiosidade em saber por que a maioria dos pequenos negócios que a minha família já abriu não duraram muito, e isso me levou a querer estuar Administração. Para entender por que isso aconteceu, vou estudar esse problema a partir de uma abordagem falsificabilista. Li numa reportagem do Sebrae que a maioria das empresas fecha precocemente por causa de 6 motivos: falta de planejamento; cópia de modelos de negócio; falta de acompanhamento da rotina da empresa; descontrole do fluxo de caixa; falta de divulgação da marca; falta de adaptação às necessidades do mercado. Vou verificar no histórico das minhas empresas familiares se essa teoria do Sebrae está correta. Se eu encontrar alguma causa que não corresponda a nenhum desses 6 motivos, ou alguma causa ligeiramente diferente, vou escrever para o Sebrae informando que a teoria deles precisa ser ajustada, pois não explica o meu problema.”

Descreva e explique qual abordagem científica você assumirá para resolver a sua inquietação, deixando claro que procedimentos de pesquisa vai tomar. Para ter uma ideia de alguns procedimentos de pesquisa veja alguns dos vídeos abaixo:

Dicas e métodos de pesquisa - Neste vídeo (disponível em http://www.youtube.com/watch?v=Mv94GralSJI ), o professor Dr. Antônio Joaquim Severino fala sobre aos tipos de fontes de pesquisa, a elaboração da documentação derivada da pesquisa e aspectos da escrita de um trabalho científico.

Instrumentos de coletas de dados, vídeo-aula da professora Melina de la Barreira Ayres.  Sinopse: Os instrumentos de coleta de dados são primordiais para a confecção do projeto de pesquisa e da realização da futura pesquisa. Sendo assim, conheça os diversos instrumentos no objeto de aprendizagem. (Disponível em https://www.uaberta.unisul.br/repositorio/iframe.jsp?id=6469 ).

  1. Tipos de Pesquisa e a formulação de hipóteses - Vídeo sobre tipos de pesquisas, hipóteses e questões-problemas, variáveis. (Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=TIYfGKevcvg.)  

  2. Antonio Carlos Gil - MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA SOCIAL - Palestra sobre o livro que trata do processo de pesquisa social, abrangendo o planejamento da pesquisa, as técnicas de coleta, análise e interpretação dos dados, bem como os cuidados para a elaboração do relatório. (Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=pLUAsuohzAo )

  1. Métodos e Técnicas de Pesquisa - Método Científico - Vídeo aula sobre métodos e técnicas de pesquisa, desnível em https://www.youtube.com/watch?v=7gIYUOWKAWY .

Sua resposta nesta etapa deve ter no mínimo 15 linhas e no máximo 40 linhas. (6 pontos)

Resposta:

Vou estudar a importância da contabilidade no gerenciamento de uma empresa. Nos dias atuais várias informações são passadas e as decisões devem ser tomadas rapidamente, com isso, raciocinando e compreendendo é de fundamental importância na contabilidade. Como que uma empresa seria se não existisse a contabilidade? Ela teria como definir os planos e metas? Ou então identificar onde que são suas principais fontes de despesas ou receitas, com isso, decidir em qual setor cortar gastos ou investir? Por isso que diariamente são feitos lançamentos e demonstrações contábeis são feitos. As empresas no dia a dia procuram ampliar seus lucros e diminuir seus prejuízos, com isso, buscam melhorar seus serviços prestados, aproveitando o máximo de recursos. Para gerir e administrar uma empresa necessita ter uma boa contabilidade, porque ela é um instrumento que auxilia a tomar decisões, ajuda no controle, no planejamento, atualmente uma empresa sem o auxílio da contabilidade é inimaginável prosperar.

  1. ETAPA 3: EXISTE ALGUMA QUESTÃO ÉTICA ENVOLVIDA NA MINHA PROPOSTA?

Nesta terceira e última etapa, você deve analisar se existe alguma questão ética envolvida na sua proposta. Por exemplo, a coleta de dados ou os resultados da sua pesquisa podem expor alguém ao constrangimento? Sua proposta toca, de alguma maneira, em questões étnico-raciais? Minha proposta envolve algum experimento que exponha alguma vida a algum tipo de risco, ou que possa causar danos ambientais?

Outras questões que você deve ter em mente para esta parte: Seu projeto teria que ser submetido a uma Comissão ou a um Comitê de Ética?; Que normativas, das apresentadas no Tópico de estudo 4, amparam o que você apresentou? Lembre-se, nesta parte, você deveria fazer, mais claramente, relações com aspectos estudados no Tópico de estudo 4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (251 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com