TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria do Conhecimento

Por:   •  22/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]                                                                        [pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

       [pic 3]

Avaliação a Distância

Disciplina: Teoria do Conhecimento

Curso: Ciências Contábeis

Professor: Luiz Henrique Milani Queriquelli

Nome do aluno: Amanda Cristina Ramos Donath

Data: 15/04/2017

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Esta atividade deve ser realizada em três etapas:

ETAPA 1: PARTINDO DAS MINHAS PRÓPRIAS INQUIETAÇÕES

Nesta etapa você deve escolher e descrever uma dúvida, uma inquietação que você tem ligada à área de conhecimento do seu curso. De preferência, essa dúvida deve estar ligada aos motivos que o levaram a escolher o seu curso. Por exemplo: “Sempre tive curiosidade em saber por que a maioria dos pequenos negócios que a minha família já abriu não duraram muito, e isso me levou a querer estudar Administração”. “Sempre quis entender por que há tantas leis que não são nem cumpridas nem fiscalizadas no Brasil, e isso me levou a querer estudar Direito”. “Sempre quis saber como se faz um jogo para computador, e isso me levou a querer estudar Multimídia Digital”.

Elabore e explique uma inquietação sua, fornecendo o máximo de detalhes possível. Sua resposta deve ter entre 5 e 15 linhas. (2 pontos)

Resposta:

  Minha inquietação está ligada a várias situações que ocorrem com muitos empreendedores em corporações familiares:

  • Como contabilizar os ganhos/gastos e gerenciar de forma efetiva as movimentações contábeis na empresa.

Sempre tive curiosidade em saber o porquê de a maioria dos pequenos negócios familiares não costumam dar certo, conforme o SEBRAE sempre divulga em seus relatórios estatísticos. Foi com esta inquietação que me senti motivada a cursar a graduação em Ciências Contábeis.

ETAPA 2: QUE CAMINHO EU VOU SEGUIR PARA RESOLVER A MINHA INQUIETAÇÃO?

Nesta segunda etapa, você deve propor um “caminho”, uma abordagem científica, para resolver a sua inquietação. Durante esta unidade, você teve oportunidade de conhecer abordagens como o racionalismo, o empirismo, o criticismo, o falsificabilismo, entre outras. Agora, você deve assumir uma dessas abordagens e explicar como você, a partir dela, vai abordar o seu problema. Por exemplo: “Sempre tive curiosidade em saber por que a maioria dos pequenos negócios que a minha família já abriu não duraram muito, e isso me levou a querer estudar Administração. Para entender por que isso aconteceu, vou estudar esse problema a partir de uma abordagem empirista: vou levantar o histórico de todos os pequenos negócios que minha família já teve, vou verificar em que momento eles começam a falir, e vou ver se consigo encontrar algum padrão entre as causas de falência.” Ou ainda: “Sempre tive curiosidade em saber por que a maioria dos pequenos negócios que a minha família já abriu não duraram muito, e isso me levou a querer estuar Administração. Para entender por que isso aconteceu, vou estudar esse problema a partir de uma abordagem falsificabilista. Li numa reportagem do Sebrae que a maioria das empresas fecha precocemente por causa de 6 motivos: falta de planejamento; cópia de modelos de negócio; falta de acompanhamento da rotina da empresa; descontrole do fluxo de caixa; falta de divulgação da marca; falta de adaptação às necessidades do mercado. Vou verificar no histórico das minhas empresas familiares se essa teoria do Sebrae está correta. Se eu encontrar alguma causa que não corresponda a nenhum desses 6 motivos, ou alguma causa ligeiramente diferente, vou escrever para o Sebrae informando que a teoria deles precisa ser ajustada, pois não explica o meu problema.”

Descreva e explique qual abordagem científica você assumirá para resolver a sua inquietação. Sua resposta nesta etapa deve ter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas. (6 pontos)

Resposta:

Escolhi cursar Ciências Contábeis para resolver minha inquietação, que é:

  • Sempre observei muito gerenciamento equivocado em empresas familiares, como erros de planejamento e má administração, que com uma gestão ineficiente acabam por encerrar o negócio, seja vendendo-o ou mesmo indo à falência

Para compreender e me aprofundar nesse dilema, usarei a abordagem empirista. Isto porque, nesta concepção de abordagem do problema, prevalece a ideia de que o homem, seus atributos e comportamentos são produtos da ação do ambiente sobre ele. Em outras palavras, ainda de acordo com o empirismo, deve-se saber discernir, ter experiência, a sabedoria tem que ser adquirida por percepções, pela origem das ideias, por onde se percebem as coisas, independente de seus objetivos ou significados, ou seja, o empreendedor primeiramente tem que saber planejar, pois sem o planejamento muitas empresas já nascem com o destino fracassado. Necessita-se de administração, saber lidar com os funcionários, gerenciá-los, tem que experimentar novas ideias.

Desta forma, pretendo acompanhar a rotina de uma empresa familiar, com enfoque na área contábil. Estudar de que forma o empreendedor lida e organiza suas despesas e receitas. Verificar como as relações de pagamento ocorrem com os funcionários e com os empregados familiares, observando principalmente se acontecem tratamentos diferenciados com estes dois grupos.

Por fim, pretendo compilar todas as informações e os produtos de minha pesquisa então obtidos e espero que sirva como auxílio para que muitos empreendedores evitem e não repitam os mesmos erros de outras tentativas frustradas de corporações de cunho familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (261.2 Kb)   docx (77 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com