TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A contabilidade empresaria

Pesquisas Acadêmicas: A contabilidade empresaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

1. Introdução

2. A contabilidade empresaria

2.1 A contabilidade na gestão

2.2 O processo administrativo

2.3 Ambiente das organizações: ambiente tarefa e macroambiente

2.4 Aspectos jurídicos relevantes para o profissional da contabilidade

2.5 Principais operações matemáticas presentes nos cálculos contábeis

3. Conclusão.

1 INTRODUÇÃO

Este Trabalho compreende o desenvolvimento de um Texto sobre aspectos introdutórios conceituais importantes das ciências contábeis e outras áreas afins, com foco na interdisciplinaridade do semestre.

Como as organizações dependem cada vez mais de informações precisas para se manterem competitivas no mercado, o profissional de Contabilidade desponta no setor como um importante canalizador de idéias, ao tempo em que participa diretamente dos processos decisórios.

O objetivo deste trabalho é traçar um panorama sobre o comportamento das Empresas mediante os conceitos contábeis existentes, tendo em vista que as organizações estão cada vez mais competitivas em busca da satisfação de clientes cada vez mais exigentes.

DESENVOLVIMENTO

Devemos compreender a Contabilidade como uma importante ferramenta de Gestão Empresarial, voltada para a tomada de decisões. Muitas são as ferramentas disponíveis para os gestores com essa finalidade, mas nenhuma se apresenta de forma tão coerente e imponente, pois além de ser um sistema de informação

em si, faz parte de um sistema de informações gerenciais.

É fato que cada vez mais as Empresas possuem acesso ao crédito, cada vez mais com taxas de juros reduzidas, incentivos fiscais e o crescimento do trabalho formal denota a tendência de que uma Empresa para ser competitiva não precisa ser grande e com atuação internacional. O diferencial competitivo destas organizações está na forma como integra seus esforços na obtenção de resultados.

Segundo PARANHOS (1992):

“A contabilidade decisorial é um sistema integrado de informações de natureza econômico-financeira orientado para apoiar a direção das empresas em suas decisões.“ (pág. 4)

Daí compreendemos que a Contabilidade deixa de ser vista como instrumento necessário apenas para atender ás exigências fiscais e passa a ser agente transformador, atuante nas tomadas de decisões.

Para MARION (1998), o conceito fica ainda mais aprofundado:

A Contabilidade, sabemos, é a linguagem universal dos negócios e seu objetivo principal “é o de permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, em sentido estático, analisar os fatos ocorridos, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras "(grifos do autor)

A Teoria Clássica, através do conceito de Administração proposto por Fayol, compreende as funções Administrativas, resumindo o ato de Administrar como sendo: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. O conhecimento das funções administrativas devem fazer parte da rotina do Profissional de Contabilidade.

Estes elementos são a base para que qualquer Gestor consiga fundamentar a sua política de atuação dentro da empresa. Para um

profissional ser bem sucedido em sua área de atuação, precisa ter conhecimentos específicos sobre outras áreas.

As pessoas mudaram. As empresas também. Conceitos que antes eram infalíveis hoje precisam ser revistos diariamente a fim de que não se tornem obsoletos.

Segundo Pereira (1999) a empresa é um sistema aberto e dinâmico, isto é, um conjunto de elementos interdependentes que interagem entre si para a consecução de um fim comum, em constante inter-relação com seu ambiente. Os adeptos da abordagem dos sistemas fechados se concentram apenas no ambiente interno da empresa que, embora importante, tem valor limitado no que se refere ao processo estratégico.

Os estudiosos sobre Planejamento Estratégico são consoantes quanto á principal característica da ênfase no ambiente da empresa deve ser destacada e que essa técnica visa, portanto, ajustar a organização às variáveis ambientais. Estas são as colocações de Hax e Majluf (1984), Vasconcellos Filho (1985), Fischmann e Almeida (1991), Certo e Peter (1993), Bethlem (1999), Oliveira (1999), Thompson Jr. e Strickland (2000) e Almeida (2001).

Desta forma, autores como Fischmann e Almeida (1991) relacionam essa técnica de forma muito particular à análise do ambiente da organização, que objetiva, justamente, estabelecer o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar oportunidades e evitar riscos do ambiente em que se insere. Certo e Peter (1993) chegam a afirmar que o relacionamento com o ambiente externo condiciona a vida ou a morte de uma empresa.

Hax e Majluf (1984) também colocam que a manutenção de uma atitude vigilante em relação às mudanças nas variáveis ambientais é a maior força que indica a capacidade da organização de sobreviver em seu ambiente.

Ainda sobre as qualificações do profissional de Contabilidade, é requerido do mesmo, a fim de que possa manter-se atualizado em sua área como também na orientação de seus clientes, alguns princípios Jurídicos que incidem na sua rotina diária.

• Contabilidade Tributária - é um campo de estudo e de aplicação das Ciências Contábeis, que se ocupa da contabilização por meio de lançamentos adequados das operações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com