TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história da Contabilidade

Resenha: A história da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  Resenha  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 3

- CONTABILIDADE

A história da Contabilidade é tão antiga quanto a própria história da Civilização, sua origem esta ligada a necessidade de registros no comércio. Os primeiros registros eram sem números, sem escritas e sem moedas; essa fase é conhecida como Fase Empírica, representadas por figuras, fichas de barro e desenhos. (de acordo com As 1997,p.25)

Tábua e fichas de barro mesopotâmicas registrando receitas e impostos

Entre os séculos XIII e XVII a atividade mercantil, econômica e cultural era muito importante, ou seja, a evolução da contabilidade sempre está associada ao desenvolvimento da sociedade como um todo. Isso torna a contabilidade considerada como pertencente ao ramo da ciência social. Na Itália, com a intensidade das atividades mercantis, econômicas e culturais, surgiu o domínio das escolas de contabilidade.

Ao longo do tempo, a contabilidade foi se estruturando por meio dos acontecimentos que a época propunha-a.

Logo abaixo, vejamos algumas citações das principais fases da história da contabilidade: (segundo Federigo Melis se caracterizou por 04 fases)

 IDADE EMPÍRICA – a.C. até 1202

(Conta pensada, Conta Simbólica, Conta escrita)

 SISTEMATIZAÇÃO – de 1202 á 1494

(Leo Fibonacci, Livro “Liber Abacci” 1202

Período que vai de 1202 da era Cristã até 1494, quando apareceu o TRATACTUS DE COMPUTIS ET SCRIPTURIS (contabilidade por partidas dobradas), de FREI LUCA PACIOLO, publicado em teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.

Foi um período muito importante na história da Contabilidade

denominada " Era Técnica", devido as grandes invenções, como moinho de vento, aperfeiçoamento da bússola, ocorreu o incremento do comércio exterior, surgindo como consequência olivro-caixa, para receber registros de pagamentos e recebimentos em dinheiro, utilizando de forma rudimentar o crédito e o débito , oriundos das relações entre direitos e obrigações, referindo-se inicialmente a pessoas.

 MODERNA, OU DA LITERATURA CONTÁBIL – de 1494 á 1840

(Frei Luca Pacioli, Livro “Summa Arthimetica” – 1494

Pacioli foi matemático, teólogo, contabilista entre outras profissões. Deixou muitas obras, destacando-se a "Summa de Aritmética, Geometria, Proportioni et Proporcionalitá", impressa em Veneza, na qual está inserido o seu tratado sobre Contabilidade e Escrituração.

Pacioli, apesar de ser considerado o pai da Contabilidade, não foi o criador das Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália, principalmente na Toscana, desde o Século XIV.Sobre o Método das Partidas Dobradas, Frei Luca Pacioli expôs uma terminologia adaptada. Acrescentou que, primeiro deve vir o devedor, e depois o credor, prática que se usa até hoje.

 CONTEMPORÂNEA OU CIENTÍFICA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com