TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Contabilidade para a Administração

Artigo: A importância da Contabilidade para a Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Artigo  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da Contabilidade para a Administração

O objetivo da contabilidade pode ser estabelecido como o de fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos.

A Contabilidade é considerada a principal ferramenta para administração, e também para a sociedade, pois as informações que a Contabilidade cede, auxilia os gestores nas tomadas de decisões para o gerenciamento das organizações, ou empresas.

As atividades contábeis exercem o papel de auxiliar da administração, pois sua principal função gerencial, é fornecer informações distintas sobre as mudanças ocorridas no patrimônio, a cada momento, para que a tomada de decisões, em todos os níveis de sua atividade, colaborem para o crescimento das entidades.

A Contabilidade, como ciência, apresenta muitas mudanças nas últimas décadas, deixou de ser apenas um instrumento de escrituração fiscal e histórica para contentar as exigências do estado e passou a ser considerada como uma ferramenta que atua diretamente na tomada de decisão.

Segundo Franco (1983, p.20) “A Contabilidade desempenha, em qualquer organismo econômico, o mesmo papel que a história, na vida da humanidade. Sem ela não seria possível conhecer nem o passado, nem o presente da vida econômica da entidade, não sendo também possível fazer previsões para o futuro, nem elaborar planos para a orientação administrativa.”.

Portanto, podemos dizer que a importância da contabilidade para o gerenciador é a mesma que um exame tem para o médico, pois, assim como a avaliação médica, o relatório contábil, permite conhecer a fundo a situação do seu "paciente", diagnosticar problemas e determinar a melhor solução para o mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com