TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da auditoria interna nas organizações

Artigo: A importância da auditoria interna nas organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Artigo  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  264 Visualizações

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES

A auditoria interna é conduzida por funcionários da própria empresa na qual a auditoria é executada e em geral envolve a avaliação de desempenho, controles internos, sistemas de computação de informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da Entidade, qualidade de serviços e produtos . Sem tais indagações, a organização pode ficar a mercê de fraudes, erros, ineficiências e outras irregularidades, praticadas por agentes internos (administradores, colaboradores).

Constituem-se procedimentos de auditoria interna: exames, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter provas suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações.

A auditoria interna é importante nas organizações, pois desempenha um papel de grande relevância, ajuda a eliminar desperdícios, simplificar tarefas, servir de ferramenta de apoio à gestão e transmitir informações aos administradores sobre o desenvolvimento das atividades executadas. Auditoria interna importante como controle administrativo, essa ferramenta além de verificar se as normas internas estão sendo seguidas, procura avaliar se a necessidade de novas normas, procedimentos e controles mais adequados.

A auditoria interna realiza a análise para beneficiar a organização com melhor controle de seu patrimônio, Através do relatório, o auditor interno deve analisar os resultados para saber quais providências a serem tomadas pela administração, procurando reduzir a ineficiência, negligência, incapacidade, erros e fraudes.

A auditoria interna apesar de ser uma atividade nova, ela vem conquistando espaço cada vez maior devido ao grau de crescimento dos negócios e a necessidade do seu acompanhamento.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com