TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A principal tarefa de contabilidade

Resenha: A principal tarefa de contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Resenha  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

O objetivo principal da Contabilidade é o de permitir a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferênciassobre suas tendências futuras. O objetivo da contabilidade é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômicos administrativas. Os objetivos dacontabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.

Os usuários são pessoas que se utilizamda contabilidade, que se interessam pela situação das empresas e buscam nos instrumentos contábeis suas respostas. Podem ser divididos em usuários internos e externos. o grande desafio dacontabilidade é corresponder às necessidades de seus usuários, que são específicas e,desta forma, não podem ser atendidas por um objetivo geral, senão o já citado: satisfazer as necessidades dos usuários.

Sãoquatro as mais importantes características qualitativas obrigatoriamente presentes nas Demonstrações Contábeis: Compreensibilidade, Relevância, Confiabilidade e Comparabilidade.

A Compreensibilidadepresume que o usuário disponha de conhecimentos de Contabilidade e dos negócios e atividades da Entidade, em nível que o habilite ao entendimento das informações colocadas à sua disposição, desde quese proponha analisá-las, pelo tempo e com a profundidade necessários.

A Relevância diz respeito à influência de uma informação contábil na tomada de decisões. As informações são relevantes quandopodem influenciar as decisões econômicas dos usuários, ajudando-os a avaliar o impacto de eventos passados, presentes ou futuros ou confirmando ou corrigindo as suas avaliações anteriores. A Relevânciadepende da natureza e também da materialidade (tamanho) do item em discussão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com