TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Sustentabilidade

Por:   •  30/7/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

NOME

MBA em Gestão Empresarial - ABS11926-XEGE6 - 226498/2019

FGV / Unidade: GE-06-Presidente Prudente - SP

Trabalho substitutivo da P1 referente Ética e Sustentabilidade

 (Início Curso: 27/11 a 12/12/2020).  Profa.Paulette Alberis Alves de Melo Ph.D

Assista ao documentário American Factory (Indústria Americana), e responda às perguntas abaixo:

  1. Quais as similaridades ou discrepâncias entre a Ética da Empresa chinesa e a da empresa Americana? Apresente e discuta pelo menos três aspectos.

  1. Sindicalismo: Com a discrepância entre os sistemas de relações de trabalho norte-americano e chinês, o documentário abordou o grande esforço da alta direção da Fuyao Glass America para inibir qualquer organização sindical operária.

No modelo chinês, busca-se satisfazer aos interesses coletivos da nação, com extrema produtividade independentemente das condições, segurança e horas de trabalho, buscando impressionar o ocidente com a garantia de mais lucratividade para a empresa. Paralelo a isso, o ativismo sindical representado pelos operários norte-americanos, é abordado negativamente como um método contrário as concepções trabalhistas dos chineses. O papel do sindicato é permanentemente debatido como forma de atrasos na produtividade, perda do autoritarismo, maiores ineficiência e indisciplina dos funcionários e dificuldade na abordagem direta entre trabalhador e sua liderança.

  1. Cultural: O choque cultural entre os chineses e os americanos é bastante representado no documentário, seja na forma como o trabalho é conduzido como nas intenções para o comprometimento com seus esforços. De modo geral, o norte-americano preza por melhores condições de trabalho, humanidade, são mais ligados ao materialismo, ao bem-estar, buscam tempo para socializar e querem ganhar dinheiro. Chineses são disciplinados, ágeis, competitivos, objetivam garantir o alimento da sua família e o futuro de seus filhos através do seu engajamento no trabalho. Além disso, são extremamente gratos pela sua nação e priorizam os interesses coletivos.

  1. Produtividade: No método chinês, a fixação por alta produtividade e lucratividade é tamanha que minimizam a importância às condições de segurança dos trabalhadores, desvalorização salarial e restrições à organização sindical. Utilizam de ferramentas baseadas no autoritarismo da liderança, rígida disciplina e jornadas de trabalho excessivas para alcançar a melhor eficácia produtiva. Em contrapartida, no método norte-americano buscam melhores condições de trabalho, segurança, bons salários e liderança democratizada. Não se acredita que será com esforço físico alcançarão melhores posições ou remuneramentos. Defendem a implantação do sindicato trabalhista como forma de serem mais valorizados e motivados para alcançarem melhor produtividade.
  1. Além dessa análise, discorra sobre outros cinco aspectos nesse documentário que mais chamaram a sua atenção. Apresente as análises sobre cada um deles.
  1. Patriotismo: No documentário, houve o seguinte relato “não importa onde você morra ou seja enterrado, você sempre será um chinês”. O povo chinês possui um grande respeito e gratidão a sua nação. Priorizam o coletivo, o bem comum, mesmo que tenham que abrir mão de interesses pessoais como passar tempo com a família;
  2. Busca da Felicidade: Resumidamente, para o chinês o sentido da felicidade está no seu esforço em conseguir suprir as necessidades da sua família, garantindo que não passem fome e dando uma oportunidade de futuro para seus filhos. Já os norte-americanos acreditam que o sentido da felicidade é ter mais tempo e dinheiro disponível para satisfazer seus desejos e bem-estar;
  3. Disciplina: Os funcionários chineses são treinados para cumprir regras, são altamente eficientes em trabalhos operacionais e repetitivos. Além disso, estão acostumados com altas jornadas de trabalho e aparentemente não questionam muito seus direitos, estando mais “dispostos” a se submeterem a um regime de trabalho exaustivo/rígido.
  4. Modelo de Gestão: O documentário trouxe a reflexão de que independente do regime de gestão seja onde se extrai o máximo de seus trabalhadores (chineses) ou buscando um modelo produtivo que forneça condições mais humanas (americanos), o futuro é certo: estaremos sofrendo constantes avanços tecnológicos que irão impactar no sistema de trabalho atual e aumento no índice de desempregos;
  5. Respeito: Apesar dos choques culturais e todos os desafios impostos no sistema de trabalho da empresa, havia um respeito mútuo entre as nações que ia além dos interesses pessoais. Isso mostra que apesar das diferentes características apresentadas entre norte-americanos e chineses, o lado humano de ambos prevalecem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com